Muitas vezes, os proprietários de suas próprias casas se perguntam: qual é a melhor maneira de cobrir o telhado da casa? Até o momento, existem características básicas pelas quais é recomendável escolher uma cobertura.
Essas características incluem:
- forma;
- cor;
- peso do material;
- preço do trabalho de instalação;
- o custo do próprio material;
- confiabilidade de materiais.
Ao escolher uma cobertura, deve-se levar em consideração o peso específico que cada material possui. Por exemplo, o ladrilho natural excede o ladrilho metálico em quase 10 vezes.
Atenção! Muitos consumidores na pesquisa, para melhor cobrir o telhado, primeiro prestam atenção à praticidade e aparência dos materiais de cobertura, e não pensam que podem ser de má qualidade e de curta duração.
ondulina
Como material de cobertura, como a ondulina, é frequentemente usado. É feito de fibra de vidro e impregnado com betume. É leve e de baixo custo. Além disso, a ondulina é instável a mudanças bruscas de temperatura e inflama rapidamente.
Ruberóide

O material de cobertura é um material laminado e é feito de papelão, que é colado com betume em ambos os lados e polvilhado com migalhas. Este material é inflamável.
Além disso, é um bom isolante de calor, vapor e térmico, bem como um bom isolante acústico.
Ardósia
Na maioria das vezes, é claro, eles usam ardósia como cobertura, o que tem um preço pequeno. Vantagem significativa telhados de ardósia é durabilidade e também é bastante resistente ao fogo.
Além disso, não aquece ao sol. Este material tem suas desvantagens - fragilidade e peso pesado. E com o tempo, devido à umidade constante, pode ficar coberto de fungos e musgo.
Telhas
Considerando a questão de como cobrir o telhado, não se pode perder material de cobertura como telhas.
É dividido em cinco tipos:
- telhas naturais. Este material é resistente à precipitação atmosférica, além de ter a forma e aparência mais bonitas, é durável e é um bom isolante acústico. Mas tem uma desvantagem significativa, que é o seu peso, e na hora de instalar a estrutura do telhado deve ser feita uma caixa especial para que as telhas não escorreguem. Este material de cobertura é um dos mais caros.
- telhas de cimento-areia.É um material que se assemelha às telhas naturais, mas devido à sua composição tem um baixo custo. Além disso, é frágil e difícil de transportar.
- a telha metálica é um material prático e barato. Telhado feito de telhas de metal padrão É leve e não requer cuidados especiais e pode durar mais de 40 anos. Esta cobertura não tem medo de mudanças de temperatura e influências ambientais negativas. Além disso, a telha metálica transfere bem as cargas mecânicas e é muito difícil destruí-la.
- telhas betuminosas - as telhas consistem em fibra de vidro multicamada, que é colada com betume e polvilhada com lascas minerais especiais.
- telhas de barro. Até o momento, este material não é usado para coberturas. Existe outro material - telha, que é uma placa de madeira. Eles duram muito tempo, mas inflamam com bastante facilidade.
Euroslate
Conselho!Se surgir a questão de como cobrir o telhado da casa, uma boa opção é o eurolate, que é significativamente diferente do seu antecessor. Este material não contém amianto e é feito de betume.
É leve e resistente ao estresse mecânico. Um dos melhores materiais em termos de resistência e leva até 300 quilos por metro quadrado.
Também é fácil de instalar e seu baixo peso permite que seja colocado sobre o revestimento antigo. Além disso, é durável (50 anos), resistente à umidade, não contém substâncias perigosas e não suporta combustão.
A escolha do material de cobertura
Antes de cobrir o telhado, os profissionais recomendam contar com esses fatores:
- compatibilidade com o acabamento da fachada do telhado;
- a possibilidade de seu processamento;
- preço;
- peso do material de cobertura;
- aparência;
- qualidade do telhado.
Para a instalação de telhados de casas com área pequena, é adequado material como a ardósia betuminosa. Hoje, o mercado de construção formou uma grande variedade de coberturas macias - materiais de chapa para coberturas.
Este tipo é muito plástico e fácil de instalar, e seu uso simplifica o trabalho em telhados complexos que possuem vários patins.
Além disso, ao escolher tal material de cobertura, surge a questão da economia, pois na instalação de uma estrutura de quadril ou abóbada, ela está associada a muitos remates, o que significa que haverá muito desperdício.
Analisando a questão, o melhor para cobrir o telhado, você pode considerar algumas dicas. Para a cobertura de uma casa de campo com telhado de duas águas convencional, é melhor escolher ardósia betuminosa ou chapa galvanizada.
Para casas de campo, recomenda-se o uso de materiais de cobertura macios ou telhas metálicas.
Nas casas de campo, cujo telhado é uma estrutura bastante complexa com vários patins, declives e também com sótão, são utilizados materiais de cobertura universais - principalmente telhados de costura.
telhado do celeiro

Se você decidir construir um anexo, surgirá involuntariamente a pergunta: como cobrir o telhado do celeiro? O telhado deste edifício pode ser coberto com ardósia. Este método continua sendo o mais barato e de alta qualidade.
Para telhados, muitas vezes são usadas coberturas de chapas de papelão ondulado, zinco e alumínio. Esses materiais são duráveis, confiáveis e leves, além de terem cores diferentes.
Dica Um bom material para o telhado de um celeiro é a ondulina. É feito de fibras de celulose impregnadas com betume. Com um peso pequeno da estrutura, você não pode construir um sistema de treliça.
O artigo te ajudou?