Torta de cobertura: recursos do dispositivo

bolo de coberturaUma cobertura de tipo moderno deve impedir a perda de calor no inverno e a sua entrada no verão, resistir à penetração do vapor de água da divisão para a estrutura da cobertura, “poder” retirar da divisão o vapor de água que, no entanto, penetrou o isolamento.

Um sistema multicamadas tão bem projetado deve consistir nos seguintes elementos na seguinte sequência, começando pelo interior da sala:

  • decoração de interior;
  • barreira de vapor;
  • isolamento térmico;
  • isolamento de umidade;
  • um ou mais vãos de ventilação;
  • sistema antigelo;
  • material de cobertura.

Dispositivo de barreira de vapor

bolo de cobertura adequado
Torta de telhado: esquema em camadas

O objetivo da camada de barreira de vapor é, antes de tudo, impedir que o vapor de água entre na espessura do isolamento térmico da sala.

O dispositivo da torta de telhado começa com esta camada, se você mantiver um relatório de dentro da sala, seguindo a decoração de interiores.

A instalação de um filme de barreira de vapor consiste em colocá-lo com uma sobreposição e fixá-lo com uma fita de conexão, o que garante a estanqueidade da camada de barreira de vapor.

Para economizar dinheiro, o glassine pode se tornar uma alternativa aos materiais especiais de barreira ao vapor, que, no entanto, perdem suas propriedades de barreira ao vapor com o tempo.

Os materiais modificados possuem uma camada de folha de alumínio, o que aumenta a resistência ao fogo e as qualidades de isolamento térmico do bolo de cobertura como um todo. No entanto, é necessário um espaço de ar de cerca de 2 cm de espessura entre o filme e a camada de isolamento, o que complica um pouco a instalação e encarece a estrutura.

O dispositivo da camada de isolamento térmico

isolamento de telhado deve ter maior permeabilidade ao vapor, ou seja, passar livremente através de sua espessura o vapor de água penetrando através da barreira de vapor. Tais propriedades são possuídas por materiais à base de lã mineral. Além disso, as placas de lã mineral não devem deformar com o tempo e devem ser resistentes ao fogo.

Dependendo do tipo de construção, o teto do andar superior ou a estrutura envolvente do sótão - ou seja, o telhado - pode ser isolado.

Leia também:  Instalação da caixa: sem base - em nenhum lugar

Por si só, o isolamento não tem efeito de aquecimento, mas simplesmente retém o ar em suas fibras, que desempenha o papel de isolante térmico.

Se em isolamento de telhado a umidade penetra (no estado gasoso ou líquido), o isolamento térmico perde suas propriedades, pois retém a água, cujo coeficiente de condutividade térmica é 20 vezes maior em comparação com o coeficiente de condutividade térmica do ar.

Conselho! O bolo de cobertura certo é aquele cujo isolamento permanece sempre seco.

As impregnações do tipo hidrorrepelente para placas minerais e de fibra de vidro, vapor e impermeabilização, claro, contribuem para a repelência à água, porém, o mecanismo de ação do isolamento térmico é adaptado à absorção de água.

A espuma de poliestireno extrudado é capaz de resistir à difusão e à absorção capilar de água, mas esse material custa significativamente mais do que a lã mineral e a fibra de vidro.

Deve ser lembrado que a tecnologia de assentamento isolamento de telhado prevê a instalação após o teor de umidade dos elementos de madeira da estrutura do telhado cair para 18%. Caso contrário, a umidade da madeira penetrará no isolamento e a camada de impermeabilização impedirá que a água saia da torta de cobertura.

Dispositivo de ventilação para torta de cobertura e sistemas antigelo

bolo de cobertura
Esquema do movimento do fluxo de ventilação

A vantagem de um telhado ventilado é que o isolamento não entra em contato com o material do telhado.

Regras de ventilação da torta de cobertura:

  • Se o material da cobertura for chapa ondulada, podem ser formados orifícios de ventilação e um leque de cumeeira, mesmo que a chapa ondulada seja coberta por uma cumeeira plana.
  • Além da ventilação passiva, também são fornecidos equipamentos que podem fornecer circulação forçada de fluxos de ar dos beirais para a cumeeira.
  • Perto do cume, estão dispostas caixas de cornija e saídas de ventilação. O conjunto de materiais de cobertura do tipo macio inclui uma cumeeira ventilada especial.
  • Além disso, orifícios especiais são deixados na parte inferior dos beirais. . Eles são protegidos de pássaros e insetos. Patins montados e ventilados.
  • Se por algum motivo isso não for possível, os vãos ventilados superiores e inferiores são conectados à atmosfera por meio de ventiladores de teto especiais.

Para combater o congelamento dos telhados, a instalação de uma torta de cobertura pode incluir sistemas antigelo, que são um sistema de cabos de aquecimento, sensores de temperatura e outros equipamentos.

O sistema é montado da seguinte forma:

  • Coloque os cabos de aquecimento em locais onde a neve se acumula e o gelo se forma, bem como ao redor de calhas e clarabóias.
  • Eles fornecem energia aos elementos de aquecimento, transmissão de sinal dos sensores de temperatura para a unidade de controle, que funciona como uma estação meteorológica, desligando e ligando automaticamente o sistema.
  • O sistema antigelo é colocado na fase de projeto e instalado durante o processo de cobertura.

Instalação de uma camada de impermeabilização de uma torta de cobertura

dispositivo de torta de cobertura
Instalação de filme impermeabilizante

O material de impermeabilização é selecionado dependendo do tipo de material de cobertura usado. Da rua durante nevascas, chuvas, nevoeiros, a umidade pode penetrar no espaço do sótão, e se o sótão do edifício não for residencial e ao mesmo tempo for fornecida ventilação do espaço sob o telhado, a umidade provavelmente irá simplesmente desaparecer.

No entanto, existe a possibilidade de danificar os elementos de madeira da base do telhado. Além disso, mesmo com uma barreira de vapor cuidadosa, uma pequena quantidade de vapor de água penetrará no isolamento.

Por estas razões, aplica-se uma camada de impermeabilização que, dependendo do tipo de material de cobertura, absorve ou deixa passar o vapor.

Ao instalar uma película impermeabilizante, é importante não confundir qual de seus lados deve ficar voltado para o isolamento e qual deve ficar voltado para o material da cobertura, caso contrário a torta de cobertura será ineficaz.

Tipos de impermeabilização de telhados:

  • membranas de superdifusão. O vapor de água pode passar por eles, enquanto a própria água não pode. A sua permeabilidade ao vapor é tão elevada que são instalados sem um vão de ventilação inferior, próximo do isolamento. Este material não é aplicável em combinação com eurolates e ladrilhos metálicos, uma vez que o seu verso não foi concebido para contacto com a humidade. As membranas são presas às vigas com uma viga contrária, na qual a caixa é montada. A montagem da membrana perto do isolamento geralmente faz sentido ao isolar um edifício já residencial.
  • Membranas de difusão impermeabilizantes. São filmes com microfuros em forma de funil, que ficam voltados para o interior da sala com uma lateral larga. Sua estrutura garante o funcionamento normal do material somente se houver duas aberturas de ventilação - superior e inferior. Em regra, são utilizados em telhados com cobertura à base de betume, bem como em telhados de telha. Essas membranas são capazes de passar o vapor e reter a umidade que vem de fora. O material não deve entrar em contato com o isolamento, pois isso irá entupir os microfuros, de onde deixarão de conduzir o vapor.O condensado é removido através da abertura de ventilação entre a impermeabilização e o material de cobertura (com um telhado macio - entre uma caixa contínua). Essas membranas são aplicáveis ​​​​apenas em combinação com materiais de cobertura, cujo verso não tem medo de entrar em contato com a umidade.
  • Filmes de impermeabilização de condensado. Eles são à prova de vapor e são projetados para trabalhar com eurolates e ladrilhos metálicos. Ao mesmo tempo, é obrigatória a presença de 2 vãos ventilados. O lado do filme, que é voltado para o isolamento, possui uma superfície veloz, onde o condensado é retido. Além disso, a umidade é transportada ao longo do espaço de ar inferior da ventilação. O segundo lado da cobertura, ventilado pelo canal de ar superior, é totalmente protegido da umidade.

O dispositivo da estrutura de treliça como parte de uma torta de cobertura

O sistema de vigas é montado levando em consideração que a espessura necessária do bolo de cobertura de 30 a 35 cm pode ser feita.


Para a fabricação de caibros e outros elementos de suporte de carga, a madeira de coníferas é usada sem defeitos. Sua umidade não deve ser superior a 18-22%. Elementos de madeira devem ser tratados com anti-sépticos e retardadores de fogo.

Uma contra-rede é montada no sistema de vigas, na qual é fixada a camada de impermeabilização sob o telhado. A lacuna formada neste caso torna-se parte do sistema de ventilação do telhado.

Já uma caixa está presa à contra-treliça, cujo dispositivo é determinado pelo tipo de cobertura. A instalação das ripas é realizada a partir de uma viga colocada com um determinado degrau ou na forma de um piso contínuo de materiais compostos modernos de madeira como OSB, DSP, etc.

Na fase final da construção, a cobertura é colocada em uma torta de cobertura.Neste caso, os materiais sólidos são colocados na caixa, enquanto os materiais do telhado macio são colocados em um piso contínuo.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC