Este artigo é dedicado a uma descrição detalhada do processo de montagem desta cobertura. Para facilitar sua tarefa, também colocamos uma instrução em vídeo detalhada para a instalação de telhas metálicas.
- Recomendações gerais
- Manipulação de telhas metálicas
- Medição e cálculo de folhas
- Material de impermeabilização de pisos
- Arranjo de ventilação da caixa e piso
- instalação de torneamento
- Colocar chapas de metal
- Material de fixação
- Vale processamento
- Sobre através de saídas para o telhado
- retenção de neve
- Sobre o selo
- Fixação das ripas da empena e da cumeeira
- Tiras de encaixe e cornija
Recomendações gerais
- Para obter um resultado de alta qualidade, certifique-se de que a superfície do telhado do edifício esteja nivelada antes do trabalho. Para fazer isso, verifique se ele tem a forma e as dimensões corretas. Corrija quaisquer defeitos conforme necessário.
- Para isso, é necessário medir de canto a canto da diagonal das encostas. Quando eles não coincidem em comprimento, isso significa que o telhado está inclinado. Se não puder ser endireitado, coloque o material de cobertura de forma que a borda inferior do torneamento coincida com a linha saliente das telhas. A dobra final pode ser fechada elementos adicionais do telhado .
- Mínimo inclinação do telhado deve ser de 14º se o comprimento das pistas for de 7 m.
- Qualquer acabamento rígido que tenha sido colocado antes deve ser completamente removido.
- Os ganchos para fixação das calhas do ralo devem ser instalados antes mesmo do início da cobertura e fixados apenas com parafusos galvanizados.
- Elementos individuais devem ser montados em sequência de baixo para cima.
- Para evitar o acúmulo de umidade e sua infiltração na camada superior do isolamento térmico, é necessário o uso de filme impermeabilizante.
- Para proteger o isolamento dos vapores que emanam do interior, recomenda-se a utilização de uma barreira de vapor.
A necessidade de ventilação do espaço sob o telhado, ou seja, – a organização da ventilação depende dos seguintes fatores:
- Graus de umidade do ar externo e interno;
- Diferenças de temperatura entre as estruturas do telhado e o ar externo;
- O nível de estanqueidade do telhado e sua base;
- A espessura da camada de isolamento térmico.
Observação! As recomendações para a instalação de telhas metálicas indicam que o tapete impermeabilizante deve ser colocado, indo do beiral até a cumeeira e sobreposto.Sob a cumeeira, é necessário fazer um vão de ventilação de pelo menos 5 cm para que a umidade evapore livremente. Isso é especialmente importante se o sótão estiver quente. A caixa deve ser montada de forma que o ar passe sem problemas da cornija para a cumeeira.
Aberturas de ventilação devem ser instaladas na parte mais alta do telhado.
Armazéns, bem como sótãos sem aquecimento, devem ser ventilados pelas janelas finais. Em salas especialmente importantes, a ventilação deve ser forçada.
Manipulação de telhas metálicas
- O carregamento e descarregamento do material de cobertura deve ser feito com cuidado para não expor sua superfície a danos mecânicos.
- Efetue a transferência e elevação da placa metálica apenas segurando suas bordas ao longo do comprimento e sempre com luvas apertadas.
- As folhas podem ser cortadas com uma serra e tesoura de metal ou uma serra elétrica com dentes de metal duro.
- Bordas cortadas, bem como lascas encontradas e danos à camada protetora, devem ser pintadas com uma tinta especial para proteger o metal da corrosão.
- É estritamente proibido o uso de rebarbadora (rebarbadora) com discos abrasivos para cortar chapas.
- As aparas de metal formadas durante a cobertura devem ser cuidadosamente removidas com uma escova macia. Se a superfície do revestimento estiver contaminada, lave essa sujeira com uma composição de detergente suave. Não use produtos de limpeza que contenham abrasivos, bem como substâncias à base de solvente.
- Para limpar o gelo e a neve de um telhado de metal, não é recomendável usar um pé de cabra, raspador ou pá de neve. Isso causará danos ao revestimento e reduzirá significativamente sua vida útil.
- Ao instalar ladrilhos de metal com as próprias mãos - o material do vídeo mostra isso, use calçados com sola macia para caminhar sobre chapas perfiladas. Pise apenas nas deflexões das ondas, nas áreas sob as quais as barras da caixa estão localizadas. É indesejável andar nas arestas dos perfis - isso levará à deformação de chapas finas.
