As cortinas são um dos principais elementos da decoração da sala, criando sua imagem. Para criar um bom humor, vale a pena escolher tecidos que combinem harmoniosamente com o resto do interior. Praticidade também é importante. O tipo certo e a cor do tecido da cortina podem transformar uma sala e adicionar originalidade.
Projeto
Em primeiro lugar, na hora de escolher as cortinas, é preciso avaliar o design da sala. Considere quais tipos de cortinas são adequados para estilos básicos de design:
- Para uma sala de alta tecnologia, cortinas de véu fofas não são adequadas. Vale escolher as cores e tecidos mais modernos, possivelmente lisos.
- Na sala de estar, especialmente se tiver móveis requintados, você precisa de uma cortina com cortinas e acessórios ricos. Este conselho também é relevante quando o apartamento tem um quarto - ele desempenha o papel de sala e quarto.
- No design clássico da sala, se o tamanho da sala e a janela permitirem, é bom escolher cortinas de veludo grosso e tule arejado. Uma cortina de cortina é adequada para um pequeno espaço. A textura do tecido deve compensar o caimento e as camadas. Além disso, as cortinas jacquard combinam bem com o estilo clássico.
- estilo oriental. Geralmente já está repleto de tecidos pesados e densos. A severidade das cortinas vai agravar e arruinar a aparência da sala. Para evitar isso, vale a pena adicionar um elemento de leveza - uma cortina de tule ou tecido leve semelhante.
Funcionalidade dos materiais
Na hora de escolher um tecido, se possível, opte por tecidos práticos: não muito sujos, fáceis de lavar e limpar. Vale a pena escolher materiais naturais com uma pequena adição de artificiais. Esse tecido geralmente é bonito e prático. Um material muito fofo e pesado pode dobrar uma cornija leve com o tempo e também acumular poeira.
Na hora de escolher as cortinas, é útil escolhê-las para combinar com o ambiente, mas ainda não uma a uma, mas alguns tons mais claros ou mais escuros. Assim, o interior ficará mais brilhante e animado. A variedade de cortinas no mercado é enorme, porém, se não foi possível encontrar as adequadas, você pode encomendá-las sob medida em qualquer tecido de seu interesse.
As cortinas precisam ser forradas?
A resposta depende do tipo de tecido. Algumas pessoas não podem ficar sem ele. Por exemplo, seda. Sem forro, desbota rapidamente ao sol. Também é útil para cortinas com padrão impresso. O forro pode ser pego muito leve. Mesmo transparente. Para materiais densos, suaviza a silhueta e a rigidez. Para finos - projetado para dar brilho e proteger contra o desbotamento ao sol.Para uma cortina translúcida, um forro de cor sólida adequado melhorará as propriedades de proteção solar.
Importante! Cortinas forradas protegem melhor a sala do frio e do barulho.
Ao escolher, considere a compatibilidade das cortinas com o interior e as funções que elas devem desempenhar bem para você pessoalmente. Então você não se enganará com a escolha e a compra o encantará por muitos anos.
O artigo te ajudou?