Gotejamento para um telhado macio: como instalar corretamente

gotejamento para telhado macioConta-gotas para telhados macios, você definitivamente terá que lidar com esse elemento adicional ao instalar o telhado. O principal objetivo desta barra é proteger as saliências do telhado da umidade, bem como direcionar a água para a calha. Onde e como instalá-lo, contaremos em nosso artigo e também descreveremos todo o processo de instalação de um telhado macio.

O que é um telhado macio? Este é um nome generalizado para materiais de cobertura, cujo principal componente é o betume.

Mas a instalação deste revestimento não é possível sem o uso de peças adicionais, que incluem conta-gotas - tiras de cornija.

Este elemento protege as paredes do edifício e a base do telhado da umidade atmosférica e da água que flui do telhado, direcionando seus fluxos para a calha, e também fecha o material da cobertura de fortes rajadas de vento. Ou seja, é uma espécie de avental de proteção.

As faixas de cornija não apenas evitam o apodrecimento das estruturas de telhado de madeira, mas também desempenham um papel estético. Eles dão à saliência do telhado uma borda clara e uniforme e fecham a torta de cobertura. As faixas de beiral são feitas de aço galvanizado com camada anticorrosiva e revestimento de poliéster.

Sua cor é selecionada para combinar com o material principal. Os conta-gotas são instalados ao longo de todo o comprimento da saliência da cornija.

Agora nos propomos a considerar como o telhado é organizado e em que ponto os gotejadores são montados, mas primeiro descobriremos qual é a vantagem de um telhado macio sobre outros materiais de cobertura:

  • Alto nível de impermeabilização. É conseguido devido à solidez do tapete de cobertura.
  • O processo de instalação não levará muito tempo, não exigirá ferramentas e equipamentos especiais, várias pessoas poderão fazer o trabalho.
  • Telhados feitos de materiais de última geração lidam perfeitamente com mudanças de temperatura e duram muito tempo, pelo menos 20-25 anos.
  • Devido à sua elasticidade, o material é resistente a danos mecânicos, suaviza irregularidades e possui altas características de absorção de ruído.
  • O material tem um preço relativamente baixo em comparação com outros materiais de cobertura.

Telhado macio - o que é melhor? Vamos considerar cada material separadamente.

Telha flexível - uma folha plana, de uma borda da qual são cortados padrões figurados (losango, trapézio, retângulo, etc.). Este material é baseado em fibra de vidro não tecida prensada impregnada com betume.

Leia também:  Telhado macio finlandês: características de telhas flexíveis

Parte do topo material do telhado protegida por uma camada de revestimento de basalto (shinglas, telhas) ou cobre (telhas de cobre). O inferior é uma camada de massa de betume-polímero resistente ao gelo, que é protegida por uma película de silicone (é removida antes da colocação).

Para as principais vantagens telhas macias: coberturas incluem baixo desperdício e a capacidade de usá-lo em telhados de qualquer configuração e complexidade.

instruções de instalação do telhado macio
Instalando um gotejamento

A cobertura de rolo é feita em uma base sintética ou de fibra de vidro, impregnada com materiais de polímero de betume.

Este tipo de revestimento é utilizado tanto na construção privada como na industrial. A principal desvantagem é a permeabilidade ao vapor.

Telhado de membrana – fabricado em membranas de TPO, PVC e EPDM. Uma característica importante da instalação é a fixação das costuras com ar quente, o que aumenta a resistência do revestimento. Este material é considerado forte, confiável e durável.

A instalação do telhado inclui várias etapas, considere-as usando o exemplo de um telhado feito de telhas flexíveis:

  1. Base para montagem. Primeiro, uma caixa é instalada sob um teto macio. Deve ser maciço, podendo ser-lhe fixados outros materiais com pregos. Para estes fins, são utilizados três tipos de produtos de madeira:
  • Contraplacado para coberturas moles;
  • placas OSB;
  • Tábuas de corte.

As bordas são preenchidas com uma folga de 5 mm, necessária para sua expansão natural, sob a influência de temperaturas. A espessura da placa depende do passo das vigas e varia de 20 a 30 mm.

o que é um telhado macio
Gotejamento duplo

O compensado sob um telhado macio é resistente à umidade ou macho e fêmea. Sua espessura também depende do passo das vigas e varia de 12 a 21 mm.

Por falar em placas OSB, vale ressaltar que também é permitido um vão de 3 mm entre elas, mas isso é feito nos casos em que o torneamento é colocado a uma temperatura inferior a 5 graus. Prenda a caixa nas vigas, parafusos autorroscantes ou pregos escovados.

Conselho! O teor de umidade da madeira não deve exceder 20%. Todos os materiais são tratados com uma solução protetora especial.

  1. Ventilação. Para ventilação do espaço sob o telhado, são fornecidas entradas e saídas para circulação de ar. As aberturas de entrada estão dispostas na parte inferior do telhado, nas saliências da cornija. Para fazer isso, a caixa da cornija é coberta com tiras de intradorso ou são feitas grades de ventilação especiais. As aberturas de exaustão estão equipadas na parte superior do teto. Para fazer isso, um cume ventilado ou saídas de ventilação pontuais (aeradores) são feitos. A largura do entreferro deve estar entre 50 e 80mm.
  2. Em seguida, é colocada uma camada de revestimento, que pode ser contínua ou parcial (ao longo do perímetro do telhado, nas saídas de tubos e janelas, em tetos e junções). Para fazer isso, use materiais betuminosos laminados que se sobrepõem (a partir de 10 cm) e depois pregados com pregos de telhado (degrau de 20 cm) na caixa.
  3. Instalação de gotejamento. Com sua base, a tábua do beiral é fixada na encosta superior, na camada de forro. A borda inferior pende da saliência da cornija. Os conta-gotas são sobrepostos, com sobreposição de 2 cm, com pregos. Nos locais onde as pranchas estão localizadas umas sobre as outras, são pregados 3 pregos, os pregos são pregados ao longo da borda em incrementos de 10 cm, em zigue-zague (mostrado na figura).
Leia também:  Precisa de um telhado? Construir!

O erro mais comum ao instalar pingos é sua localização incorreta.

Por exemplo, se você pregar uma prancha sobre a impermeabilização, não haverá acesso ao ar e, consequentemente, ventilação como tal. Com a instalação adequada, a prancha é fixada na caixa, sob o material da cobertura.

revestimento de telhado macio
Diagrama de montagem

Deve ser ligeiramente dobrado da placa de revestimento. Além disso, a largura da própria barra desempenha um papel importante. Deve-se levar em consideração aqui se uma calha será instalada ou não.

Mas primeiro, eles pregam a placa frontal na saliência. Às vezes torna-se necessário instalar duas faixas de cornija (Figura 3), mas isso já depende do material de cobertura utilizado e da estrutura do telhado.

  1. Instalação de placas frontais. Para proteger a borda da caixa, tiras frontais são pregadas nas extremidades do telhado. A tecnologia e o princípio de sua instalação são semelhantes à instalação de conta-gotas.
  2. Instalação de um tapete de vale. Na cor, deve corresponder à cor do ladrilho flexível. Os pregos são pregados ao longo da borda do tapete do vale, a uma distância de 10 cm um do outro. Também é recomendável revestir as bordas do material com mástique betuminoso para uma aderência mais confiável.
  3. Instalação de telhas de cornija. Um ladrilho de cornija é colado no conta-gotas. O ladrilho é colado de ponta a ponta e depois também fixado com pregos na borda superior.

Conselho! Por recomendação de especialistas, as cornijas são coladas acima do local da inflexão da prancha a uma distância de 10-12 mm.

  1. Instalação de telhas comuns. A película protetora é removida do verso do material. A primeira fileira é disposta de forma que suas pétalas cubram não só as juntas das telhas da cornija, mas quase toda ela, apenas 1 cm deve espreitar. As telhas são fixadas com 4 pregos nos cantos. As linhas subsequentes são empilhadas com uma mudança de padrão, ou seja, em um padrão quadriculado. O excesso é cortado com faca de lâmina curva. As bordas dos ladrilhos ao longo das bordas são untadas com mástique betuminoso a uma distância de 10 cm da extremidade.Nos vales, os ladrilhos são cortados de forma que fique um vão livre de 15 cm.
  2. Instalação de telhas de cumeeira. As telhas de cumeeira são obtidas cortando os beirais em três partes. É sobreposto a uma distância de 5 cm e pregado, 2 de cada lado. Nesse caso, os pregos são dispostos de forma que fiquem cobertos pelo ladrilho seguinte.
  3. Instalação de ligações de coberturas. Esses locais devem receber atenção especial. Uma ripa de madeira 50x50mm é recheada ao longo do perímetro dos tubos. Sobre ela é colocado um material de revestimento, que é fixado com pregos e mástique betuminoso. Em seguida, é colocada uma camada de ladrilhos comuns, com uma elevação de 30 cm na superfície vertical. É montado usando mástique betuminoso. O topo de um ladrilho comum é coberto com uma tira de metal, que é fixada com pregos em uma superfície vertical e depois selada com selante de silicone.
Leia também:  Opções de telhado de casa: tipos e tipos, design e dispositivo

As instruções para a instalação de um telhado macio, como você já entendeu, incluem um conjunto de medidas, e não apenas a colocação de telhas flexíveis. Gostaria de observar que quanto tempo cada uma dessas etapas é executada corretamente depende de quanto tempo seu telhado irá atendê-lo.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC