A instalação bastante simples de ladrilhos flexíveis é considerada uma das vantagens óbvias desse material: os painéis elásticos são facilmente fixados na caixa, formando um revestimento denso e impermeável à umidade. Naturalmente, tal resultado só pode ser alcançado se todas as regras de instalação forem observadas; portanto, se você planeja fazer telhados por conta própria, releia atentamente o artigo que propus.

A estrutura e as vantagens das telhas
As telhas flexíveis são um material relativamente barato, leve e flexível que é utilizado em coberturas, principalmente em construções particulares.
A estrutura deste material garante alta resistência do telhado à umidade e outros fatores:

- A base do ladrilho é um pano feito de fibra de vidro ou poliéster. Quanto melhor (e mais caro!) o material, mais durável será a base e maior será a resistência mecânica da placa. É muito importante que os produtos resistam bem às forças de ruptura - isso aumenta significativamente sua vida útil.
- A base de tecido das placas de azulejos é impregnada com um betume. Este componente é responsável por fornecer resistência à umidade, além disso, como resultado da modificação, o betume perde sua fluidez em altas temperaturas. Além disso, o uso de impregnação modificada confere ao telhado uma resistência significativa ao fogo.
- Lascas de pedra de grão fino são aplicadas sobre a camada betuminosa. Além das funções estéticas, os grânulos minerais também fornecem resistência mecânica adicional.

Apesar da estrutura bastante simples, este tipo de ladrilho apresenta uma série de vantagens óbvias:
- Peso relativamente leve (de 8 a 12 kg/m2), que permite montar o material de cobertura em um sistema de treliça leve, reduzindo assim a carga na base e nas estruturas portantes do edifício.

- Boa resistência a mudanças de temperatura, calor, congelamento e outros fatores adversos.
- Cor praticamente inalterada mesmo com exposição prolongada à radiação UV.
- Boa resistência à umidade.
Além disso, como já observei, as vantagens incluem um preço moderado (a partir de 200 rublos por quadrado você pode encontrar cobertura orçamentária, para 300 - 350 material de classe média já está selecionado sem problemas) e instalação bastante simples.

É no último aspecto - a tecnologia de assentamento de ladrilhos flexíveis - que me deterei com mais detalhes.
preparação para o trabalho
Materiais e ferramentas
Colocar telhas flexíveis no telhado envolve o uso de toda uma lista de materiais.
Para fazer esse trabalho, costumo comprar:

- Material de torneamento - placas OSB, compensado ou placas resistentes à umidade.
- Revestimento de material betuminoso.

- Fitas de revestimento para vales - com a ajuda delas, as juntas dos planos, bem como a junção de tubos de ventilação, chaminés, etc., são protegidas contra vazamentos.
- As próprias folhas de telhas na embalagem (tiras de material são chamadas de telhas).
- Tiras de extremidade e cornija para ladrilhos flexíveis.

- Fixadores mecânicos - parafusos galvanizados, pregos ou grampos para grampeador de construção.

- Adesivo betuminoso para fixação de telhas e material de suporte ao contrapiso.
Quanto às ferramentas, o conjunto deve incluir os seguintes itens:

- serra em madeira para encaixe dos detalhes da caixa;
- Chave de fenda;
- furar;
- martelo;
- nível;
- roleta;
- marcador;
- faca para cortar ladrilhos;

- grampeador de construção;
- espátula.
Não se esqueça que a instalação de telhas moles no telhado refere-se a trabalhos de grande altitude, o que significa que está associada a um risco acrescido de vida. Portanto, você precisa trabalhar com seguro (correia de montagem + cabo) e manter as ferramentas em um arnês especial. Também não seria supérfluo cercar a área perto da casa - a fim de evitar danos à família devido à queda de ferramentas, restos de material, etc..

torneamento do telhado

As instruções para a colocação de telhas começam com uma descrição do processo de preparação da base.
Este material é melhor colocado em uma caixa contínua, construída a partir de:
- placa afiada (aplainada e o melhor de tudo - macho e fêmea);
- compensado resistente à umidade;
- placa de fio orientado (OSB).
É importante que o teor de umidade do material usado para a caixa não seja superior a 20%.

Para selecionar o material para resistência, vale a pena usar uma tabela que demonstre a relação entre o passo das vigas e a espessura da caixa:
Passo da viga, mm | Espessura da madeira compensada, mm | Espessura da placa, mm |
1200 | 20 — 25 | 30 |
900 | 18 — 20 | 22 — 25 |
600 | 12 — 15 | 20 |
Os elementos da caixa são fixados nas vigas com pregos ou parafusos auto-roscantes.
Na hora de instalar a base, vale a pena colocar todas as peças de madeira com folga de pelo menos 5 mm - essa distância vai compensar a dilatação da madeira com as mudanças de umidade e temperatura, evitando a deformação da caixa.

Camada de revestimento e elementos adicionais
A camada de revestimento desempenha a função mais importante: evita que o telhado vaze se a umidade ainda penetrar nas próprias telhas.
Para o arranjo da camada de revestimento, são utilizados materiais betuminosos (o mesmo material de cobertura e seus análogos) ou membranas de cobertura especiais.
- Se a inclinação do telhado for igual ou superior a 1:3 (ou seja, 18 graus ou mais), então os materiais de impermeabilização são colocados ao longo das bordas do telhado nas extremidades e beirais, pois é onde os vazamentos mais prováveis estão localizados.

- Neste caso, as folhas de material impermeabilizante com largura de 40 - 50 cm são colocadas ao longo da borda da cornija e nas bordas das extremidades. Além disso, 25 cm de impermeabilização devem estar em cada lado da cumeeira.
- Nos vales - as juntas internas dos planos do telhado de forma complexa - devemos colocar o tapete do vale. Em vez de um material especial, uma barreira contra umidade cortada em tiras ou um revestimento betuminoso pode ser colocado aqui.

Cercamos as saídas de tubos de ventilação, chaminés, etc. com as mesmas listras. - aqui é muito importante colocar o forro sem folgas, porque senão o vazamento será inevitável. De cima, as junções podem ser cobertas com tampas metálicas especiais, que são instaladas após a conclusão da instalação de ladrilhos comuns.

- Com uma inclinação menor do telhado, o material de revestimento está localizado ao longo de todo o plano das encostas. Isso permite reduzir a probabilidade de vazamentos devido ao fluxo de água insuficientemente rápido ao longo de um telhado inclinado.Enrolamos um forro sólido em rolos horizontais, de baixo para cima, com sobreposição de pelo menos 10 cm.

- No topo da camada de revestimento no final, é instalada uma faixa final para ladrilhos flexíveis e na parte da cornija, respectivamente, uma faixa da cornija. As peças metálicas são fixadas com pregos galvanizados para telhados com passo de 10 a 12 cm, martelamos os pregos em zigue-zague e na junção fazemos uma sobreposição de pelo menos 30 mm.

Assim, estamos nos aproximando da conclusão do trabalho preparatório. Devem ser executadas com a máxima qualidade, pois a estanqueidade do telhado depende muito da camada de revestimento: por mais qualidade que seja a telha betuminosa flexível e por mais que a coloquemos corretamente, ainda assim alguma humidade penetrará no interior.


tecnologia de assentamento
Condições de instalação
Antes de descrever o método de colocação de um revestimento betuminoso flexível, gostaria de me debruçar sobre algumas das nuances que acompanham este processo:

- É aconselhável armazenar embalagens com telhas flexíveis em ambiente interno, protegido da luz solar direta. As baixas temperaturas não são terríveis para a maioria dos materiais, mas é melhor proteger o telhado de mudanças repentinas.
- A instalação do revestimento é melhor realizada em temperaturas de +5 a +25 graus Celsius. Antes da instalação, é aconselhável abrir a embalagem com antecedência para que o ladrilho adquira a temperatura ambiente - assim ficará muito menos deformado.

- A colocação desse tipo de cobertura na estação fria também é permitida, mas antes de iniciar a instalação, as embalagens abertas com as telhas devem permanecer em ambiente aquecido por pelo menos um dia. Para evitar rachaduras, também é desejável equipar uma “estufa” - uma estrutura de armação com revestimento de polietileno sobre a área do telhado onde o trabalho está sendo feito.
- Por fim, logo no processo de assentamento, as telhas devem ser aquecidas com secador de cabelo de construção - assim diminuiremos a fragilidade do material no frio e contribuiremos para a rápida polimerização da base adesiva.

- Não use uma tocha de propano em vez de um secador de cabelo - isso pode causar danos irreversíveis ao material que não foi projetado para entrar em contato com uma chama aberta.
- Se a instalação for realizada em clima frio ou vento forte, pode ser necessário o uso de adesivos para fixar adicionalmente as telhas. Neste caso, prefiro a mistura betuminosa Katepal K-36, que proporciona uma ótima aderência.

- Ao instalar na estação quente, é melhor trabalhar de manhã e à noite. Para não danificar o revestimento amolecido pelo calor, é aconselhável usar escadas, plataformas e outros dispositivos para distribuir uniformemente a carga para mover ao longo do telhado.

instalação de ladrilhos
Iniciamos o trabalho com a colocação das chamadas cornijas:

- Retiramos a película protetora de tiras estreitas de material, colocamos sobre as tiras de cornija e fixamos com pregos em incrementos de 20 mm.Martelamos os pregos a uma distância de cerca de 25 a 30 mm da borda. Colocamos as cornijas de ponta a ponta, revestimos as lacunas entre as tiras individuais com mástique à base de betume.

- Depois disso, selecionamos ladrilhos comuns por tons. Em um lote, a cor dos elementos pode diferir ligeiramente, o que, por um lado, nos obriga a gastar tempo classificando, mas, por outro lado, permite dar ao telhado uma aparência mais eficaz devido à profundidade visual. Isso é especialmente verdadeiro para ladrilhos com uma cor gradiente.

- Montamos ladrilhos comuns da borda inferior da encosta, começando pela linha central. Retiramos a película protetora das telhas da primeira fileira e as furamos com o lado adesivo para baixo de forma que as bordas inferiores fiquem a uma distância de cerca de 10 mm da borda das cornijas e as pétalas se sobreponham às juntas.

- Fixamos cada telha com 4 a 6 pregos. Colocamos os pregos imediatamente acima das depressões de forma que suas tampas sejam cobertas com as saliências da próxima fileira de ladrilhos flexíveis.
- A segunda fila de folhas é colocada em cima da primeira com juntas deslocadas. Ao posicionar, certificamo-nos de que as saliências (pétalas) da linha superior estão exatamente no nível das cavidades das telhas já colocadas da linha inferior.
Este arranjo dos elementos do telhado garante sua fixação mais confiável. Cada folha é pregada pelo menos duas vezes: primeiro ao colocá-la e depois ao colocar a folha por cima.

- Na junção com as empenas, cortamos as telhas ponta a ponta, e suas bordas devem ser coladas na base com impermeabilizante.Se isso não for feito, as correntes de ar arrancarão os ladrilhos e, mais cedo ou mais tarde, a água começará a fluir para a lacuna formada. Da mesma forma, as bordas das folhas são coladas nos vales.

- A instalação é concluída com a colocação da camada de cumeeira: ela deve cobrir a cumeeira e ser fixada em ambos os lados.


Etapa final - instalação patim. Você pode montar a barra de metal mais simples ou consertar uma aresta de plástico ventilada na parte superior do telhado. Custa muito, mas sua instalação resolve em grande parte o problema da troca de ar no espaço sob o teto.

Conclusão
A instalação de ladrilhos flexíveis é bastante simples, mas é preciso trabalhar com cuidado, levando em consideração muitas nuances. No entanto, qualquer pessoa que tenha pelo menos uma habilidade mínima pode lidar com essa tarefa com sucesso - para isso, basta estudar cuidadosamente as recomendações dadas aqui, assistir ao vídeo deste artigo e também consultar todos os problemas complexos nos comentários abaixo ou no fórum.
O artigo te ajudou?