O trabalho de telhado para um mestre não iniciado parece uma tarefa completamente impossível. Porém, este não é o caso, e a seguir contaremos o que é um telhado e como equipá-lo com suas próprias mãos.
Naturalmente, para o arranjo do telhado, você pode recorrer a construtores profissionais. No entanto, nem sempre os profissionais farão exatamente o que você precisa, e você não deve se esquecer do lado financeiro.
E ao equipar você mesmo o telhado, você tem a oportunidade de reduzir significativamente os custos financeiros (e, portanto, - comprar materiais mais caros e de alta qualidade para o telhado) e - controlar o processo de arranjo do telhado a cada passo, alcançando a qualidade necessária .
Além disso, você também domina uma especialidade, que também nunca será supérflua.
Funções do telhado
O telhado é uma estrutura de várias camadas instalada no topo do edifício.
As principais funções do telhado:
- Impermeabilização - protege o edifício da precipitação e outras humidades, impedindo-o de entrar no espaço sob o telhado e no interior do edifício.
- Isolante térmico - contribui para a preservação do calor na edificação, evitando que ele escape pela cobertura por troca de calor e/ou convecção
- À prova de vento - protege o espaço sob o telhado e todo o edifício como um todo das cargas de vento
- Estética - contribui para a criação de uma imagem holística do edifício, dando à casa uma aparência atraente
Com base nisso, são criadas estruturas de cobertura modernas. Naturalmente, para diferentes tipos de edifícios, o telhado será diferente - mas os princípios gerais de sua construção são os mesmos.
formas de telhado

A forma do telhado é muito diferente. Entre eles, existem vários tipos principais, a saber:
- Telhado plano - na verdade, esse telhado não é perfeitamente plano (caso contrário, a água estagnaria nele), mas é um galpão ou telhado de duas águas com muito pouco (1-5) ângulo de inclinação.
- Telhado de galpão - um telhado que tem apenas uma inclinação, cuja inclinação pode variar. A cobertura de galpão é usada tanto para extensões de edifícios residenciais quanto para dependências.
- telhado de duas águas - um telhado que tem duas inclinações no mesmo ou em ângulos diferentes. Dos lados, esse telhado é limitado por partes verticais de empena.
- Telhado inclinado - um telhado de duas águas com inclinações, cujo ângulo varia.Mais frequentemente usado para organizar sótãos, pois permite que você faça o uso mais eficiente do espaço sob o telhado.
- Telhado de quatro águas - um telhado em forma de pirâmide equilátera.
- Telhado de quadril - um telhado que combina as características de um telhado de quatro águas e um telhado de duas águas, um telhado com empenas inclinadas.
Além das formas listadas, há uma variedade de combinações, por exemplo, em forma de T ou outras, designs não menos complexos. Como resultado, podemos dizer que a forma do telhado é amplamente determinada pela forma geométrica do edifício e sua finalidade.
estrutura do telhado

O design dos tipos mais comuns de telhados tem um esquema geral.
Inclui:
- Estrutura do telhado - sistema de treliça
- Camada de isolamento - materiais especiais de isolamento térmico projetados para reduzir a perda de calor
- Camada de materiais impermeabilizantes
- caixote
- Subcamada para material de cobertura
- Material de cobertura diretamente fixado na caixa
Cada um desses elementos do projeto geral do circuito requer consideração detalhada. É o que faremos nas seções a seguir.
Construção da estrutura do telhado

Na maioria dos casos, a estrutura do telhado é o chamado sistema de treliça.
As vigas são vigas que se apoiam nas estruturas de suporte do edifício com uma borda, e com a outra se conectam às mesmas vigas do outro lado da casa, formando uma estrutura de tenda.
Observação! Na maioria das vezes, as vigas são feitas de madeira e essa opção será discutida a seguir.No entanto, ao organizar os telhados de edifícios industriais ou telhados que suportam uma carga aumentada, podem ser usadas vigas metálicas (vigas T, vigas I, barras de canal) ou estruturas de concreto armado como estrutura.
Para a moldura, é melhor escolher barras e tábuas de coníferas.
Antes da instalação, todos os elementos da estrutura do quadro são completamente secos e tratados com compostos de proteção que não apenas evitam o apodrecimento da madeira, mas também protegem a madeira do fogo, reduzindo seriamente sua combustibilidade.
É melhor realizar todo o trabalho de preparação das vigas para instalação no solo e diretamente no telhado, apenas cortar as peças no tamanho e conectá-las.
Vigas de telhado faça você mesmo eles podem contar tanto com as próprias estruturas de suporte do edifício (neste caso, a impermeabilização deve ser colocada sob cada perna da viga - uma folha de material de cobertura) quanto com um suporte especial.
Mauerlat atua como tal suporte - uma barra firmemente fixada na extremidade da parede com a ajuda de longas âncoras ou barras de metal embutidas na alvenaria.
Fixamos as partes inferiores das vigas ao Mauerlat com suportes de metal, conectamos as partes superiores umas às outras e as prendemos a uma longa viga de cumeeira que percorre todo o telhado.
Se o prédio for muito grande, as vigas precisam ser reforçadas. Para fazer isso, nós os conectamos na parte superior na forma da letra "A" com vigas de madeira - chaves.
Além disso, fixamos a estrutura com suportes verticais, que instalamos em cada par de pernas do caibro, ou através de um par.
Impermeabilização e isolamento de telhados
Após completar a estrutura do teto, deve-se tomar cuidado para garantir que o espaço sob o teto esteja quente e seco.
Por esta:
- Entre as vigas, colocamos placas de material de isolamento para coberturas.
- Por baixo, fechamos o isolamento com materiais de membrana permeáveis ao vapor que liberam a umidade do isolamento e evitam que o condensado se acumule na espessura do telhado isolado.
Observação! A condensação não só contribui para o desenvolvimento de processos de putrefação e crescimento de fungos no telhado - também reduz a eficácia do isolamento térmico, uma vez que o isolamento do telhado úmido perde suas propriedades de isolamento térmico.
- Colocamos um material impermeabilizante sobre as vigas, que fixamos com grampos de arame galvanizado diretamente nas pernas das vigas. Neste caso, a aplicação da impermeabilização deve ser contínua, uniforme e sem flacidez.
Revestimento e cobertura

A maioria dos materiais de cobertura não é colocada diretamente nas vigas, mas em uma estrutura especial - a caixa.
torneamento do telhado é feito de vigas de madeira enfiadas nas vigas com um certo degrau - então a caixa é chamada de esparsa, ou de compensado ou placas OSB.
Uma caixa sólida desses materiais é mais usada para colocar materiais de cobertura, como telhas.
Se necessário, colocamos um substrato na caixa - um material polimérico que fornece a cobertura mais eficiente. Na maioria das vezes, o substrato é adquirido no mesmo local (e do mesmo fabricante) que o material principal da cobertura.
A etapa final do trabalho de cobertura é a disposição do próprio telhado. O material de cobertura (ardósia, telhas, telhas metálicas, telhas, etc.) é fixado à caixa com base adesiva ou com fixadores especiais.
Concluímos o trabalho com o arranjo de locais difíceis - a junção do telhado com as paredes, cumeeiras, nervuras, cornijas, etc.
Como você pode ver, o esquema de arranjo do telhado não pode ser chamado de simples - mas não há dificuldades especiais inacessíveis ao entendimento. Em qualquer caso, com preparação adequada e pelo menos habilidades mínimas de construção, você pode lidar com algo como um telhado!
O artigo te ajudou?