Sobre como colocar uma telha de metal - o vídeo já foi filmado o suficiente. No entanto, poucos vídeos podem se orgulhar de uma divulgação completa desse tópico. Em nosso artigo, tentaremos preencher essa lacuna informando ao leitor sobre todas as nuances associadas à colocação desse material de cobertura.
Regras para fixação de telhas metálicas
Para começar, considere o conceito geral de fixação de ladrilhos de metal na forma do seguinte conjunto de regras:
- uma folha de material é fixada nos locais de contato com a caixa na deflexão da onda;
- na primeira barra da caixa, as folhas da fileira inferior são fixadas pela onda acima do degrau;
- para outras barras - o mais próximo possível do degrau de baixo;
- do lado da placa final, as folhas são presas em cada onda;
- cada folha é atraída por todas as barras da caixa;
- em locais de sobreposição para fixar a sobreposição vertical, as chapas são fixadas entre si por meio de curta (19 cm) parafusos auto-roscantes para telhas metálicas na queda da onda.
Conselho! Ao armazenar chapas de metal, é recomendável colocá-las com ripas de madeira. Transfira as folhas uma de cada vez, usando luvas de proteção e segurando suas bordas ao longo do comprimento.
Regras para instalação de parafusos autorroscantes

Parafusos auto-roscantes são aparafusados firmemente nas folhas de ladrilhos de metal, sem pressionar completamente a junta de vedação.
Ao longo do perímetro da inclinação do telhado, os fixadores são instalados nas deflexões de cada onda. Em seguida, a fixação é realizada em cada barra da caixa com o arranjo de parafusos auto-roscantes em um padrão quadriculado.
Quando os parafusos estão o mais próximo possível do passo da onda, eles se tornam quase imperceptíveis, pois estão localizados na sombra. Eles são aparafusados nas sobreposições das chapas de metal em ângulo, o que proporciona um melhor puxamento das chapas entre si.
Em média, o consumo de parafusos auto-roscantes na fixação do telhado é de 6 a 8 unidades. por m² e 3 unidades. por metro linear acessórios para cada lado.
O uso de parafusos auto-roscantes sem arruela equipada com um elástico especial, ou parafusos auto-roscantes não galvanizados, pode levar à penetração de umidade sob o telhado, corrosão de telhas metálicas e diminuição da resistência dos fixadores.
A fixação incorreta de parafusos autorroscantes leva ao afrouxamento dos fixadores, ao encaixe solto das telhas umas nas outras e ao aparecimento de uma costura perceptível
Os acessórios são fixados em todas as ondas transversais com um passo de 35 mm ou no longitudinal ao cume superior através de uma onda.
Conselho! Para aparafusar parafusos autorroscantes, é mais conveniente usar uma chave de fenda ou furadeira com modo de baixa velocidade.
Regras para trabalhar com telhas

Ao cortar chapas de ladrilhos, utiliza-se serra tico-tico elétrica com lâmina para metal, serra para metal ou tesoura para metal (elétrica ou manual).
É proibido o uso de rebarbadora com bico em forma de roda abrasiva - o revestimento perde suas qualidades anticorrosivas devido à queima e aderência ao revestimento de lascas de metal.
O uso de uma rebarbadora no processo de corte de chapas perfiladas com revestimento de polímero leva à queima da camada galvanizada no ponto de corte, o que aumenta a taxa de corrosão e esfolia o revestimento de polímero.
No processo de corte de chapas de ladrilhos metálicos, serão necessárias latas de tinta spray para tingir os cortes, danos e arranhões do revestimento de polímero resultante.
Nos cruzamentos instalação de telhas metálicas entre as folhas durante a chuva, pode ocorrer um efeito capilar - a umidade penetra, subindo acima do nível do dreno entre as folhas firmemente pressionadas umas contra as outras.
Para evitar a ocorrência desse efeito, é feito um sulco capilar em cada chapa da telha metálica, o que garante o livre escoamento da água que penetrou sob a chapa.
As telhas metálicas são produzidas com ranhura simples e dupla, localizadas nos lados esquerdo e direito. As ranhuras capilares das folhas são cobertas com folhas subsequentes.
Execução da instalação de telhas

