Uma mansarda no telhado é fornecida principalmente para fornecer uma sala de sótão (mansarda) com iluminação e ventilação. Além disso, as águas-furtadas são um componente importante da aparência, tanto separadamente do telhado da casa quanto no conjunto de toda a estrutura.
Características de design de janelas de mansarda
A solução mais comum para a instalação de mansardas são estruturas triangulares com inclinações íngremes do telhado.
A principal característica distintiva desse estilo é a falta de penetração da parede da empena da mansarda no telhado. Ele está localizado no mesmo plano com a parede externa da casa.
Além disso, este tipo de mansarda é sempre montado exatamente no mesmo eixo da janela abaixo dela. Graças a isso, as janelas do telhado não parecem estranhas, mas são percebidas como uma com toda a fachada do edifício.
No entanto, tal desenho da mansarda, devido à inclinação significativa das inclinações do telhado (cerca de 64 graus), praticamente não aumenta a área útil do espaço do sótão.
A principal vantagem aqui é a aparência atraente do edifício, bem como a originalidade do layout das instalações sob o telhado.
A altura significativa do espaço sob o telhado com um topo pontiagudo facilita a colocação de grandes janelas do tipo mansarda na empena. Ao mesmo tempo, na decoração do sótão, é possível utilizar detalhes que lembram as abóbadas das catedrais.
Entre outras coisas, devido ao fato de que o telhado da mansarda triangular desce até o telhado principal da casa antes da formação de uma ranhura, não há problema em impermeabilizar as juntas das paredes laterais com o telhado, o que torna muito mais fácil cortar e vedar as próprias janelas de telhado e as casas de telhado principal.
Dispositivo de moldura de janela Dormer
Para construir clarabóias, você precisa começar com o dispositivo de sua estrutura.
E antes da construção da moldura da janela, primeiro eles arrumam a moldura do telhado da casa:
- Executar frontões.
- Monte a viga da cumeeira e todas as pernas da viga.
- Nas localizações das mansardas, são fornecidas aberturas entre as vigas montadas. Ao mesmo tempo, as vigas que enquadram essas aberturas são duplas e até triplas, uma vez que a carga sobre essas vigas é considerada muito maior em comparação com todas as outras vigas do telhado principal.
Uma clarabóia do tipo faça você mesmo de acordo com um projeto padrão envolve o suporte das empenas das águas-furtadas com paredes laterais de 1,5 m de altura, que se estendem da parede externa da casa para o interior.
Por sua vez, as molduras dessas paredes laterais repousam sobre as vigas do teto, localizadas sob a mansarda.
Por isso, imediatamente após a montagem da estrutura de treliça do telhado principal, primeiro são montados os caixilhos dessas paredes laterais, e depois as estantes e travessas dos caixilhos das águas-furtadas, que têm uma posição horizontal, já estão amarrado a eles.
Além disso, o processo de instalação de uma janela no telhado continua de acordo com o seguinte esquema:
- Como as empenas da mansarda triangular estão localizadas no mesmo plano da parede principal da casa, as extremidades inferiores das pernas das vigas adjacentes a elas são cortadas niveladas com o revestimento da parede.
- Na altura das vigas de cumeeira da mansarda, previstas pelo projeto, são montadas vigas de verga entre as duas pernas do caibro. É inaceitável fazer cortes ou ligações que possam enfraquecer as vigas do caibro. Por este motivo, recomenda-se a utilização de esquadrias metálicas suspensas para a fixação das extremidades dos jumpers.
- Antes de instalar as vigas de cumeeira das mansardas no lugar, a verticalidade dos caixilhos de empena de cada mansarda é verificada novamente.Em seguida, instale e pregue as barras de cumeeira no lugar.
- Recorte um par de caibros de acordo com o modelo e instale-os nas empenas de cada trapeira para o telhado.
- As molduras das empenas são revestidas com folhas de compensado impermeável de construção. O revestimento das empenas é colocado estritamente nivelado com o revestimento da parede da casa.
Instalação de ranhuras na parte superior da mansarda

A construção e o método de montagem do telhado de uma mansarda triangular à primeira vista diferem pouco da fabricação de um telhado convencional do tipo multi-gable.
No entanto, a diferença é perceptível. As inclinações de um telhado de duas águas geralmente têm a mesma inclinação. Nas águas-furtadas triangulares, cujas inclinações do telhado têm uma inclinação de 64 graus, a conexão com as inclinações do telhado principal, que possui uma inclinação de 40 graus, ocorre com a formação de sulcos (vales) totalmente fora do padrão.
Por isso, para simplificar a tarefa, as partes inferior e superior da ranhura são feitas de duas maneiras diferentes.
Na parte superior do telhado da mansarda, que deve parecer um arco de catedral do lado do sótão, é utilizada uma estrutura com vigas inclinadas, sobre a qual repousam vigas encurtadas (espalhadores) em um ângulo de 64 graus.
Para montar esta parte da estrutura, como telhado de duas águas, em primeiro lugar, determine as dimensões da viga de viga ranhurada, o comprimento da viga, bem como os ângulos de acoplamento com a parede lateral e a viga de cumeeira.
O processo adicional de como fazer uma clarabóia é o seguinte:
- Para começar, com a ajuda de um fio de prumo ou nível longo, a posição do centro da interseção da ranhura com a viga da cumeeira é transferida para o piso.
- Em seguida, com a ajuda de uma régua, desenhe uma linha do ponto obtido até o canto da parede lateral e, a seguir, a linha da viga da cumeeira. Ambas as linhas, do ponto de vista da geometria, representam a projeção da viga de caibro da viga de cumeeira e o sulco em um plano horizontal.
- O ângulo obtido entre eles é medido diretamente no chão com um esquadro. Nesse ângulo, a extremidade frontal (inferior) da viga treliçada da ranhura é cortada para acoplá-la com precisão à parede lateral da abertura.
- Ao esticar o cordão da viga da cumeeira até o canto da parede lateral, o ângulo do corte da extremidade superior da viga da viga é determinado com um esquadro. Medindo a distância entre esses pontos, determina-se o comprimento da viga treliçada da sarjeta.
- Em seguida, a linha de projeção da viga do caibro é transferida para a viga superior (localizada na parede lateral) e mede-se o comprimento do corte de referência inferior da viga.
- Depois de fazer as medições no local de instalação, as vigas marcam a peça de trabalho, cortam-na ao longo do comprimento, cortam as extremidades em ângulos de 18 e 72 graus e montam-nas no lugar.
Conselho! Cada clarabóia requer a fabricação de um par de vigas espelhadas simétricas semelhantes. Para fazer vigas encurtadas, é aconselhável fazer um gabarito universal, segundo o qual recortar o número necessário de espaços em branco.
O dispositivo da parte inferior da janela trapeira

Nesta parte da janela, em que a parte interna telhado macio escondido pelas paredes laterais e não visível por dentro, é usado um método simplificado de construção de uma ranhura.
No topo do revestimento do telhado da casa, é pregada uma viga ranhurada, na qual são enfatizadas as extremidades das vigas do telhado de duas águas da mansarda.Por esta razão, esta parte do trabalho é realizada após a conclusão do revestimento do telhado principal da casa com placas de compensado de construção impermeável.
Ao mesmo tempo, para aumentar a resistência, são colocadas chapas de revestimento, começando pelas paredes laterais das janelas.
A posição e as dimensões da viga de suporte para as vigas são determinadas de forma bastante simples:
- puxe da extremidade da viga e até a borda externa do frontão um cordão giz;
- bata a linha de giz com este cordão;
- meça o comprimento da linha e corte um espaço em branco para a viga de suporte;
- sua borda externa lateral é cortada em um chanfro em um ângulo de 64 graus;
- pregado exatamente ao longo da linha marcada com giz.
Os espaços em branco para as vigas da parte inferior da inclinação do telhado da mansarda são cortados de acordo com um único gabarito, cortando apenas as pontas no comprimento necessário ao montá-las no lugar.
A etapa final para resolver a questão de como fazer uma janela no telhado é revestir o telhado das águas-furtadas com folhas de compensado de construção.
O processo geralmente é iniciado no topo do cume, especialmente quando se trabalha com taludes acentuados. Tendo atingido o topo, o trabalho é realizado com uma folha inteira de compensado, orientando-a com precisão ao longo da aresta superior da cumeeira.
Meça e ajuste o restante dos fragmentos de canto, localizados abaixo.
O artigo te ajudou?