A escolha do material de cobertura não é fácil e extremamente responsável. Afinal, todo proprietário deseja que o revestimento acabado seja durável, confiável, fácil de manter e, ao mesmo tempo, não muito caro. Uma das melhores opções hoje é a cobertura de alumínio.
Tal revestimento praticamente não difere em qualidade de um telhado de cobre, mas é muito mais barato.

O alumínio é um dos metais mais comuns amplamente utilizados na construção e fabricação. Uma das opções de uso desse metal são as coberturas de alumínio.
Deve ser dito que telhado da casa É uma estrutura bastante complexa e com várias camadas.Inclui elementos de isolamento térmico, proteção contra o vento, proteção contra a penetração de umidade e vapor.
No entanto, o papel “principal” na confiabilidade do telhado que está sendo criado é desempenhado pelo material da cobertura, que está sujeito a intensos fatores climáticos e externos.
- Vantagens e desvantagens da cobertura de alumínio

Recentemente, os materiais de cobertura à base de alumínio tornaram-se muito populares. O alumínio recebeu essa distribuição devido às suas vantagens indiscutíveis e superioridade sobre outros revestimentos para telhados.
- 1.Qualidades positivas de coberturas de alumínio
Veja as principais vantagens da cobertura de alumínio:
- Diversidade de aplicação. O alumínio é um metal leve e suficientemente elástico, portanto, com a ajuda de materiais à sua base, é possível cobrir os mais diversos telhados, mesmo aqueles que possuem uma forma complexa.
- Integridade do revestimento. Uma das vantagens importantes dos telhados metálicos é a integridade do revestimento. Os elementos são conectados por dobragem, o que dispensa o uso de pregos, parafusos e outros elementos de fixação.
O uso de rolos largos de material de cobertura à base de alumínio para cobrir o telhado permite minimizar o número de juntas e aumentar a confiabilidade do revestimento. - qualidade do material. A principal desvantagem dos telhados metálicos é a tendência do material à corrosão. Se for usado telhado de alumínio, essa desvantagem pode ser esquecida. A ferrugem não pode ocorrer em telhados de alumínio, e é por isso que esses telhados duram muito mais do que os de aço.
- peso leve. Como já mencionado, o alumínio é um metal leve, portanto o material de cobertura baseado nele é leve. Esta circunstância facilita e reduz o custo de instalação do telhado.
- Altos níveis de proteção infravermelha. O alumínio é capaz de refletir a luz solar direta, por isso o telhado desse metal ajuda a evitar que o excesso de calor entre no verão.
Como resultado, um microclima mais confortável é estabelecido na casa e o custo do uso de condicionadores de ar é reduzido.

- telhado de alumínio moderno - trata-se de um revestimento durável, pois o material possui alto grau de resistência a danos mecânicos e pode durar cerca de 70 anos.
Esta resistência do material torna a instalação mais fácil e simplifica o trabalho rotineiro de manutenção do telhado. - Os conservacionistas vão adorar o fato de que os materiais de cobertura à base de alumínio não são apenas ecologicamente corretos, mas também podem ser reciclados.
- variedade de cores. Hoje, os materiais de cobertura à base de alumínio são amplamente utilizados para pintar com a ajuda de tintas e vernizes resistentes ao desbotamento e outras influências externas.
Além disso, os revestimentos poliméricos à base de poliéster ou fluoreto de polivinilideno são amplamente utilizados para decorar o alumínio.
O resultado são materiais que podem manter sua aparência atraente por décadas. Além disso, a galvanização de alumínio para telhados está ganhando popularidade, o que possibilita a obtenção de um material de qualidade semelhante ao caro zinco-titânio.
1.2 Desvantagens das coberturas revestidas com alumínio

Na construção, não há materiais que difiram em parâmetros ideais. Cada um dos revestimentos utilizados tem suas próprias desvantagens, que você deve conhecer antes de fazer uma escolha.
- Preço dos materiais. Embora a cobertura de alumínio seja muito mais barata que a de cobre, existem muitos revestimentos mais acessíveis. No entanto, o custo bastante alto dos materiais é compensado por sua durabilidade, de modo que os custos incorridos certamente compensarão.
- Baixo nível de absorção de ruído. Os revestimentos de alumínio, como qualquer outro metal, distinguem-se pela grande "musicalidade" na chuva ou no granizo. . Uma inclinação das encostas escolhida corretamente, bem como a inclusão de uma camada de material à prova de som na estrutura do telhado, ajudarão a resolver o problema.
- O aparecimento de amassados. O alumínio é um metal bastante macio, portanto, sob influências mecânicas de uma certa força, podem aparecer amolgadelas no revestimento, o que prejudicará a aparência do telhado.
- Ao pintar o telhado com tintas e vernizes inadequados, podem ocorrer problemas associados a rachaduras e descamação da camada de tinta.
2. Os principais tipos de coberturas de alumínio utilizadas na construção moderna

