No período pós-guerra, o interior japonês passou por muitas transformações. O novo tempo ditava as suas próprias regras, mas também havia lugar para as formas tradicionais. Artistas que antes trabalhavam exclusivamente com tecidos e porcelanas começaram a experimentar o design, entre outras coisas. Foi assim que começaram a surgir belas composições, livres e leves, mas ao mesmo tempo muito funcionais. Hoje, o interior japonês está entre as tendências mais conhecidas e populares.
O que você precisa para criar um estilo japonês
Uma casa em estilo japonês é toda uma filosofia, uma forma de conhecer a si mesmo e a natureza. A pretensão é estranha a tal ambiente, não há nada de supérfluo nele. Para obter o efeito do verdadeiro minimalismo japonês, você pode usar os seguintes itens.
- Portas de correr. Em uma típica casa de campo japonesa, o jardim funciona como uma extensão da casa.Esses dois espaços são unidos pela extensão das paredes do terraço. Portas divisórias semelhantes podem ser usadas no apartamento.
- Telas. O interior japonês valoriza a naturalidade e a leveza. É por isso que as telas de ar à base de papel de arroz são tão procuradas por lá. Essas coisas podem ser usadas para decorar e zonear o espaço. Materiais naturais também são utilizados na decoração principal dos quartos. As paredes aqui podem ser complementadas por painéis de madeira e elementos de bambu, as janelas podem ser cortinas de cores claras feitas de linho ou seda.
- Prateleiras fechadas e roupeiros embutidos. A habitação japonesa é concisa, mas muito prática. Os espaços de armazenamento aqui são representados por armários-despensas que se fundem com a parede e prateleiras fechadas. Neles, os itens domésticos podem ser facilmente escondidos de olhares indiscretos. Isso cria uma sensação de espaço quase vazio.
- Móveis agachados. Móveis típicos deste estilo são baixos. Parece que as pernas das camas e cadeiras são simplesmente removidas. Mas mesmo esses modelos ligeiramente incomuns são muito convenientes e confortáveis. Para entrar no estilo, o melhor é escolher opções lisas com encaixes discretos e quase desprovidas de enfeites.
- Futon. Para economizar espaço, os japoneses podem ficar sem cama. O local habitual para dormir é frequentemente substituído por um colchão especial - um futon. Também pode servir como cadeira.
- Tansu. É perfeito para complementar e ao mesmo tempo decorar o ambiente, um baú tansu vai ajudar. Ele serve como um substituto para uma cômoda e geralmente é equipado com rodas para sua conveniência. Como regra, os livros são mantidos em tansu.
- Tapetes de tatame e tapetes de bambu são ótimos pisos e adicionam uma vibração oriental.
- Objetos de arte.A decoração clássica - pinturas, caixões, vasos, bonecas - ajudará a aperfeiçoar o ambiente resultante. Mas você não pode pendurar fotos em todas as paredes. Você precisa escolher um assunto no qual a ênfase será colocada.
- Acessórios com hieróglifos. Pergaminhos com citações e ditados, colchas decoradas com eles também podem servir como uma maravilhosa decoração temática que completa a decoração japonesa.
Assim, lembrando-se das regras básicas do cenário do país do sol nascente e escolhendo as coisas certas com estilo, você pode decorar qualquer ambiente neste estilo.
O artigo te ajudou?