Considere como colocar corretamente o ladrilho de metal:
- Ao instalar chapas, especialmente ao colocá-las em várias fileiras, são unidas até 4 x chapas de 0,4-0,5 mm de espessura. Quando são sobrepostas em uma fileira umas sobre as outras, as placas ganham um deslocamento crescente (em uma cornija de 10m - até 3 cm). Por esse motivo, é melhor colocar o material com uma leve rotação no sentido anti-horário (no sentido horário se a ranhura do capilar estiver do lado direito). Além disso, é necessário se esforçar para que os cantos direito (ou esquerdo) das telhas em uma linha estejam localizados em uma linha reta. O valor do deslocamento da placa de ladrilho durante a rotação é de 2 mm.
- As folhas são colocadas no final da colocação da primeira folha na direção à esquerda e à direita dela. O principal critério na escolha de uma direção é a conveniência da instalação. Via de regra, parte do lado onde não há cortes, chanfros, prevendo a necessidade de aparar a chapa, e é realizada em direção à junção com outra encosta (para o vale ou cumeeira oblíqua entre as encostas).
- Na montagem com deslizamento da folha, para fechar a ranhura capilar, a borda da próxima folha é colocada sob a onda da pré-instalada. Isso facilita um pouco a instalação, pois a chapa é assim fixada por outra chapa metálica, evitando que esta escorregue. Mas esta opção de instalação promete uma alta probabilidade de danos ao revestimento.
- Independentemente da complexidade da geometria do talude, as telhas são alinhadas em posição estritamente horizontal ao longo da linha do beiral e com um balanço recomendado pelo fabricante da telha.A regra geral para cada tipo é a seguinte: as chapas são montadas em um bloco de 2 a 4 chapas, fixando-as umas às outras com parafusos auto-roscantes curtos e fixadas o mais alto possível com um parafuso auto-roscante na caixa. Assim, torna-se possível girar todo o bloco em relação a esse parafuso autorroscante e alinhar as telhas ao longo da borda lateral e dos beirais da encosta.
- Ao instalar telhas em várias filas, a primeira folha é colocada da direita para a esquerda, alinhando-a ao longo da extremidade e cornija, depois uma segunda folha é colocada no topo da primeira, presa temporariamente à cumeeira com um parafuso auto-roscante no centro da folha, ambas as folhas são alinhadas e fixadas juntas com parafusos autorroscantes. A união das chapas inferior e superior é fixada no topo da onda com parafusos através da onda.
Uma terceira chapa é colocada à esquerda da primeira chapa e fixada entre si, após o que uma quarta chapa é colocada acima da terceira chapa e conectada na parte superior da sobreposição sem fixação ao engradado, com possibilidade de rotação da junta em relação a o parafuso autorroscante, que prende a 2ª chapa na cumeeira.
Em seguida, o bloco é alinhado ao longo da extremidade e da cornija, as folhas são finalmente fixadas na caixa. Após a conclusão do piso do primeiro bloco, composto por 4 folhas, disponha e prenda o próximo bloco a ele.
Instalação de uma telha metálica em uma inclinação de forma triangular
Execute o procedimento na seguinte sequência:
- Antes de iniciar a instalação, marque o centro da inclinação e desenhe um eixo ao longo dele. A seguir, marca-se um eixo semelhante na placa de ladrilhos e combinam-se os eixos da placa e da inclinação. Fixe a folha com um parafuso auto-roscante na aresta. Em ambos os lados, a colocação continua de acordo com o princípio descrito acima.
- Nas encostas triangulares do telhado, nas suas cumeeiras oblíquas e nos vales, são necessárias chapas de corte.Para uma marcação mais conveniente das folhas, um “diabo” especial é construído: eles pegam 4 pranchas, 2 das quais são colocadas em paralelo, e depois as prendem com o restante das pranchas. A fixação é fornecida por articulado, não rígido. Uma distância igual à largura de trabalho da telha é fornecida entre o lado externo da placa “diabo” direita e o lado interno da esquerda.
- Ao trabalhar com uma ferramenta, a chapa preparada para o corte é colocada sobre a já colocada. "Chartok" é colocado de um lado no vale ou na cumeeira do telhado, delineando a linha de corte do outro. Ao marcar a linha de corte, as placas transversais do dispositivo de fixação são colocadas em uma posição estritamente horizontal.
- As folhas colocadas nos vales são marcadas da mesma maneira. No final da colocação de toda a folha, é montada uma folha em cima dela que requer corte. "Chartok" é instalado girando as placas articuladas. O lado interno da placa vertical é colocado no vale, enquanto as placas transversais são instaladas horizontalmente.
Depois de fornecer as condições especificadas em uma folha não fixa, uma linha de marcação é desenhada. É aplicado ao longo do lado externo da segunda tábua vertical, enquanto está deitado no vale. A folha é retirada, cortada de acordo com a marcação e colocada ao lado da folha anexa. A instalação de folhas subsequentes de telhas metálicas é realizada de maneira semelhante.
Dispositivo através de saídas e janelas de águas-furtadas

O dispositivo de saídas no telhado é realizado com a ajuda de elementos de passagem especiais, que garantem a estanqueidade das passagens. A instalação de tais elementos é realizada de acordo com as instruções anexadas a eles.
Os locais de passagem pelas camadas de vapor, calor e impermeabilização são vedados com fita adesiva, enquanto as juntas entre os elementos são preenchidas com selante de silicone. Como regra, o selante e as fitas são incluídos na entrega dos elementos de passagem.
O processamento de trapeiras salientes é realizado por analogia com o processamento de juntas entre as encostas. Primeiro, são colocados os vales inferiores, depois das telhas, e depois os vales superiores.
Como existe a possibilidade de infiltração de umidade entre as telhas metálicas e o vale superior na inclinação da mansarda, um selante autoexpansível universal ou poroso é necessariamente colocado na montagem.
Os vales inferiores são ligeiramente conduzidos para fora da linha de empena para fornecer drenagem. Os vales superiores estão sujeitos a podas.
Assim, consideramos as regras para a colocação de telhas metálicas em inclinações de telhados de vários formatos, por isso esperamos que agora, tendo comprado uma telha metálica - como colocá-la, você tenha uma ideia completa.
O artigo te ajudou?