A vantagem do material natural para coberturas é confirmada por uma longa história de seu uso. Carvalho, abeto, faia, larício, cedro canadense encontraram uso generalizado para telhados.
Diferentes nações chamam o material de cobertura feito de madeira de forma diferente: shindel, shingle, shingles, shingalas. Neste artigo, falaremos sobre as características e características da cobertura de telha.

Produção de telhas

As telhas são feitas de madeira de coníferas da melhor qualidade: carvalho, larício siberiano, cedro canadense. Este material é feito principalmente à mão, na forma de placas de madeira.
A telha pode ser de vários tipos:
- lascado;
- serrado;
- mosaico.
Para que o material adquira uma determinada tonalidade, é impregnado com meios especiais, prolongando assim a vida útil.
Esse material é uma excelente alternativa às coberturas modernas, principalmente para os telhados dos objetos que estão sujeitos a:
- exposição ao clima severo;
- regimes de temperatura extremamente baixa;
- quantidade significativa de precipitação na forma de cobertura de neve.
Atenção. A madeira para telhas deve estar sem danos: podridão e nós.
A complexidade das formas

Os métodos modernos de produção de telhas permitem com mais frequência na construção dar preferência à opção - cobertura + telhas. Este material é usado com sucesso em telhados com formas curvas e configurações complexas..
Dependendo da finalidade do objeto, as telhas se encaixam em 3-5 camadas. Revestimento multicamada cria em complexo telhados coberturas densas e impermeáveis.
tecnologia de assentamento
A cobertura de telhas difere de outros revestimentos não apenas em propriedades, mas também na tecnologia de assentamento, que é determinada pela natureza do material. As telhas são colocadas no telhado da mesma forma que as escamas são colocadas em um cone de abeto.
Quando expostas à precipitação e alta umidade, as placas de madeira incham um pouco e aumentam de tamanho. Devido a isso, o material fecha no telhado.
O telhado parece uma protuberância.No processo de secagem, as chapas, dobradas, são levantadas por uma cúpula, garantindo ao mesmo tempo a retirada da umidade de baixo telhados de casas.
Tal revestimento natural em tempo ensolarado mostra suas propriedades únicas. Se compararmos materiais como metal, ladrilhos, a superfície de madeira não transfere calor. Isso causa frescor na casa durante a estação quente.
A superfície externa deste revestimento é caracterizada por uma estrutura em relevo.
Esta circunstância protege o espaço do telhado do ruído resultante de:
- saudação;
- chuva;
- vento forte.
Atenção. A inclinação da encosta para a colocação de telhas pode ser de 28 a 45 graus.
Durante a construção de instalações residenciais, as telhas são colocadas em 4-5 camadas, estruturas de utilidade - em 3-4 camadas.
A vantagem da cobertura natural
Placas de madeira são capazes de respirar, então o telhado é ventilado naturalmente. Se você criar um telhado de acordo com o esquema do telhado de telha - uma lacuna ventilada adicional, o próprio revestimento e as estruturas de suporte durarão muito mais tempo.
Basicamente, as telhas, assim como as coberturas, apresentam as seguintes vantagens:
- garante a estanqueidade do telhado a longo prazo;
- o revestimento está em total harmonia com o meio ambiente;
- leveza do material (para 1 m² a carga é de 14 a 18 kg);
- sem dúvida, este é um revestimento ecológico;
- durante o trabalho de instalação, observa-se uma produção quase sem desperdício;
- o revestimento não acumula tensão estática;
- a condensação não se forma sob as placas de madeira;
- resistência a mudanças bruscas de temperatura, precipitação e cargas de vento;
- possibilidade de uso em várias condições climáticas, a uma temperatura de +40 a -70 graus.
As vantagens listadas das telhas permitem criar uma vida durável e confortável em casa com a ajuda deste material.
Dispositivo de telhado

As telhas de telhado são leves. O piso é realizado em caixa contínua ou rara, para a fabricação da qual são retiradas barras de 6 cm de espessura, a distância entre o revestimento em 4 camadas e as barras é de 25 cm.
Uma telha é colocada na direção do cume. Para a primeira linha da primeira e segunda camadas, são utilizadas placas encurtadas. As placas de madeira da primeira camada são fixadas com a extremidade inferior na tábua e a extremidade superior na barra.
O material é fixado com pregos de 5 cm de comprimento para que passem pela camada que antecede a que se encaixa.
Conselho. Para que a telha não seja submetida a cargas de vento, é necessário cercar a saliência da cornija com um cânhamo do lado da superfície inferior das pernas da viga.
Recursos de montagem

A primeira fileira de telhas é colocada de forma que o fechamento fique a 4 cm sarrafos do lado de sotavento. Se você instalar a primeira linha de maneira diferente, o beiral começará a secar prematuramente e a escurecer devido aos efeitos do ambiente externo.
As barras para a caixa são cortadas em duas arestas. O dispositivo da caixa é realizado da saliência da cornija até o cume. Uma tábua é fixada ao longo da saliência, após a ripa da caixa. Cada prancha é fixada na interseção com a viga.

As telhas são assentadas por meio de tábuas, sendo que uma delas serve de guia para o assentamento do material de base, e as demais servem para segurar a guia.
Placas auxiliares devem ser pelo menos duas. Um guia se move ao longo deles no processo de colocação das telhas.
Em locais onde os telhados são rebaixados, em vez de barras, recomenda-se prender as telhas a uma placa com largura de 350 mm - para montagem de revestimento de três camadas, 400 mm - para assentamento de revestimento de quatro camadas.
Para a linha extrema, é usada uma placa com largura de 100-250 mm.
As placas para coberturas são tratadas com tinta a óleo em 2 camadas e cobertas com betume quente. Graças ao processamento, a placa não absorverá água se ela escorrer pelas telhas.
Em locais onde o telhado é inclinado, a cobertura se desgasta mais rapidamente, de modo que a camada de revestimento nas encostas aumenta em um, em comparação com a espessura do revestimento principal. Por exemplo, ao colocar telhas em três camadas na superfície do telhado, quatro devem ser colocadas no local de descida.
A colocação da prancha na descida é realizada de forma que, ao dispor um revestimento de três camadas, a telha fique no mesmo nível em relação à ripa da caixa, que é colocada acima da prancha. A segunda linha de telhas está anexada a este plano. Isso contribui para a estreita adjacência das fileiras de telhas às camadas previamente assentadas.
É altamente indesejável usar um dispositivo de ranhura em um telhado natural. Eles são mais longos que os taludes, portanto, quando instalados, é necessário colocar tiras auxiliares de torneamento, a cada duas fileiras de torneamento..

Para impermeabilizar o telhado, a cumeeira e o beiral do telhado são colocados com placas encurtadas e uma telha de comprimento total é usada para a cobertura principal. Na primeira fileira, no beiral, as telhas são assentadas no sentido da estaca na superfície, nas demais fileiras, a lateral da estaca é direcionada para cima.
Atenção. Placas de madeira adjacentes são abertas, a largura da sobreposição é de 40 cm.
As telhas precisam de manutenção.
É o seguinte:
- a neve do telhado é removida com uma vassoura da cumeeira até a saliência;
- o revestimento é verificado quanto a defeitos.
Trabalhar com telhas é bastante fácil, por isso não é de estranhar que tenham começado a utilizá-la não só em telhados, mas também como material de acabamento de fachadas e interiores.
O artigo te ajudou?