A cobertura de telhas macias é possível nos casos em que a inclinação da inclinação é de pelo menos 12 graus (1:5). Um telhado feito de telhas betuminosas macias é muito atraente e fácil de instalar, mesmo com formas relativamente complexas de estruturas de telhado.
A melhor época para a instalação de um telhado macio é o verão, pois os raios solares, derretendo gradativamente a camada autoadesiva do revestimento, permitem que as telhas (telhas) sejam coladas com segurança na base, bem como nas telhas dos adjacentes linhas.Neste caso, consegue-se uma elevada impermeabilidade do revestimento.
- Preparação da base para um telhado macio
- Dispositivo de abertura de ventilação
- instalação de underlay
- Instalação de beirais metálicos, tiras de frontão e tapete de vale
- Instalação de cornija e azulejos comuns
- Instalação de telhas de cumeeira
- Instalação de telhas flexíveis nas junções
- Como usar o adesivo de vedação K-36
Preparação da base para um telhado macio
Cobertura de telha macia comece preparando a base. O material para esse tipo de base, via de regra, é um material que possui superfície contínua e plana e oferece a possibilidade de fixação com pregos.
Contraplacado resistente à umidade, folhas OSB ou placa macho e fêmea com bordas podem ser usadas aqui. Em qualquer caso, o teor de humidade do material utilizado não deve exceder 20% do seu peso seco. No local dos apoios, estão localizadas as juntas das tábuas, sendo que o comprimento das tábuas deve ser de no mínimo 2 x vãos entre os apoios.
Também deve ser levada em consideração a expansão das placas sob a influência de variações de temperatura e umidade, deixando uma folga suficiente entre as placas, caso contrário, o telhado de telhas macias pode se deformar e perder a estanqueidade.
Dispositivo de abertura de ventilação

A abertura de ventilação geralmente tem dimensões consideráveis - pelo menos 50 mm. Tenha um orifício de exaustão em uma estrutura como cobertura padrão enrolada, o mais alto possível, os orifícios de entrada de ar são dispostos, respectivamente, na parte inferior da cobertura.
Quais são as funções da ventilação?
- remoção de umidade do material de cobertura, torneamento e isolamento;
- reduzindo a formação de pingentes de gelo e gelo no telhado no inverno;
- diminuição da temperatura no interior da estrutura no verão.
A ventilação adequada do telhado é a chave para uma longa vida útil do telhado.
instalação de underlay

Uma subcamada de reforço é geralmente entendida como a instalação de material isolante de cobertura enrolado em toda a área da cobertura.
A camada de revestimento é montada paralelamente ao beiral do telhado na direção de baixo para cima e com uma sobreposição de 10 cm ou mais. As bordas são fixadas com pregos em intervalos de 20 cm e as costuras são seladas com cola.
Quando a inclinação da inclinação do telhado telhado macio mais de 18 graus, o material de revestimento só pode ser colocado em cumeeiras, extremidades, beirais e vales, bem como em locais de passagem pelo telhado (chaminés e tubos de ventilação, paredes verticais, etc.).
Dependendo do método de fixação do sistema de drenagem, pode ser necessário instalar suportes para a montagem da manta.
Instalação de beirais metálicos, tiras de frontão e tapete de vale
Regras para a instalação dos elementos acima da estrutura do telhado:
- Para proteger as saliências da cornija, as bordas do torneamento da água da chuva são montadas no topo do tapete de forro, os chamados conta-gotas (tiras de cornija de metal) com uma sobreposição de pelo menos 2 cm. As tiras são pregadas em zigue-zague maneira usando pregos de telhado em incrementos de 100 mm.
- Para garantir a proteção das bordas do torneamento nas partes finais do telhado, as tiras de empena são montadas com uma sobreposição de pelo menos 2 cm e são pregadas da mesma forma que as tiras de cornija.
- Para melhorar as propriedades de impermeabilização em vales, um tapete de vale é colocado sobre a camada de revestimento de acordo com a cor das telhas. Fixe as bordas com pregos de telhado a cada 100 mm.
Instalação de cornija e azulejos comuns
Em seguida, prossiga para a instalação ao longo da saliência da cornija das telhas da cornija. Ao mesmo tempo, uma película protetora é previamente removida de sua superfície inferior.
As telhas da cornija são colocadas de ponta a ponta, recuando do local da inflexão da prancha até 10-20 mm. As telhas de beiral são pregadas perto do local de perfuração com mais sobreposição dos fixadores de telhas comuns.
Conselho! A instalação de telhas comuns começa no centro da saliência da cornija e é realizada em direção aos elementos finais do telhado.
O ladrilho é colado, removendo dele uma película protetora preliminar. Com inclinação do telhado de 12 a 45 graus, a fixação é realizada com 4 pregos, acima de 45 graus - com 6. A fixação é realizada nas bordas e logo acima da ranhura da telha, com inclinação superior a 45 graus, 2 pregos são fixados adicionalmente nas bordas superiores da telha.
A tecnologia de cobertura de telhas macias é aproximadamente a seguinte:
- A primeira fileira de ladrilhos é colocada de forma que sua borda inferior não fique a mais de 10 mm em relação à extremidade inferior do ladrilho da cornija, e as pétalas cubram as juntas do ladrilho da cornija.
- Outras fileiras são montadas, garantindo que as pontas das pétalas fiquem acima ou no mesmo nível em relação aos recortes dos ladrilhos da fileira anterior.
- Nas extremidades do telhado, as telhas geralmente são cortadas na borda, após o que são coladas com uma tira de cola de 10 cm.
- Nos vales, os ladrilhos são cortados de modo que restem faixas abertas de cerca de 15 cm de largura no fundo.
- As bordas das telhas são coladas com cola K-36 ao longo da linha de corte até uma largura de pelo menos 10 cm.Na hora do corte, o compensado é colocado sob as telhas para evitar danos à camada inferior do carpete do telhado.
Instalação de telhas de cumeeira

As telhas deste tipo são obtidas dividindo as telhas de cornija em 3 partes de acordo com os locais de perfuração.
A instalação é realizada da seguinte forma:
- Remova a película protetora do material de cobertura.
- As telhas de cumeeira são montadas na cumeeira com o lado curto paralelo à cumeeira.
- Pregue a telha com 4 pregos de forma que fiquem sob o ladrilho seguinte, aplicados com sobreposição de 5 cm.
Instalação de telhas flexíveis nas junções

As passagens pelo telhado de pequeno diâmetro são realizadas com vedações de borracha. Chaminés e tubulações de outros tipos sujeitas ao calor devem ser isoladas.
A instalação de telhas flexíveis nas proximidades de tubos e outras penetrações requer a instalação ao longo de todo o perímetro do elemento vertical no ponto de conexão com o telhado do trilho triangular com seção transversal de 50 * 50 mm.
Em seguida, um tapete de revestimento é montado ao redor do elemento e as sobreposições são untadas com cola K-36, após o que as telhas são colocadas em uma superfície vertical e coladas.
O tapete de revestimento é colado de forma a pisar no tubo mais de 30 cm e na inclinação do telhado - mais de 20 cm A junção é fechada com um avental metálico fixado mecanicamente.
A seguir, as costuras são seladas com selante de silicone, bastante resistente aos fenômenos atmosféricos. A junção do telhado às paredes verticais é realizada de maneira semelhante.
Como usar o adesivo de vedação K-36
Este adesivo é usado para selar os seguintes tipos de nós:
- sobreposições no tapete do vale de ladrilhos comuns;
- locais onde o telhado fica contíguo ao elemento vertical (condução);
- sobreposições do próprio tapete de forro.
Dependendo do tipo de local de aplicação, o consumo de cola K-36 é de 0,1-0,7 litros por metro linear.
Aplique cola de acordo com as seguintes regras:
- Limpe o local de aplicação de óleo, sujeira e materiais soltos.
- Sobre bases poeirentas e porosas, aplica-se primeiro uma solução betuminosa.
- A cola é aplicada a uma das superfícies a serem unidas usando uma espátula com uma camada de 0,5-1 mm de espessura.
- A largura da colagem é determinada de acordo com as instruções de instalação.
- Ao colar juntas em tubos ou paredes, a cola é aplicada em toda a área de contato.
- As costuras da alvenaria são esfregadas com argamassa ao nível do tijolo. A colagem ocorre dentro de 1-3 minutos após a aplicação do adesivo, dependendo da temperatura ambiente.
Em baixas temperaturas, a instalação de um telhado macio pode exigir o aquecimento do adesivo.
Conselho! Antes de colar em uma superfície com primer, certifique-se de que o primer esteja completamente seco.
A cola deve ser armazenada em temperaturas de até +30 graus, aplique - na faixa de temperatura de +5..+50 graus. A secagem completa do adesivo, dependendo da temperatura ambiente e da espessura da camada adesiva, leva de 1 a 14 dias.
O artigo te ajudou?