Medição e cálculo de folhas
O comprimento das folhas é geralmente considerado como o comprimento das encostas. Quando tiverem saliências, deve-se também ter em conta o passo (sendo 40 cm do tipo nº 1 e 35 cm do tipo nº 2 e nº 3), para que os padrões dos ladrilhos coincidam nas zonas de transição para folhas com um comprimento diferente.
Observação! Se a inclinação tiver uma forma escalonada ou seu comprimento for superior a 6 metros, podem ser usadas folhas de diferentes comprimentos para coberturas. Ao colocar duas ou mais telhas em um declive, considere o comprimento de sobreposição de 13 cm. Se o seu caso for excepcional, informe o fabricante da sobreposição adicional ao solicitar as telhas.
Folha tipo 1/1025 (largura utilizável em milímetros) em alguns dos comprimentos tem uma dobra transversal adicional. Isso simplifica a instalação e também evita que a borda da folha se espalhe.
Tenha em conta esta circunstância ao encomendar ladrilhos deste tipo, que têm comprimentos diferentes e se destinam à mesma inclinação.
Quando o telhado tem uma configuração complexa, ou você decide usar folhas com largura útil de 1025 mm, é necessário medir cuidadosamente a área do telhado.
Você pode calcular o número de folhas da seguinte maneira: o comprimento da cornija é dividido pela largura útil do material e arredondado para a unidade total (multiplicado pelo número de inclinações).Neste caso, a largura útil da última das telhas inclinadas é igual à sua largura total.
Ao medir um telhado de quatro águas, observe que a folha perfilada cortada não pode ser usada na inclinação oposta, devido ao padrão, que possui uma ondulação transversal.
Material de impermeabilização de pisos

Como mostra nosso vídeo - uma telha metálica: sua instalação deve ser precedida de um revestimento de filme impermeabilizante. Isso evitará que a condensação se deposite nas estruturas do telhado.
Espalhe os painéis com uma sobreposição, mova-se na direção da cumeeira e comece do local da saliência da cornija.
Você pode prender o filme nas vigas usando um grampeador de construção. A sobreposição dos painéis deve ser de 15cm.
Observação! Não é necessário puxar muito o material entre as vigas. Deixe cerca de 2/3 cm de curvatura livre. Em ambos os lados da crista da barraca, aproximadamente 15 cm do filme deve ser esticado na dobra.
Colocar impermeabilização na área dos beirais, para que o condensado acumulado não caia nas estruturas das paredes, e o fluxo de ar passe sem problemas para as seções superiores do piso.
Na área da saliência da empena, coloque o filme a uma distância de 20 cm do ponto extremo das estruturas da parede.
A caixa deve ser pregada sobre a camada de impermeabilização. No mínimo, a espessura de suas placas deve ser de 3,2 × 5cm.
Arranjo de ventilação da caixa e piso
Sobre a película impermeabilizante, ao longo dos caibros, pregar as ripas de ventilação (contra-ripas) para que o fluxo de ar da cornija passe livremente entre o deck e o material da cobertura.
O ar úmido deve ser removido dos beirais através do elemento de ventilação da cumeeira ou.Se o skate tiver uma estrutura curta - até 10 metros, então o fluxo de ar deve passar pelo patim moldado, pela sua extremidade.
A seção da saliência do beiral deve garantir a passagem desimpedida do fluxo de ar na direção do beiral para a abertura de ventilação sob o telhado. Além disso, o ar deve sair pelas janelas de vento do sótão.
Nossas instruções para a instalação de telhas metálicas recomendam que em estruturas nas quais o material isolante de calor é colocado na direção das encostas até o cume, a impermeabilização não seja esticada até o cume e deixe uma folga de cerca de 10 cm descoberto ao seu redor.
A entrada de umidade no edifício, neste caso, deve ser evitada por uma vedação ventilada de um elemento adicional especial, por exemplo, uma cumeeira Top-Roll ou uma cumeeira de ventilação especial.
Para evitar que a água penetre na caixa, prenda uma tira de material impermeabilizante sob a cumeeira. Em telhados de duas águas e quatro águas, a cumeeira de ventilação é colocada da mesma maneira.
O vão de ventilação inferior (sob o piso), em toda a extensão da estrutura, deve ser igual a no mínimo 10 cm.
instalação de torneamento

Abaixo estão as regras básicas para a montagem da caixa:
- Ao escolher a espessura das placas para isso, leve em consideração a altura dos perfis de telha e o comprimento dos fixadores correspondentes (se a fixação ocorrer a partir do topo das ondas do perfil).
- No mínimo, a seção transversal das tábuas da estrutura deve ser de 3,2 × 10 cm.
- A tábua que vai para o beiral deve ser mais grossa que as demais. Se você coletar ladrilhos moldados, tipos 2 e 3, então 1 cm mais grosso, se folhas, digite 1, então 1,5 cm.
- A etapa de montagem das tábuas da caixa (para material de cobertura moldado) deve ser um múltiplo das dimensões das telhas.
- Prenda a estrutura às vigas com pregos galvanizados a quente medindo 2,8 × 75 mm. Seu consumo é de 2 peças por 1 cruz.
Observação! Como mostra o vídeo “instalação de telhas metálicas: vídeo-instrução”, a cumeeira não deve ser pregada, é necessário deixar um espaço de ventilação suficiente.
Conforme necessário, instale barras e placas de suporte adicionais para saídas - para uma escotilha de incêndio, treliça de ventilação, chaminé, etc.
Ao montar duas ou mais folhas, use uma viga sob a costura.
Colocar chapas de metal

- Ao trabalhar, mova-se com cuidado sobre as telhas, pois elas podem não suportar cargas pesadas. Caminhando ao longo das folhas de perfil, pise na caixa: ao longo - nas deflexões das ondas, transversalmente - nas dobras dos perfis.
- Deve-se ter em mente que, ao montar o revestimento, as ranhuras capilares das chapas devem ser cobertas com as chapas que as seguem.
- Você pode começar a colocar o material esquerda / direita e vice-versa. Ao instalar o revestimento pela borda direita, a borda da próxima folha deve ser colocada sob a última das ondas da folha anterior (ou seja, a ranhura capilar está localizada na onda de sua borda direita). Isso simplifica a montagem e evita que a última folha deslize devido à sua ondulação transversal.
- Coloque o material ao longo da linha da cornija de forma que sobressaia 4 / 4,5 cm.
- Comece o trabalho fazendo a primeira das chapas com um parafuso autorroscante, no meio (perto da cumeeira), na deflexão da onda.
- Em seguida, coloque o segundo ladrilho de metal. Prenda a sobreposição com um parafuso ao longo do topo da onda, sob a primeira de suas dobras transversais.Certifique-se de que todas as dobras cruzadas se encaixem corretamente e que a borda inferior forme uma linha reta.
- Fixe as duas folhas sobrepostas com parafusos autorroscantes, sob cada uma das dobras transversais.
- Prenda 3/4 folhas juntas de maneira semelhante e, em seguida, alinhe a borda inferior com um cordão de construção ao longo da linha da cornija.
- Uma observação importante sobre como unir chapas de ladrilhos metálicos: somente assim você poderá finalmente prender o metal à caixa.
- Efetue a colocação das folhas subsequentes fixando o elemento primeiro na folha anterior e só depois na caixa.
Material de fixação
Tamanhos desejáveis de parafusos auto-roscantes: 4,8×50 mm, 4,8×65 mm ou 4,8×80 mm se a fixação ocorrer ao longo da parte superior da onda. Parafusos com dimensões de 4,8 × 28 mm são utilizados na fixação de chapas ao longo do fundo da onda, bem como nas cornijas, nas sobreposições e na fixação de todas as pranchas.
Ao trabalhar, é altamente recomendável usar parafusos com vedação de borracha EPDM.
Você não deve usar pregos, porque os parafusos são duas vezes mais confiáveis \u200b\u200bna fixação.
Observação! Outra dica de como aparafusar corretamente a telha metálica: para não deixar amassados no revestimento, não aperte muito os parafusos. Para parafusá-los, é melhor usar uma furadeira elétrica que tenha controle suave de velocidade e ré.
O consumo médio de parafusos auto-roscantes durante a operação é de 6 peças por 1 m² de revestimento.
Vale processamento

Primeiro, vamos falar sobre o sulco interno usual. Sua barra em forma de V é montada de acordo com o seguinte esquema:
- Inicie a instalação colocando o filme impermeabilizante ao longo da ranhura e prenda-o nas vigas. Só então a impermeabilização é colocada sobre a área de todo o telhado.
- Colocar as barras de ventilação, com secção de 3,2 × 5 cm, no talude, deixando cerca de 5 cm para o nó de apoio.
- De madeira contra-treliça sob a telha metálica comece a derrubar as ranhuras deste nó de suporte, a partir do vão esquerdo, utilizando tábuas com seção de 3,2 × 10 cm.
- Em seguida, monte a caixa para encostas adjacentes com um degrau que corresponda ao tamanho dos ladrilhos.
- Fixe com vários parafusos auto-roscantes da cornija nas áreas onde a ranhura fica contígua à caixa caída. A sobreposição das pranchas sob a ranhura deve ser de pelo menos 20 cm. Sele as costuras com selante.
- Em seguida, aparafuse as folhas na caixa montada. Não se esqueça de colocar a vedação entre eles e as tiras ranhuradas.
Informações importantes sobre a forma de assentamento da telha metálica: o vão entre as bordas das chapas perfiladas (próximo ao sulco) deve ser de cerca de 20 cm.
Agora devemos falar sobre o dispositivo do sulco interno nas áreas de junção das principais encostas e estruturas salientes.
As regras de instalação são as seguintes:
- Posicione a chapa perfilada desde a cornija e ao longo do talude principal, de forma que sua borda superior fique 40 cm acima da borda inferior da ranhura.
- Alinhe a borda desta ranhura com os beirais da encosta adjacente a ela. Em seguida, fixe o metal com parafusos auto-roscantes nos pontos de junção do elemento adicional à caixa. A asa da ranhura, que ficará na inclinação principal, deve ser trazida para a folha de rosto previamente montada.
- E o último, como é montado o vale-telha metálica.Coloque as folhas perfiladas das encostas, não esquecendo de desenhar uma linha de ranhura.
Sobre através de saídas para o telhado

Elementos adicionais projetados para saídas para o telhado são feitos de tipos duráveis de plástico. Ao mesmo tempo, sua cor e forma devem ser selecionadas em total conformidade com as das telhas metálicas.
A instalação destas peças é simplificada tanto quanto possível. É quase impossível quebrar o padrão geral da cobertura.
Os kits de condutores fornecidos sempre incluem instruções de instalação detalhadas. Todas as lacunas e rachaduras emergentes entre o elemento adicional e a cobertura devem ser cuidadosamente seladas. Para fazer isso, você pode usar compostos de vedação resistentes à umidade de construção padrão.
Exaustores de esgoto e tubos de ventilação são fixados com elementos de passagem. A montagem da escotilha de incêndio deve ser realizada de acordo com as instruções anexas à mesma.
Conselho! No caso de instalação de telhas metálicas, o vídeo-instrução recomenda a instalação por saídas o mais próximo possível da cumeeira ou do beiral superior. Ao redor da lança / tubo de ventilação, são instaladas escotilhas de incêndio, barras de suporte e, conforme necessário, placas adicionais (piso de madeira maciça). Todas as juntas emergentes devem ser cuidadosamente seladas.
A sobreposição das bases da lança de ventilação e da escotilha de incêndio com as telhas deve ser feita da mesma forma que entre os elementos do revestimento.
O conjunto de saídas de passagem (saídas do sistema de ventilação, ventiladores VILPE , purificadores de ar, esgoto) inclui uma vedação, uma base com vedação e uma vedação para penetração no telhado em borracha EPDM resistente às intempéries.
As instruções para o elemento adicional contêm recomendações para sua instalação.
Deve-se ter em mente que cargas de neve aumentadas na saída não devem ser permitidas. A neve deve ser removida conforme necessário. Se a distância do cume até a saída for superior a 1 metro, é aconselhável colocar um coletor de neve acima dele.
retenção de neve

- Para maior segurança na operação do telhado, recomenda-se a instalação de coletores de neve em áreas de possíveis massas de neve.
- Esses elementos adicionais são colocados no lugar das estruturas de suporte de carga da parede.
- Antes de colocar as chapas metálicas, coloque ao longo da inclinação, em paralelo, barras ou tábuas de suporte adicionais, por exemplo, 5x10cm, para fixar a base do coletor de neve.
- Aparafuse as quatro bases de montagem do elemento à barra de suporte. Monte-os com 75 cm de distância ao longo da parte inferior da onda, usando parafusos de 8 mm ou parafusos com arruela.
- Coloque uma fita de vedação 3×30 entre a telha e a base de fixação.
- Prenda tubos coletores de neve ovais ou redondos (2 peças por conjunto) nas bases e fixe suas bordas com controles remotos de 0,8x3,5cm.
Sobre o selo
Para chapas moldadas de ladrilhos de metal, o menor ângulo de inclinação é 1:4, para análogos trapezoidais - 1:7. Ao utilizar estes revestimentos em coberturas planas, quando as inclinações sondadas são inferiores aos valores recomendados, é desejável compactar sobreposições verticais e horizontais.
Recomenda-se que os selos sejam colocados sob a cumeeira, que é montada paralelamente aos beirais, bem como nos patins que são colocados em ângulo. Além disso, as vedações também devem ser usadas ao instalar valetas.
Fixe os elementos de vedação com pregos galvanizados.Depois disso, você pode colocar a barra de cumeeira.
Fixação das ripas da empena e da cumeeira

A seguir, sobre como montar corretamente a telha metálica.
- Fixe a prancha da empena na placa, logo acima da caixa - na altura da folha. Faça isso com parafusos para telhados, em incrementos de cerca de 80 cm. A sobreposição das pranchas deve ser de aproximadamente 10cm.
- Antes de instalar a tira em forma de cumeeira, rebite a tampa da extremidade. A sobreposição dessas pranchas deve ser de 13 cm, para análogos lisos - 10 cm.
- Conecte com parafusos de tamanho 4,8 × 28 mm, ao longo da borda de 3/4 da prancha entre si e alinhe na direção da cumeeira.
- Coloque o selante entre a prancha e a telha.
- Aparafuse a faixa de cumeeira com parafusos autorroscantes através da vedação para os ladrilhos ao longo do topo de cada segundo das ondas. Se o skate estiver adjacente ao declive, corte a ponta da barra por baixo dele e coloque-o sob o lençol.
- Um selante autoadesivo pode ser usado sob a tira em forma de cumeeira. Antes de instalar, fixe uma prancha adicional nas cristas das vigas, para montar a vedação, de forma que a borda da placa fique ligeiramente saliente além das bordas das folhas de cobertura. Coloque um selante no topo da placa e fixe-o com rebites ou pregos na prancha da cumeeira. Remova a película protetora das bordas do selo autoadesivo e pressione-as na forma da folha perfilada.
- Você pode comprar tampas de extremidade para a faixa em forma de cumeeira, bem como extremidades para um telhado de quatro águas, elementos adicionais de cumeeira em forma de T e Y que podem ser fixados sob a cumeeira com parafusos.
Tiras de encaixe e cornija
Continuamos a descrever a instalação: ladrilho metálico - um vídeo sobre a parede adjacente pode ajudá-lo a entender melhor esse problema.
Nas interfaces do material com superfícies verticais (paredes, parapeitos, tubos, etc.), fixe as faixas apropriadas usando parafusos. Use um selante autoadesivo entre a folha de rosto e o elemento adicional.
A barra de ancoragem deve ser dobrada sob a inclinação do telhado e fixada às telhas ao longo do topo de cada segundo das ondas. Se o material for trapezoidal, o passo de fixação deve ser de 40 cm.
A borda da parede da prancha deve permanecer sob o revestimento da parede. Ao unir com um tijolo ou parede de pedra, esta borda do elemento adicional deve ser introduzida na "lontra" e selada com um composto de vedação especial. Certifique-se de que haja ventilação suficiente na junção do telhado e da parede.
Observe a sobreposição das pranchas ao longo de seu comprimento de 10 cm.
Para vedar adicionalmente esses elementos adjacentes, use selante de silicone para construção. Equipar os revestimentos das chaminés com placas lisas da mesma cor dos ladrilhos
A faixa da cornija direciona o fluxo de água para a calha e também evita que ela atinja as tábuas da cornija. Como mostram as instruções de instalação de telhas metálicas - uma vídeo-aula, antes de instalar suas telhas, é necessário fixar a tira da cornija no fundo da caixa com pregos galvanizados.
O passo de fixação deve ser de 30cm. Sobreponha as pranchas umas às outras em 5 cm. Você também pode colocar um selante entre eles e os ladrilhos.
O artigo te ajudou?