A escolha do piso é um processo complexo que exige muito cuidado. É muito importante escolher tanto os parâmetros técnicos quanto as características do revestimento externo, pois será muito difícil alterar o acabamento. A desmontagem de cerâmicas e porcelanatos demanda muito tempo, esforço e exige investimentos sérios. Para não se enganar, sugerimos considerar as regras básicas para a escolha deste piso.
O azulejo perfeito para a cozinha: como escolher
Para o piso da cozinha, é melhor usar cerâmica ou porcelanato, pois eles são protegidos dos efeitos negativos. A primeira coisa a escolher é a forma. Os modelos mais comuns são as telhas retangulares e quadradas. É fácil de colocar e esse acabamento parece atraente. Existem também tipos hexagonais originais de ladrilhos, mas são usados muito raramente.Para fazer uma bela cornija, você pode escolher um ladrilho, pode escolher certos tipos de material de acabamento.
O tamanho das telhas também pode variar consideravelmente. O menor ladrilho é o mosaico. Apesar de permitir tornar a sala visualmente um pouco maior, agora não está na moda. A tendência dos últimos anos são os ladrilhos grandes. O tamanho ideal é 30 x 30 ou 50 x 50 cm, pois esses parâmetros são adequados não apenas para a cozinha, mas também para o banheiro.
Observação! É muito importante estudar os parâmetros técnicos das placas cerâmicas. Caso contrário, lascas e rachaduras se formarão rapidamente no revestimento. Quase todas as opções de acabamento estão indicadas na embalagem.
Como usar no interior
Existem várias regras básicas que ajudarão a encaixar harmoniosamente e corretamente os ladrilhos cerâmicos no interior. A primeira regra é a escolha do tamanho do ladrilho. Se a sala for pequena, é recomendável escolher tamanhos pequenos, pois permitem visualmente tornar uma pequena sala muitas vezes mais leve e maior. Se a cozinha for grande, você pode escolher qualquer parâmetro do material de acabamento. Quanto à sombra e aos elementos decorativos do ladrilho, é preciso escolher individualmente para cada cômodo.
Para encaixar harmoniosamente os ladrilhos de cerâmica no interior, você pode usar as seguintes dicas:
- Para escolher a cor certa para o piso, é preciso focar na cor dos móveis. A telha deve ser de cor contrastante;
- Se a cozinha for pequena, recomenda-se o uso de ladrilhos de cerâmica de cor clara. Nesse caso, o tamanho ideal não deve ser maior que 10 por 10;
- Se você usar tons frios no interior, é melhor escolher os ladrilhos da mesma paleta. Cores próximas umas das outras se complementam perfeitamente.
Se você decidir escolher um ladrilho de cor clara, saiba que a sujeira ficará bem visível na superfície. É por isso que os ladrilhos escuros são mais frequentemente escolhidos para o piso. Ao escolher um rejunte, preste atenção aos tons um pouco mais claros que o próprio ladrilho. Usando todas as dicas acima, seus ladrilhos durarão muito tempo e o interior ficará bonito e harmonioso.
O artigo te ajudou?