Telhado macio faça você mesmo - instruções simples para automontagem

A instalação de telhas flexíveis em uma cumeeira requer atenção redobrada
A instalação de telhas flexíveis em uma cumeeira requer atenção redobrada

Neste artigo, você pode conhecer as opções de instalação de um telhado macio com suas próprias mãos. As instruções propostas para a colocação de telhas e materiais de cobertura serão úteis tanto para proprietários de casas de campo quanto para moradores dos últimos andares de prédios de vários apartamentos.

Ao colocar você mesmo o telhado, não se esqueça da impermeabilização confiável - esse momento é um dos primeiros a se pensar. - mástique betume-polímero. É isso que é aplicado para isolar o telhado. O cliente pode escolher a opção necessária na loja online da TP Protect LLC.

Escolhendo materiais de cobertura

Não muito tempo atrás, os materiais de cobertura macios eram usados ​​\u200b\u200bexclusivamente na construção de arranha-céus. Hoje, os telhados planos e de duas águas de edifícios individuais baixos são revestidos com revestimentos laminados e telhas betuminosas.

A cobertura macia tem muitas vantagens sobre a ardósia tradicional e as telhas cerâmicas.
A cobertura macia tem muitas vantagens sobre a ardósia tradicional e as telhas cerâmicas.

Vantagens:

  • Materiais leves - é possível reduzir a carga mecânica no sistema treliçado;
  • Prazos mais curtos e menor intensidade de trabalho de postura - você pode colocar o telhado não apenas rapidamente, mas também com as próprias mãos, sem envolver instaladores profissionais;
  • Preço atrativo do resultado final - os materiais de cobertura macios, sujeitos à escolha certa, custam menos do que os tradicionais duros, e não se esqueça que todo o trabalho pode ser feito por você;
  • Longa vida útil e alta capacidade de manutenção - consertar um telhado macio é muito mais fácil do que um piso de ardósia ou ladrilho;
  • Instalação de sistemas de coberturas com formas arquitetônicas complexas - materiais de cobertura macios são muito mais fáceis de colocar em superfícies curvas do que fazer o mesmo trabalho com ardósia, telhas de cerâmica ou papelão ondulado.

A cobertura com as próprias mãos pode ser feita com os seguintes materiais:

  • Telhas betuminosas.

Na fabricação desta cobertura, a fibra de vidro é impregnada com um betume, após o que a peça de trabalho é coberta com uma camada de granulado de pedra colorida.

As telhas flexíveis são caracterizadas pela absorção zero de água e resistência absoluta aos processos de deterioração e corrosão. A telha é menos elástica em relação aos materiais laminados, mas essa característica é compensada por seu tamanho menor.

Como resultado, a violação da integridade durante o envelhecimento do telhado afeta os fragmentos individuais do revestimento, que podem ser facilmente substituídos.

Pode parecer que o telhado de duas águas e a cúpula são acabados com telhas cerâmicas, mas este é um revestimento betuminoso.
Pode parecer que o telhado de duas águas e a cúpula são acabados com telhas cerâmicas, mas este é um revestimento betuminoso.

Externamente, as telhas flexíveis não parecem tão impressionantes quanto as cerâmicas, mas essa desvantagem é compensada por uma ampla gama de cores, o que significa que você pode escolher o desenho do telhado de acordo com o acabamento da fachada.

  • Capas de rolo.
O lado externo do material de cobertura moderno é coberto com lascas de pedra e o verso é tratado com betume, que é soldado no teto.
O lado externo do material de cobertura moderno é coberto com lascas de pedra e o verso é tratado com betume, que é soldado no teto.

Apesar da variedade de revestimentos de rolos, todos eles podem ser divididos em dois tipos: feltro para telhados e feltro para telhados.

A colocação de material de cobertura no telhado de um prédio de apartamentos pode ser realizada diretamente no material de cobertura antigo
A colocação de material de cobertura no telhado de um prédio de apartamentos pode ser realizada diretamente no material de cobertura antigo

O Ruberoid é feito impregnando papel de cobertura ou fibra de vidro com betume, seguido de aspersão com granulado de pedra. A composição do material é semelhante à composição de telhas betuminosas com a diferença que o material de cobertura tem uma espessura menor com maior elasticidade.

O material é vendido em rolos, portanto, para evitar que a chapa grude, é utilizada cama de amianto nas bobinas. Entre as deficiências do material, deve-se destacar a baixa resistência ao estresse mecânico e a inflamabilidade.

Muitas pessoas perguntam o que é melhor - material de cobertura ou Linocrom, Rubemast, etc.? Essas perguntas não são corretas, uma vez que Linocrom, Rubemast e materiais similares são nomes comerciais para materiais de cobertura.

O feltro de cobertura em rolos é o revestimento mais comum para galpões, galpões e outras dependências.
O feltro de cobertura em rolos é o revestimento mais comum para galpões, galpões e outras dependências.

O feltro de cobertura é um material de cobertura, menos comum em comparação com o material de cobertura. O revestimento é feito de papel para telhado, que é impregnado com alcatrão de hulha, seguido de polvilhamento com granulado.

Leia também:  Gotejamento para um telhado macio: como instalar corretamente

O feltro de cobertura é caracterizado por uma espessura menor em comparação com o feltro de cobertura e, portanto, é usado para colocar um telhado macio de dependências ou como uma camada de revestimento para pisos de feltro de cobertura subsequentes.

Ladrilhos - descrição passo a passo

Prepare a seguinte ferramenta:

  • Faca de montagem com lâmina reta;
  • Faca de montagem com lâmina curva;
  • Ferramenta de medição (fita métrica, régua de dobrar, marcador);
  • Renda colorida (corte);
  • Pistola de construção;
  • Espátula metálica de largura média para aplicação de mástique;
  • Construção de secador de cabelo;
  • Tesoura para metal reta;
  • Chave de fenda.

Dos materiais você vai precisar de:

  1. Ladrilhos betuminosos;
  2. Tiras de estanho - aventais;
  3. Membrana de barreira de vapor;
  4. Materiais de isolamento térmico;
  5. Filme de difusão de vapor;
  6. Barra com secção de 50 × 50 mm;
  7. aglomerado ou compensado;
  8. Porta-calhas;
  9. Pregos para telhados;
  10. Selante betuminoso;
  11. Pranchas para organizar a junção da chaminé.

Instruções de instalação para telhas betuminosas:

Ilustração Descrição do palco
table_pic_1 Processamento preparatório. Antes de fazer um telhado, processamos os elementos de madeira do sistema de treliça com anti-sépticos e retardadores de chama.

O tratamento de impregnação é realizado em várias camadas com uma pausa para secagem completa da camada anterior.

É muito importante não pular esta etapa, pois posteriormente não será possível proteger qualitativamente a madeira da decomposição e do fogo.

.

table_pic_2 Instalação de barreira de vapor. O sistema de treliça de um telhado de duas águas do lado do sótão é coberto com um filme de barreira de vapor.

O filme é enrolado em faixas horizontais de cima para baixo, de forma que as faixas inferiores se sobreponham às superiores com uma sobreposição de até 15 cm.

Esse arranjo da barreira de vapor impedirá a passagem de ar úmido de dentro para a camada de isolamento térmico.

table_pic_3 Marcador de isolamento. Nas lacunas entre as pernas da viga, colocamos lajes de lã mineral. A espessura da camada para a zona de clima temperado é de pelo menos 200 mm.

Para evitar o aparecimento de pontes frias, o isolamento térmico deve ser feito em 2 camadas, com a camada superior deslocada em relação à camada inferior.

table_pic_4 Colocando a camada de difusão de vapor. No topo do isolamento colocado, estendemos o material de difusão de vapor de cima para baixo.

Como resultado, as tiras superiores devem se sobrepor às inferiores com uma sobreposição de 10 a 15 cm.

A borda do material ao longo da linha de sobreposição é colada com fita dupla face. O material é fixado nas vigas com um grampeador.

table_pic_5 Dispositivo de câmara de ventilação. No topo do material de difusão de vapor, barras com seção de 50 × 50 mm são colocadas nas pernas da viga.

É necessária uma folga de 50 mm de altura para que o vapor que penetrou no isolamento por baixo saia para cima.

table_pic_6 Base de montagem. Placas de fios orientados ou compensados ​​grossos resistentes à umidade são anexadas às barras instaladas anteriormente, em um avanço.

Fixamos as placas com parafusos auto-roscantes. Entre as placas mantemos uma folga de compensação de 1-2 mm.

table_pic_7 Instalação de suportes de sistema de calhas. Ao longo da borda da saliência da cornija, com degrau de 60 cm, são instalados suportes - porta-drenos.

Na base previamente colocada, os potai são cortados na largura e espessura do suporte.

As extremidades dos suportes são colocadas em potai e fixadas com parafusos auto-roscantes.

table_pic_8 Instalação de aventais. Fixamos os aventais com uma projeção de 20-30 mm da borda da placa inferior e fixamos com parafusos auto-roscantes em incrementos de 30-35 cm.

Sobrepomos as pranchas dos aventais nas juntas, tratando as áreas unidas com selante de silicone.

table_pic_9 instalação de impermeabilização. A membrana de impermeabilização é colocada ao longo da base do telhado, começando pelos beirais com uma sobreposição na parte superior do avental.

A faixa superior é colocada com uma sobreposição de 15-20 cm na inferior.

A impermeabilização densa é fixada nas placas de base com pregos. A membrana com uma pequena espessura é fixada com um grampeador.

table_pic_10 Vedação de sobreposição de membrana. Durante a colocação da impermeabilização, as juntas, sem falhas, são coladas com selante betuminoso.
table_pic_11 Marcação do telhado. No decorrer da marcação, é determinado o centro da inclinação, ao longo do qual a linha central vertical é batida.

A partir do nível vertical, linhas horizontais são marcadas na largura da colocação do material de cobertura com o qual decidiram cobrir o telhado.

table_pic_12 Instalação da primeira linha de material de cobertura. Cortamos uma tira de cornija com uma faca de montagem.

Com a ajuda de selante betuminoso e pregos para telhados, fixamos a primeira tira, recuando 20 mm da borda do avental previamente instalado.

table_pic_13 Instalação de telhas macias. As próximas faixas de ladrilhos são sobrepostas com bordas retangulares na primeira faixa.

As bordas retangulares das telhas são fixadas com selante betuminoso.

A faixa principal na parte superior é fixada com pregos de cobertura de cabeça larga.

table_pic_14 Colocação de ladrilhos macios na área do vale. O vale é marcado como mostrado no diagrama:

  • O material de cobertura é trazido para o vale de um lado e cortado ao longo da linha pretendida;
  • Em seguida, começa do outro lado para formar uma sobreposição e também é aparada;
  • Ao cortar material de cobertura, colocamos um pedaço de compensado sob as telhas para não danificar a impermeabilização.
table_pic_15 Ladrilhamento em um elemento de cumeeira. Fragmentos retangulares de ladrilhos previamente cortados são colocados nos elementos de cumeeira.

Esses fragmentos são instalados com sobreposição, ou seja, o fragmento superior do revestimento vem sobre o fragmento inferior.

A fixação é realizada em selante betuminoso e em dois pregos na parte superior.

table_pic_16 Reforço do contacto dos ladrilhos com a base. Para tornar o revestimento betuminoso mais durável, ao colocar seus fragmentos em selantes, aqueça imediatamente a superfície com um secador de cabelo de construção.

Como resultado, a cola será distribuída uniformemente por toda a superfície de contato e, além disso, a adesão da cola será melhorada.

table_pic_17 Instalação de junção de tubos de ventilação ou chaminé.

Para o dispositivo de junção, são utilizadas caixas elásticas especiais, cuja parte inferior é colada com selante ao longo do perímetro do furo até o ladrilho. A carcaça é adicionalmente fixada ao teto com parafusos autorroscantes.

table_pic_18 Instalação de tubos de tijolo adjacentes. Para uma ligação estanque, a membrana impermeabilizante, juntamente com os ladrilhos, é colocada na chaminé, conforme mostra a foto.

Materiais de cobertura são pressionados contra chaminé avental metálico. A ligação entre o avental e a chaminé é selada com betume.

Como o feltro de cobertura é colocado

Considere as instruções para colocar um telhado macio usando feltro no telhado de uma garagem. Também são realizados reparos de telhados em edifícios de vários andares.

Você vai precisar de:

  • Material de cobertura embutido;
  • Mástique betuminoso para colagem de costuras de alta qualidade;
  • Mistura cimento-areia para preparação de concreto.

Nas instruções, direi como trabalhar com material de cobertura construído. Observe que o uso desse material permite que você conclua o trabalho mais rapidamente e com menos mão de obra. Para a instalação de um material de cobertura convencional, a superfície é pré-revestida com mástique betuminoso. Este método é complexo e, portanto, raramente usado.

Kit básico de ferramentas para telhados
Kit básico de ferramentas para telhados

Você vai precisar da seguinte ferramenta:

  • Queimador a gás ou secador de cabelo de construção potente;
  • Machado e perfurador com cinzel;
  • Faca de montagem;
  • Ferramenta de medida;
  • Rolo especial para material de coberturas rolantes;

Se não houver rolo, você pode nivelar o revestimento com seu peso pisando na superfície.

  • Capacidade e ferramentas para preparação de concreto;
  • Regra e mestre.

Instruções para a colocação de feltro para telhados:

Ilustração Descrição do palco
table_pic_19 Desmontagem do revestimento antigo. Antes de instalar um telhado macio, cortamos o revestimento antigo ao longo da borda com um machado. Então, erguendo o revestimento antigo por baixo, nós o derrubamos no chão.
table_pic_20 Preparação da fundação. A superfície do piso é cuidadosamente varrida para remover todos os detritos e toda a poeira.
table_pic_21 Eliminação de defeitos de sobreposição. O piso de concreto da cobertura, durante operação prolongada, é destruído.

Portanto, preparamos o concreto e nivelamos a superfície do piso, formando uma mesa de 10 a 20 mm de espessura.

Se o nivelamento da sobreposição for feito na estação quente, recomendo cobrir a mesa com filme plástico para que a umidade da espessura saia gradualmente. Você pode prosseguir para a próxima etapa não antes de 3 dias

.

table_pic_22 Instalação de material de cobertura. Desdobramos o rolo de material e cortamos em pedaços do comprimento desejado. Vire as peças de cabeça para baixo.

Aqueça o substrato betuminoso com um queimador até que a resina amoleça. Em seguida, as tiras são colocadas no chão e enroladas com um rolo.

table_pic_23 Vedação de juntas. Para impermeabilizar as juntas entre o revestimento antigo e o novo, cortamos tiras de material de cobertura com 30 a 40 cm de largura.

Aquecemos as tiras por dentro com um queimador, aplicamos e enrolamos no sentido da junta.

Conclusão

Agora você sabe como alinhar o telhado com um telhado macio. Se as instruções propostas foram interessantes e úteis, escreva sobre isso nos comentários.Lá você também pode tirar dúvidas sobre o tema - garanto explicações exaustivas.

Eu recomendo assistir ao vídeo deste artigo, tenho certeza que você vai se interessar.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC