Quase todo mundo que não é alheio às questões da indústria da construção conhece materiais de cobertura como a ondulina, seus pontos fortes e fracos e até mesmo os métodos de colocação do material. No entanto, nem todos sabem como a ondulina é produzida e onde é realizada.
Muitos dizem que a única ondulina real e de alta qualidade é produzida apenas na França. Se é assim ou não, assim como outros fatos interessantes sobre a história e a produção do material, falaremos em nosso artigo.
História e área de produção de telhas de ondulina
O material foi inventado em 1944 e, ao mesmo tempo, a proprietária da marca e ao mesmo tempo fabricante de ondulina, a empresa francesa OFIS SA, abriu sua primeira pequena fábrica para a produção de chapas perfiladas betuminosas.
Curiosamente, foi nesse sentido que a empresa se apoiou ao longo de 20 anos, sem se desviar do rumo inicial no sentido de alargar o leque de construção materiais de cobertura. E isso não é surpreendente, já que o material de cobertura, que se tornou a chave do sucesso da empresa, acabou sendo surpreendentemente mais do que bem-sucedido.
ondulina tornou-se uma combinação das melhores qualidades de muitos outros materiais de cobertura alternativos:
- ele era durável;
- resistente à maioria dos fatores adversos que afetam o telhado;
- fácil de instalar, embora tenha um peso muito baixo (novamente, em comparação com outros materiais de cobertura);
- embora seja relativamente barato.
Tais vantagens tornaram-se decisivas para o rápido ganho de popularidade e demanda entre consumidores de todo o mundo.
Quanto à nova história deste material de cobertura, há muito mais de uma dezena de fábricas e empresas onde a ondulina é produzida hoje.
Além disso, essas empresas existem há muito tempo na CEI.
A empresa francesa cria sucursais em regime de franchising, fornecendo às empresas parceiras equipamentos para a produção de ondulina e verificando rigorosamente o cumprimento da tecnologia de produção do material.
As plantas para a produção de ondulina estão disponíveis hoje não apenas na Europa, mas também nos EUA, bem como nos países da Ásia Central.
Ao mesmo tempo, a direção da OFIS SA continua investindo tanto no aprimoramento da tecnologia de fabricação de telhas betuminosas quanto no desenvolvimento de outros materiais inovadores sob a marca Ondulin.
Este material é atualmente o líder no mercado de materiais para coberturas, tendo a maior prevalência entre todos os tipos do chamado eurolate no mundo. .
Tecnologia de fabricação de ondulina
As dimensões de uma folha de ondulina moderna padrão são 2 * 0,94 m. O peso do material neste caso é de apenas 6 kg (para comparação, o peso da ardósia de fibrocimento com área de 1,98 m2.
pesa em média 26kg). Cada folha é fornecida com 20 pregos especiais para fixação de euroslate.
Qual é a tecnologia exata para a produção de ondulina? As principais matérias-primas na fabricação de material de cobertura são:
- celulose e fibras de vidro;
- betume refinado;
- substâncias minerais utilizadas como enchimento;
- resinas especiais, cuja impregnação confere à chapa alta resistência mecânica.

Ao comparar as qualidades decorativas dos materiais de cobertura, a ondulina também lidera: o fabricante incluiu a adição de pigmentos minerais especiais na tecnologia de fabricação.
Eles são capazes de dar ao material quase qualquer tonalidade desejada e ao mesmo tempo aumentar a resistência do revestimento à radiação UV, o que ajuda a proteger o material de danos e a manter o brilho e a saturação de cores do telhado por muito tempo.
A composição da ondulina não contém substâncias nocivas à saúde, o material é absolutamente ecológico.
A composição da ardósia de ondulina é há muito conhecida de todos, mas, no entanto, a singularidade da sua tecnologia de fabrico é tal que até agora nenhum dos materiais recém-produzidos conseguiu superar a ondulina na relação preço / qualidade.
O processo de fabricação baseia-se na criação de uma base multicamada feita de fibra de vidro, celulose e carga mineral, que é impregnada com betume refinado, além de resinas e pigmentos especiais sob a influência de uma determinada temperatura e pressão.
O resultado do processo de fabricação é único em força, altamente flexível, leve e barato. material do telhado.
Uma composição semelhante e tecnologia de fabricação de folhas de ondulina permitem que elas suportem cargas por metro quadrado de área de telhado de até 650 kg, ventos furacões e granizo.
Além disso, a ondulina é resistente a influências químicas, possui excelente isolamento térmico e acústico, é fácil de processar e instalar e praticamente não requer cuidados pós-instalação.
Todos os produtores locais de ondulina devem ter não apenas os certificados relevantes de originalidade do produto, mas também certificados e conclusões sanitárias e higiênicas.
Portanto, ao comprar material, para se proteger de falsificações, solicite ao vendedor cópias desses documentos, além de verificar a integridade da mercadoria entregue.
O artigo te ajudou?