Tecnologia de instalação de telhas metálicas: características da obra

tecnologia de instalação de telhas metálicasA tecnologia de instalação de telhas metálicas é bastante simples. Porém, se você decidir cobrir o telhado com telhas de metal, com certeza deve estudar todas as nuances de trabalhar com esse material de cobertura - afinal, muitas vezes o resultado final depende de pequenas coisas e sutilezas. Portanto, nosso artigo será dedicado justamente aos meandros do trabalho com telhas metálicas.

O que é uma telha metálica?

Antes de iniciar o trabalho, é necessário estudar cuidadosamente o próprio material, que usaremos para equipar o telhado.Então - o que é uma telha de metal?

A base da telha metálica é uma chapa de aço de alta resistência, cuja espessura, dependendo da marca da telha metálica, pode variar de 0,4 a 0,8 mm.

Perfilado (curvado de certa forma para obter um perfil característico) telhado de aço coberto com a chamada composição "passivante" à base de compostos de alumínio-zinco.

O principal papel desta composição é evitar a corrosão da base metálica da telha metálica. A camada de passivação é coberta com várias camadas protetoras e, em seguida, é aplicada uma camada de material polimérico.

Dependendo do tipo de polímero utilizado para proteger a telha metálica, distinguem-se os seguintes tipos de revestimento:

  • Revestimento de poliéster
  • Acabamento em poliéster fosco
  • revestimento de plastisol

Uma categoria separada é a chamada telha de metal composto. É uma telha metálica baseada em chapa de aço com espessura de 0,45-0,55 mm, coberta com lascas de pedra natural sobre uma camada passivante de alumínio-zinco.

Na maioria das vezes, os chips de basalto são usados ​​​​para o revestimento composto de telhas de metal.

Observação! Ao contrário das tradicionais telhas metálicas revestidas com polímero, as telhas metálicas compostas são produzidas em um tamanho muito menor e imitam as telhas cerâmicas tradicionais em forma. É por isso que a instalação de uma telha metálica composta em sua tecnologia difere significativamente da instalação de uma telha metálica convencional.

Para proteger contra danos mecânicos, bem como desbotamento sob a influência da radiação ultravioleta, o revestimento de polímero é revestido com um verniz protetor (em uma ou várias camadas).Além de todas as propriedades acima, o verniz também aumenta as propriedades repelentes à água da telha metálica.

Cálculo de telhas metálicas

tecnologia de instalação de telhas metálicas
A estrutura da telha metálica

As principais características da instalação de telhas metálicas são que, ao contrário da ardósia, papelão ondulado e outros materiais de cobertura, as telhas metálicas têm bordas superiores e inferiores claramente definidas.

Isso significa que, no telhado, uma folha de telhas metálicas deve ser orientada de maneira estritamente definida.

Portanto, na hora de comprar telhas metálicas para coberturas, devemos calcular com muita precisão a quantidade de material adquirido - afinal, não adianta fazer um trecho do telhado “a partir de fragmentos”, organizando-os de forma arbitrária.

Além disso, deve-se levar em consideração também o fato de que é necessário cortar o mínimo possível a telha metálica (este ponto será discutido com mais detalhes a seguir).

Portanto, para taludes de configuração retangular, quase sempre é possível selecionar o número de telhas metálicas com o número necessário de ondas, necessário para cobrir completamente o talude.

Leia também:  Instalação de telhas metálicas: instruções de profissionais

Combinando três folhas de seis e doze ondas (e esses são um dos tamanhos mais comuns), você pode prescindir do corte da telha metálica ao longo da largura da inclinação.

E se a telha metálica se projeta além da inclinação ao longo do comprimento, não importa: quanto maior a saliência do telhado, melhor a casa fica protegida da precipitação.

Observação! Para facilitar os cálculos, é mais conveniente calcular a quantidade de telhas metálicas não em milímetros, mas, como indicamos acima, em ondas.Além disso, a maioria dos principais fabricantes de telhas metálicas possui calculadoras especiais em seus sites que podem ser usadas para calcular telhas metálicas para quase todos os telhados.

Corte de telhas metálicas

tecnologia de instalação de telhas metálicas
Cálculo de telhas metálicas

Como dissemos acima, cortar telhas de metal é indesejável. Isso se deve ao fato de que, ao cortar uma chapa metálica, a integridade do polímero e das camadas passivantes é violada e a base metálica da telha metálica torna-se vulnerável a processos de corrosão.

No entanto, em alguns casos (por exemplo, ao instalar uma tenda ou telhado de quatro águas), é necessário cortar a telha metálica.

Se você precisar aparar o ladrilho de metal, para isso você pode usar:

  • Tesouras manuais para metal
  • Mordedores elétricos
  • Serrote com dentes finos
  • Serra tico-tico elétrica com lâmina projetada para cortar metais finos
  • Serra circular com dentes de carboneto

Observação! Não é permitido cortar ladrilhos de metal com uma rebarbadora ("rebarbadora") com uma roda abrasiva! Isso se deve ao fato de que, quando exposto a uma alta temperatura de uma roda abrasiva em rotação, o revestimento de polímero derrete e a camada passivante queima na área adjacente à linha de corte. Ao mesmo tempo, os processos de corrosão se desenvolvem muito mais rapidamente e a chapa metálica torna-se inutilizável muito em breve.

Ao cortar ladrilhos de metal, é melhor varrer imediatamente a serragem formada com uma escova macia, pois as limalhas de metal danificam muito rapidamente o revestimento de verniz e a camada protetora de polímero.

Pela mesma razão, é necessário instalação de cumeeira metálica em sapatos com sola macia, caso contrário, a camada protetora será danificada por saltos de metal.

Preparação de telhado para coberturas metálicas

características da instalação de telhas metálicas
Impermeabilização

Para cumprir ao máximo a tecnologia de instalação, a telha metálica é colocada sobre um telhado especialmente preparado. A preparação do telhado inclui duas etapas:

  • Arranjo de impermeabilização
  • Instalação do sarrafo nas vigas

A camada de impermeabilização fornece as características de impermeabilização do telhado, portanto, quanto melhor for a impermeabilização, mais confiável será a proteção de nossa casa contra a precipitação. A impermeabilização é feita da seguinte forma:

  • A direção da colocação do material de impermeabilização depende da inclinação da encosta. Se a telha metálica for colocada em um declive com inclinação do telhado mais de 1:5, então o material de impermeabilização é colocado paralelamente ao cume. Caso a inclinação da cobertura seja inferior a 1:5, a impermeabilização é executada no sentido da inclinação desde o beiral até à cumeeira.
  • A inclinação da inclinação também determina a sobreposição das folhas de material impermeabilizante: com uma inclinação de 15-30 °, a sobreposição ideal é de 250 mm e, com uma inclinação de 30 ° ou mais, uma sobreposição de 150-200 mm ser suficiente. Ao cobrir um telhado de quatro águas com uma telha metálica, a sobreposição nas cumeeiras é aumentada em 50 mm.
Leia também:  Como cobrir um telhado com telha metálica com as próprias mãos em 10 passos

Ao instalar uma telha metálica, existem duas maneiras de colocar um tapete impermeabilizante:

  • O primeiro método envolve a colocação da impermeabilização de forma que o material de impermeabilização não toque no isolamento em nenhum lugar. Ao mesmo tempo, a ventilação do espaço intra-teto é fornecida devido ao vão.Podemos obter essa folga enchendo uma caixa intermediária de madeira com uma seção de 50 mm nas vigas - permite colocar a impermeabilização com uma queda de cerca de 10-20 mm. No entanto, esse método de impermeabilização tem uma desvantagem muito significativa - junto com a ventilação do telhado, a perda de calor aumenta.
  • O segundo método é mais racional em termos de isolamento térmico, pois envolve o uso de membranas permeáveis ​​​​ao vapor de impermeabilização. Por um lado, essas membranas protegem perfeitamente o telhado contra vazamentos e, por outro lado, não impedem a difusão do vapor d'água da espessura do isolamento sob o telhado. Uma vantagem adicional dessas membranas é que, juntamente com as funções de impermeabilização e ventilação, elas também possuem altas características à prova de vento.

A impermeabilização é fixada aos caibros ou ripas intermédias com pregos galvanizados ou com agrafos de construção. Por cima da impermeabilização dos caibros, preenchemos as ripas das ripas, que são projetadas para evitar danos às membranas durante a instalação da ripa.

A configuração da caixa é determinada tanto pelo desenho do sistema de treliças quanto pela configuração da telha metálica, enquanto uma caixa contínua para telhas metálicas quase nunca é usada.

reparação de telhas metálicas
Torneamento sob a telha de metal

Por exemplo, a instalação de uma telha metálica (de acordo com as recomendações oficiais do fabricante desta telha) envolve a construção de uma caixa com as seguintes características:

  • Para um telhado cuja inclinação da viga está na faixa de 900-1200 mm, o torneamento é erguido a partir de ripas de madeira 32x100mm
  • Também é possível usar um perfil metálico com a mesma (ou maior) capacidade de carga
  • A caixa é fixada às vigas ou contra-trilhos com pregos ou parafusos autorroscantes.
  • O trilho inferior da caixa deve ser pelo menos 10 mm mais grosso que os outros.

Observação! É melhor iniciar a instalação da caixa do mesmo local de onde será iniciada a colocação da telha metálica posteriormente. Isso facilitará a união de folhas de material de cobertura durante a construção de um telhado de configuração complexa.

Além disso, ao instalar a caixa, deve-se lembrar que, se a própria telha metálica não estiver danificada, o reparo da caixa pode ser feito com rapidez suficiente. E isso significa uma extensão significativa da vida útil do telhado como um todo.

Instalação de telhas metálicas

Então, todo o trabalho preparatório está concluído. É hora de proceder diretamente à fixação das chapas de metal na caixa.

Leia também:  Bolo de cobertura para telhas metálicas: características de instalação

Para fixar as chapas de telhas metálicas, utilizamos parafusos metálicos para telhados com broca (4,5x25 e 4,5x35 mm). A cabeça hexagonal dos parafusos autorroscantes permite o uso de uma chave de fenda sem fio com bico especial para montagem, o que facilita e agiliza muito o trabalho.

Para garantir uma fixação e impermeabilização mais confiáveis ​​nos pontos de fixação, cada parafuso auto-roscante deve ser equipado com uma arruela de polímero de vedação.

Observação! O uso de tais fixadores simplifica muito a desmontagem da telha metálica, caso seja necessário reformar o telhado. Ao mesmo tempo, marcamos as chapas removidas de telhas metálicas e, após a conclusão do reparo, as devolvemos ao seu lugar, fixando-as com parafusos auto-roscantes nos furos já feitos.

A instalação de telhas metálicas é realizada de acordo com o seguinte algoritmo:

  • Antes de iniciar a instalação, instalamos uma faixa de cornija na extremidade inferior, projetada para proteger a caixa e o painel frontal da influência da precipitação. Fixamos a prancha diretamente na caixa usando parafusos escareados ou pregos de aço galvanizado. Instalamos um selante entre a faixa da cornija e as chapas de metal.
  • A instalação de um telhado de duas águas começa no final do telhado, quadril - do beiral. Folhas de telhas metálicas são alinhadas em relação aos beirais e não em relação ao final.
  • O empilhamento das folhas pode ser feito da esquerda para a direita e da direita para a esquerda. Ao colocar da esquerda para a direita, cada folha subsequente começa sob a anterior e, ao colocar da direita para a esquerda, é sobreposta à anterior.

    instalação de telhas metálicas compostas
    Instalação de telhas metálicas da direita para a esquerda
  • A sobreposição ideal ao longo da inclinação é de 250 mm. No entanto, alguns tipos de telhas metálicas são feitas no tamanho do telhado, portanto, ao organizar um telhado com essas folhas, a sobreposição não é necessária.
  • Folhas de telhas metálicas são presas à caixa na parte inferior da onda de perfil e sob a onda transversal. A fixação é realizada através de uma onda longitudinal a cada segunda onda transversal de uma telha metálica.
  • A ranhura capilar no lado esquerdo de cada folha deve ser sobreposta pela sobreposição da próxima folha. A sobreposição é fixada com parafuso auto-roscante 4,5x25, não sendo permitida a vedação adicional da sobreposição com impermeabilizantes.

Os trabalhos de colocação de telhas metálicas estão sendo concluídos com a instalação de valetas, ripas de cumeeira e ripas de topo.

Ao organizar a cumeeira com um degrau de 5 a 6 metros, podem ser instaladas as chamadas faixas de ventilação, que são uma faixa de cumeeira com orifícios de ventilação.

Como você pode ver, mesmo um material como uma telha de metal pode ser montado por conta própria - sua tecnologia de instalação é bastante simples e não requer nenhuma habilidade extraordinária ou ferramentas complexas e caras.

Mesmo assim, sem preparo, não vale a pena assumir a instalação de telhas metálicas em um telhado de formato complexo. Portanto, se possível, pratique “em gatos”, cobrindo um pequeno telhado de duas águas de um celeiro ou casa de campo com uma telha de metal.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC