A maioria dos incorporadores recém-formados que tentam seguir as tendências da indústria da construção e escolher coberturas metálicas para seus telhados estão interessados \u200b\u200bno que exatamente, além da estrutura de treliça, deve estar sob o material para que o piso dure o maior tempo possível. O substrato certo para a cobertura metálica é, de fato, muito importante para garantir a durabilidade do revestimento. E o que deve ser e como organizá-lo, tentaremos dar uma resposta.
Tipos de substratos
Para entender o que colocar sob a telha metálica no seu caso específico, é preciso lembrar que as recomendações do fabricante devem ser sempre a prioridade para o desenvolvedor em relação à base da telha metálica.
No entanto, existem dois tipos de telhados, dependendo de qual ou outro projeto de torta de cobertura é geralmente escolhido:
- Frio - para sótãos sem aquecimento.
- Telhados quentes - para instalações residenciais (mansarda) sob o telhado.

O desenho do forro para cobertura fria, partindo da telha metálica e em direção ao sótão, deve ser o seguinte:
- Tornos e contratornos, que servem de moldura para a fixação do material da cobertura e criam um entreferro entre o revestimento e o filme impermeabilizante para eliminar possíveis vazamentos ou condensações.
- Película impermeabilizante sob a telha metálica, que serve como barreira à umidade que penetra do lado de fora.
- Naturalmente, vigas.
- Estofamento do sótão.
Para um telhado quente, esse design parece um pouco mais complicado:
- Torno e contra torneamento.
- Impermeabilização. Aqui, deve oferecer proteção contra possíveis infiltrações de telhado e condensação que se forma no interior do revestimento de telha metálica devido à diferença de temperatura entre o ambiente e o espaço sob o telhado. Entre outras coisas, as funções do filme impermeabilizante neste caso também incluem garantir a remoção do vapor de água que penetra no bolo de cobertura sob a telha metálica do interior. Graças a isso, o isolamento permanece seco e não perde suas características térmicas.
- É necessária uma folga de ventilação de 2-4 cm entre a impermeabilização anti-condensação e o isolamento para garantir o funcionamento normal do primeiro.
- Isolamento colocado entre as vigas e servindo como isolante térmico do interior. Sua espessura é escolhida dependendo do clima na área de construção.
- Um filme de barreira de vapor que serve como uma barreira contra a penetração do vapor de água na torta de cobertura do interior.
- Revestimento das instalações do sótão (residencial).
São esses projetos de uma torta de cobertura para um determinado tipo de telhado que são considerados os mais ideais.
Telha de metal e substrato de feltro para telhados

Uma das questões mais relevantes sobre coberturas hoje é se o material de cobertura pode ser colocado sob uma telha metálica. É bastante difícil dar uma resposta inequívoca, pois, novamente, tudo depende do desenho do telhado e de suas condições de operação.
Por exemplo, para um telhado frio (importante!) recém-construído, o material de cobertura pode ser colocado sob uma telha metálica em vez de um filme impermeabilizante, pois, sujeito a ventilação suficiente de um sótão não residencial, a permeabilidade ao vapor do material impermeabilizante não é obrigatório.
No entanto, a presença obrigatória de uma camada ventilada entre a telha metálica e o material de cobertura é importante aqui.
Se estamos falando de um telhado antigo coberto com feltro, sobre o qual se planeja instalar um piso de telha metálica, então tudo aqui depende das funções do sótão.
Se não for residencial e bem ventilado, a telha metálica é colocada sobre o material de cobertura com uma camada de ventilação de ar fornecida pelo dispositivo de revestimento no topo do material de cobertura.
Conselho! Em qualquer outro caso, a instalação de material de cobertura sob uma telha metálica (ou telhas em um material de cobertura) não é recomendada, pois está repleta não apenas de vazamentos, mas também de falha prematura da cobertura e do sistema de treliças.
Impermeabilização de telhado
Agora vamos falar mais sobre as camadas funcionais do bolo de cobertura e começar com a impermeabilização.
O material de impermeabilização sob a telha metálica deve garantir o desempenho de funções como proteger o isolamento e a estrutura do telhado como um todo da precipitação que penetra no entreferro durante ventos fortes ou através de rachaduras no telhado, além de impedir a penetração de umidade que se condensa no revestimento da telha metálica.
Existem 2 tipos de instalação de impermeabilização de coberturas:
- A instalação de uma película impermeabilizante com um espaço de ventilação de 2-4 cm entre o material isolante de calor e a impermeabilização.
- O dispositivo do filme com a colocação diretamente no isolamento. Este caso envolve o uso de filmes especiais de difusão por membrana. Tais películas, como suas contrapartes, funcionam como uma barreira à umidade que penetra do lado de fora, enquanto a passa na forma de vapor vindo de dentro do edifício.
Filmes de difusão por membrana impermeabilização sob cobertura metálica têm um custo mais elevado, mas têm uma série de vantagens inegáveis:
- Eles são colocados diretamente no isolamento, o que permite reduzir a espessura do bolo de cobertura e, consequentemente, colocar uma camada de isolamento mais espessa ("quente").
- As membranas protegem perfeitamente do vento, reduzindo assim a perda de calor através do isolamento.
- A membrana, permeável ao vapor por dentro, é à prova d'água por fora. Graças a isso, o telhado consegue "respirar".
Barreira de calor e vapor

O isolamento para telhas metálicas, via de regra, é selecionado com espessura de 15 a 20 cm, dependendo das condições climáticas da área do edifício.
Neste caso, é desejável que esta espessura seja várias lajes de menor espessura (3-4 lajes de 5 cm de espessura) colocadas em um padrão quadriculado. Eles são colocados firmemente nas vigas para evitar a formação de pontes frias, ao mesmo tempo em que vedam as juntas.
A barreira de vapor serve como uma barreira contra a entrada de umidade no isolamento de dentro das instalações. É colocado com uma sobreposição de 10 cm, preso às vigas e é a camada inferior de toda a torta de cobertura, que é posteriormente coberta com a decoração interior do sótão (mansarda).
O material de acabamento é preso aos trilhos instalados sob a parte inferior da barreira de vapor para evitar o contato entre o filme e o acabamento. Normalmente, os filmes de barreira de vapor consistem em 1-2 camadas de polietileno, que são reforçadas com uma malha especial.
Ventilação do espaço sob o deck do telhado
A ventilação sob o telhado durante a instalação deste último é uma necessidade, pois proporciona:
- remoção de umidade do espaço sob o telhado;
- equalização de temperatura em toda a área do telhado (protege contra a formação de gelo no inverno durante a instalação de aparelhos de aquecimento);
- reduz o nível de penetração de calor dos raios solares.
Neste caso, a entrada de ar é feita através da lima do beiral da cornija e a saída de ar é feita através de um orifício ventilado. cumeeira ou elementos de ventilação pontuais montados (aeradores).
Agora, tendo considerado a questão do que é colocado sob a telha metálica, gostaríamos de recomendar que você não economize na instalação de uma torta de telhado e, mais ainda, não se dedique a atividades amadoras, pois somente neste caso seu telhado durará pelo menos a vida útil da telha metálica declarada pelo fabricante.
O artigo te ajudou?