Este artigo falará sobre o que é uma potranca - um telhado que a utiliza tem saliências de cornija fechadas com caixas, que são alongadas com a ajuda de uma potranca, bem como exatamente como as cornijas são fechadas.
A potranca é um pedaço de tábua usado para alongar a perna da viga, usada na disposição da saliência do telhado. É usado nos casos em que o comprimento das tábuas usadas para fazer as vigas é insuficiente. A saliência do telhado é projetada para desviar a água das paredes e evitar que elas se molhem com o derretimento e a água da chuva que flui do telhado para elas.

Se tal telhado estiver sendo erguido, as potras são montadas com um recuo da parede de pelo menos 40 centímetros. A tábua utilizada para sua fabricação deve ter uma largura menor que a tábua com a qual são feitas as vigas.
Assim, na fabricação de caibros de tábuas com seção de 150x50 mm, é retirada uma tábua para a fabricação de potras, cuja seção é de 100x50 mm, etc.
O uso de potras no processo de instalação do sistema de caibro permite:
- Utilizar madeira de menor comprimento em sua fabricação;
- Tanto o levantamento das vigas quanto sua instalação no Mauerlat são facilitados pela redução do peso da estrutura da viga;
- Desenhar a linha da saliência da cornija é muito mais fácil ao usar potras curtas e leves do que ao usar pernas de viga;
- Em caso de dano ou deterioração da potranca, ela pode ser substituída sem dor, sem desmontar todo o telhado.
A potranca pode ser feita com entalhes decorativos, o que permite decorar ainda mais a casa e dar-lhe um aspecto original.
Instalação de saliências de cornija sem o uso de potranca
A implementação de uma caixa ou moldura de madeira sob o beiral permite fechar ou enobrecer várias tábuas que se projetam além dos beirais, como caibros e caixote. O método de preenchimento de vários elementos da cornija depende do tipo de caixa feita.

O método mais simples e eficaz de fabricar uma caixa é montar uma estrutura a partir de uma barra frontal (vento) e trilhos com bainha colocados na parte inferior (interna) das vigas.
Ao usar este método, as extremidades das vigas podem ser cortadas tanto a prumo, quando sua extremidade é paralela à parede, quanto perpendicular ao eixo da viga, dependendo do gosto do desenvolvedor.
Vamos considerar com mais detalhes a opção com corte paralelo das pontas das vigas:
- Para realizar o trabalho, você precisará de andaimes, além de uma escada retrátil. A fixação será feita com chave de fenda e parafusos para madeira.
- Em primeiro lugar, a prancha de vento é fixada, depois a bainha externa e, por último, a interna (parede). A seção transversal de todas as placas é de 150x20 mm.
- Para a fabricação da caixa, devem ser selecionadas tábuas uniformes não torcidas, nas quais não deve haver casca e nós em grandes quantidades. Se for planejada a fabricação de uma caixa como "bainha", sem o uso de materiais de acabamento, devem ser utilizadas tábuas secas calibradas com seção de 50x20 mm durante o trabalho.
- Depois de fechar a caixa frontal e as vigas, a caixa é tratada com soluções especiais de proteção. Opcionalmente, você também pode cobri-lo com mancha, bem como verniz, o que permitirá que a bainha dure muito tempo e com eficácia.
Útil: um revestimento de alta qualidade pode ser obtido usando um verniz de navio bastante caro, mas eficaz.
- Para fechar a caixa, o papelão ondulado C10 cinza claro ou branco, ou o revestimento de vinil, que é leve e fácil de instalar, é o mais usado.
- A bainha de partes dos beirais também pode ser realizada com um material especial - intradorsos, que são placas perfuradas de plástico ou alumínio.
Seu custo bastante alto é compensado por alta funcionalidade e aparência atraente.

- Independentemente do material utilizado para a bainha das tiras da cornija, para fechar o lado frontal (vento) da caixa, será necessário o uso de cantos externos, cuja cor corresponda à cor da própria caixa.. O tamanho dos cantos é de 50 mm, a orla deve caber no tamanho da largura da parte do vento.
- Para enobrecer as laterais, são utilizadas tampas cortadas à mão em folhas lisas, cujo formato é selecionado de acordo com o formato da parte final da caixa.
- O processo de execução da bainha frontal é muito mais simples. Duas tábuas com seção de 150x20 mm são fixadas na caixa saliente, após o que são costuradas com material adequado.
Instalação de uma cornija usando potranca

Bainha de cornijas usando potras horizontais é um método mais complexo e demorado.
Mares são tábuas com seção de 100x30 ou 150x30 mm, ou guarnições de caibros presos aos caibros de forma que seus planos largos fiquem perpendiculares à parede.
Importante: ao instalar potras, você deve se guiar por alvenaria ou por nível.
Após a instalação da potranca, são fixadas pranchas com bainha, resultando na obtenção de uma caixa, cujo plano inferior está localizado horizontalmente. Além disso, a caixa pode ser decorada de acordo com os gostos e o estilo geral. telhados de casas.
Ao instalar a cornija, deve-se entender que o telhado deve necessariamente respirar, o que significa que o ar quente entra na parte do beiral inferior, após o que, passando pelas vigas, a caixa e o material da cobertura, sai. Isso fornece uma ventilação eficaz que seca o telhado, prolongando sua vida útil.
A este respeito, não deve ser permitida a vedação de quaisquer elementos da cumeeira ou cornija. Ao realizá-los, não são utilizados silicone ou espuma de poliuretano, com exceção de tubos, caso contrário, o processo de deterioração começará em alguns anos telhados.
Existem várias variedades de cornijas com bainhas com potras. A maneira mais simples é a cornija triangular usual, que, além da facilidade de instalação, difere de outros tipos de cornijas remotas pela ausência de um zumbido desagradável durante as nevascas de inverno.
Considere as regras básicas para sua instalação:
- As vigas devem ser cortadas niveladas com as paredes externas e os beirais não devem ficar pendurados na parede. No caso de pendurar a cornija na junção da parede com as vigas, é pregada uma tábua de cornija equipada com ralo.
- A extensão do beiral é formada pelo alongamento dos caibros com potras, que são pregadas diretamente nas pernas dos caibros. Este método é muito popular devido a uma série de vantagens, por exemplo, proteção garantida do espaço sob o beiral das gotas de chuva sopradas pelo vento. A potranca deve formar um vão que garanta a penetração de ar suficiente para ventilar o teto.
- A retirada da cornija da potranca deixa-se aberta desde o fundo ou fecha-se com o auxílio de tábuas aplainadas e articuladas com bainhas de igual largura, cuja espessura não ultrapasse os 25 mm (cornija bainhada). O espaço sob o telhado é fechado com tábuas de baixo perpendiculares à parede. Também deve ser deixado um espaço entre a parede e as tábuas para ventilação do telhado.
- O reforço do prolongamento do beiral é feito através de consolas com ancoragens de metal ou betão armado, embutidas na parede. A potranca nesses locais deve estar nivelada com o console. Este método de projetar a cornija é usado quando a cornija com bainha é movida a uma distância que excede o permitido para uma potranca de madeira.
- A execução da saliência de tijolo é realizada nas paredes de pedra, cuja parte superior é revestida com tijolo, observando uma tolerância gradual de linhas em um valor não superior a um terço do comprimento do tijolo (80 milímetros). A largura da saliência do tijolo da cornija não deve ser superior a metade da espessura da parede.
A vida útil do telhado depende em grande parte da qualidade da saliência da cornija, durante a instalação da qual a potranca desempenha um papel bastante significativo. Uma cornija executada de forma analfabeta pode molhar o telhado e sua camada de isolamento térmico.
O artigo te ajudou?