Existem vários tipos populares de coberturas de alumínio. Entre eles:
- Telhado de alumínio da costura. Este revestimento é caracterizado por um alto grau de confiabilidade. Ao contrário das coberturas de aço com costura, esta opção também é aceitável em coberturas de forma complexa, uma vez que o alumínio tem maior ductilidade do que o aço.
- Telha de metal "Tegmento" ("Tegmento"). Esse revestimento é menos confiável do que um telhado de costura, mas tem uma aparência atraente.Esta opção de cobertura pode ser recomendada para telhados com inclinação de pelo menos trinta graus.
Conselho! Ao usar este material para telhados de mansarda, uma combinação de revestimentos é frequentemente usada. A parte superior (inclinada) do telhado é coberta por uma dobra, e uma telha metálica é instalada nas partes frontais, que possuem maior inclinação.
- Telha metálica "Prefa" ("Prefa"). Este é um material que se assemelha externamente a telhas naturais, mas ao mesmo tempo possui as características de resistência dos telhados de costura. Este efeito é conseguido devido ao facto de durante a instalação deste tipo de telha metálica não ser utilizado material de fixação, os elementos são ligados por dobragem.
- Ardósia de alumínio. Este tipo de material é bastante popular, pois é fácil de instalar.
- Outros tipos de revestimentos à base de alumínio. O alumínio é um metal que se presta bem à usinagem, portanto, uma gama bastante grande de revestimentos é produzida com base nele. Entre eles estão alguns populares como "Lemekh", "Shashka", etc.
3. Características da instalação de telhados de alumínio

Dependendo do material escolhido, é utilizada uma ou outra tecnologia de montagem.
3.1. Telhados de alumínio
Os construtores chamam de costura uma conexão de chapas de metal (fotos). Ao criar um telhado, são usadas dobras em pé ou reclinadas. Para a formação de costuras, são utilizados recravadores manuais ou eletromecânicos.
Características de montagem:
- Antes da colocação do material de cobertura, deve ser colocada uma película anticondensação. O objetivo dessa camada é manter o metal seco, drenando gotas de condensado para a bandeja de drenagem.
- Se for montado um telhado de alumínio, recomenda-se levantar o material uma folha de cada vez. Os selantes devem ser instalados no local de instalação.
- Recomenda-se o uso de chapas de metal para montagem, cujo comprimento seja igual ao comprimento da inclinação. Isso evitará a necessidade de criar dobras horizontais e aumentará a confiabilidade do revestimento.

Conselho! No entanto, o uso de chapas com comprimento superior a 10 metros não é aconselhável, pois o risco de deformações por temperatura aumenta quando o metal é aquecido e resfriado.
- Uma borda da folha colocada no lugar é reforçada na caixa com a ajuda de grampos (fixadores especiais).
Conselho! O espaçamento dos grampos deve ser de 600 mm.
- Para dobrar dobras, são utilizadas máquinas automáticas e manuais.
- Caso seja necessário o uso de chapas com comprimento superior a 10 m, é necessário o uso de grampos flutuantes que compensem as variações de temperatura nas dimensões do material.
3.2. Instalação de ardósia de alumínio

A instalação de ardósia de alumínio tem muito em comum com a criação de um telhado de costura.
- Este telhado de alumínio é montado sem parafusos no material, as conexões são feitas por dobragem.
- A ardósia de alumínio pode ser montada em torneamento sólido e esparso com um espaçamento de ripas não superior a 25 cm.
- Para a fixação de chapas de ardósia de alumínio, são utilizados grampos, que são dispostos em incrementos de 30 a 40 cm e fixados à caixa por meio de parafusos autorroscantes.
Conselho! Ao prender os grampos nas ripas de torneamento, certifique-se de que o parafuso ou prego auto-roscante entre na ripa estritamente em um ângulo de 90 graus.
Ao instalar telhas metálicas de alumínio, você deve seguir as recomendações fornecidas pelo fabricante.
4.Conclusões:
Assim, a cobertura de alumínio é um revestimento confiável, durável e prático. E o preço relativamente alto do material é compensado por sua durabilidade e despretensão na manutenção.
O artigo te ajudou?