Nos países europeus, a ardósia de alumínio é usada como cobertura há muitos anos. Este material provou-se tanto do ponto de vista prático quanto do ponto de vista estético. Devido ao que o material é popular e, portanto, é instalado, vamos considerar neste artigo.
Vantagens do revestimento de alumínio
Os revestimentos à base de alumínio apresentam inúmeras vantagens, das quais destacaremos apenas as principais:
- Este metal não está sujeito à corrosão, pois tende a criar ao seu redor uma película protetora de oxigênio, cuja violação só pode ser alcançada pela exposição a álcalis ou outros tipos de soluções químicas. Por esse motivo, a ardósia de alumínio é frequentemente usada em áreas com alta umidade.
- peso leve material de cobertura (o alumínio é o metal mais leve) torna as coberturas muito leves e permite a utilização de coberturas de alumínio em edifícios onde, por razões técnicas, não pode ser utilizado outro material de cobertura. Esse material economizará significativamente no dispositivo telhados de ardósia faça você mesmo (sistema caibro), bem como na fundação da estrutura, já que, em comparação com outros revestimentos, tem um peso quase imperceptível.
- O telhado de alumínio tolera bem o impacto de fenômenos atmosféricos complexos: não tem medo de granizo ou ventos fortes.
- O revestimento de alumínio é capaz de refletir até 90% da radiação solar, portanto, serve como uma espécie de “escudo” espelhado da casa, que no calor se tornará um seguro contra o superaquecimento da casa e no frio contribuirá ao derretimento uniforme da neve no telhado sem a formação de perigosas crostas de gelo.
- Devido à flexibilidade do alumínio, ele pode ser utilizado como cobertura mesmo nos relevos mais complexos. . Para edifícios com estrutura de telhado complexa, a ardósia de alumínio se tornará um material indispensável.
Seleção de material de cobertura de alumínio e sua instalação

De toda a gama de produtos de alumínio oferecidos pelos fabricantes, as chapas de alumínio onduladas são as mais usadas como material de cobertura.
São leves e duráveis e, entre outras coisas, não requerem conhecimentos especiais na área de instalação profissional.
As regras para a instalação de um telhado de ardósia de alumínio são as seguintes:
- Quase todos os materiais de cobertura de metal são colocados usando o método de costura, e a cobertura de alumínio não é exceção.
- A instalação de coberturas de alumínio é realizada sem pregos e parafusos auto-roscantes diretamente nas telhas.
- Para a colocação de um telhado dobrado de alumínio, são preparadas uma caixa sólida e uma esparsa, usando uma viga de madeira de espécies coníferas, em regra, 50 * 50 mm.
- O passo da caixa geralmente é fornecido para não mais que 25 cm, pois se o passo for aumentado, as chapas de alumínio podem dobrar, o que levará ao enfraquecimento da conexão da costura.
- Nas juntas das inclinações do telhado, em qualquer caso, é fornecido um revestimento contínuo.
- Ao colocar chapas de ardósia de alumínio, sempre é deixada alguma lacuna térmica de compensação entre elas.
- As telhas são colocadas de forma semelhante a outros tipos de coberturas, porém são fixadas com grampos especiais.
- Os grampos são presos à caixa usando parafusos auto-roscantes ou pregos de cabeça larga em intervalos de 300-400 mm.
- A folha de alumínio subsequente é colocada somente após a fixação da anterior.
- Ao fixar os grampos na caixa, certifique-se de que os pregos (parafusos auto-roscantes) entrem na caixa em um ângulo estritamente reto.
- Depois que o grampo é instalado e fixado, sua borda frontal é dobrada e pressionada para baixo.
Conselho! Antes de colocar as chapas de alumínio, verifique a limpeza, uniformidade e secura da caixa.
Esta é a nossa breve revisão deste material de cobertura.
Atualmente, a ardósia de alumínio não é tão popular em nosso país em comparação com os países europeus, mas as perspectivas para esse material são muito animadoras, portanto, a lacuna existente em nosso mercado moderno provavelmente será corrigida.
O artigo te ajudou?