A cobertura é uma das etapas finais da construção de uma casa. Se o desenvolvedor não está acostumado a gastar dinheiro sem pensar, a cobertura de rolo soldado é uma das opções mais lucrativas para resolver o problema.
Material relativamente barato e versátil para telhado macio criará um abrigo confiável e economizará dinheiro ao mesmo tempo. Esse material pode ser usado para um telhado plano de qualquer edifício.
A simplicidade da tecnologia utilizada na instalação desta versão da cobertura, bem como o preço acessível deste material, contribuem para que a cobertura laminada seja uma opção bastante popular para a disposição do telhado.
Vantagens da cobertura embutida
Esta cobertura não é uma opção de elite, mas ocupa uma posição bastante estável no mercado de materiais de construção. O fato é que o telhado embutido tem muitas vantagens em relação a outros materiais, o que faz com que os desenvolvedores optem por essa opção.
Entre as principais vantagens:
- Material leve. Esta circunstância facilita a instalação e o transporte.
- As modernas coberturas soldadas roll-on são fáceis de instalar e não requerem manutenção regular;
- O revestimento, realizado com materiais modernos, caracteriza-se por um elevado grau de elasticidade e resistência;
- O revestimento resultante apresenta excelentes características em termos de impermeabilização e proteção contra penetração de ruído;
- O revestimento criado atende aos requisitos de segurança contra incêndio;
- O material usado para criar revestimentos não agride o meio ambiente. Além disso, suas propriedades permitem recomendar telhados embutidos para fins de uso econômico de recursos energéticos.
Assim, a cobertura embutida macia é uma excelente escolha para a construção de edifícios residenciais e uma grande variedade de dependências.
O preconceito contra o uso de rolos macios é uma relíquia do passado. De fato, os revestimentos à base de papelão usados anteriormente não foram expostos à resistência.
E a composição da impregnação betuminosa incluía substâncias que afetam negativamente a saúde das pessoas.Hoje, os materiais são usados com base em materiais duráveis e que não apodrecem. E o betume obsoleto foi substituído por misturas de polímeros ecologicamente corretas.

Qualquer trabalho de construção é realizado de acordo com os requisitos do snip - soft roof não é exceção. Documentos regulamentares especiais estabelecem as regras que devem ser seguidas na realização de trabalhos de cobertura, bem como na realização de reparos no revestimento.
Assim, para uma organização de construção, os SNiPs são uma espécie de guia para a execução do trabalho. Somente se a instalação for realizada de acordo com os requisitos dos regulamentos de construção, o telhado será durável e resistente.
Para trabalhar com cada um dos materiais de cobertura de rolo existentes, foram desenvolvidos fluxogramas padrão (TTK), que descrevem o esquema recomendado para o processo de cobertura. Ao criar um TTK, os requisitos de SNiP, SP, SN e outros documentos regulamentares devem ser levados em consideração.
Portanto, se um teto macio estiver sendo instalado, o recorte II-26-76 é o principal documento regulamentar.
Além disso, são utilizadas as disposições do SNiP 3.04.01-87, que descrevem os revestimentos isolantes e de acabamento, bem como os requisitos dos documentos que regulam a segurança do trabalho durante a cobertura e construção.
Materiais de rolo de superfície

Hoje, são utilizados materiais soldados laminados para coberturas, criados com base em fibra de vidro, tecido de poliéster ou fibra de vidro.
Para dar ao material propriedades de impermeabilização, ele usa um revestimento multicamada com compostos betuminosos modificados.
Geralmente, telhado macio montado a partir de materiais de duas camadas, enquanto a superfície superior tem uma camada protetora de areia, mica ou lascas de xisto. A parte inferior dos materiais soldados é um filme de polietileno inflamável.
Como as características do material mudam dependendo da base utilizada para sua fabricação?
- Poliéster. É considerada a base mais confiável, mas também a mais cara para material de cobertura laminado. Consiste em fibras de polímero dispostas aleatoriamente. De acordo com os requisitos do GOST 30547-97, o material de cobertura à base de poliéster deve ter um alongamento significativo na ruptura (até 60%) e a força de ruptura deve ser de pelo menos 35 kgf/cm. Este material é altamente durável e dura muito tempo.
- Fibra de vidro. Esta é a base, que consiste em fios de vidro entrelaçados. É feita uma distinção entre um material mais barato baseado em fibra de vidro lisa e um mais caro, feito com fibra de vidro emoldurada. A resistência à tração de um tecido de fibra de vidro padrão é de 80 kgf/cm e o alongamento relativo na ruptura é de 2%.
- Fibra de vidro. Este é um material com baixo grau de resistência. A sua qualidade depende do ligante betuminoso utilizado. Se tiver um baixo grau de elasticidade, os rolos são deformados durante o transporte e muitas vezes racham quando desenrolados. Mas mesmo que o aglutinante betuminoso seja estável, os materiais soldados para telhados laminados à base de fibra de vidro não são recomendados para criar telhados exploráveis, bem como para cobrir estruturas móveis.A resistência à ruptura da fibra de vidro é de apenas 30 kgf / cm e o alongamento relativo é de 0%.
Como uma camada de base em um processo como teto macio padrão, é usado betume modificado. Como regra, os polímeros são usados como aditivos:
- Estireno-butadieno-estireno (borracha)
- Polipropileno atático (plástico).
No primeiro caso, são obtidos revestimentos que se distinguem pela elasticidade e flexibilidade, e no segundo - um alto grau de resistência ao calor.
Instalação de telhado embutido

Antes de prosseguir com a colocação do material de cobertura, é necessário preparar a base e criar um bolo de cobertura para um telhado macio.
Em telhados planos, é necessário fazer um declive com cascalho de argila expandida e dispor funis para vertedouro. Para proteger o material de isolamento da penetração de umidade por dentro, é usada uma membrana de barreira de vapor.
A próxima camada é o isolamento. Pode ser lã mineral ou espuma de poliestireno. Segue-se a impermeabilização, que é colocada com uma pequena flacidez.
Uma base sólida é montada sob um teto macio. As propriedades do telhado instalado dependerão de quão bem ele será feito. Uma variedade de materiais pode ser usada como base - madeira, ardósia plana, metal ou concreto.
A base limpa é coberta com um primer, nesta capacidade, na maioria das vezes, é usado betume diluído em querosene ou gasolina. O consumo de primer deve ser de 0,3-0,4 kg de betume por metro quadrado de base.
O momento mais difícil da instalação é a conexão do telhado macio.
Existem duas maneiras de organizar a junção de um telhado flexível a paredes verticais:
- Sobreposição. O material laminado é colocado de forma que já termine em um plano vertical. Sobre a telha e a parede vertical, é aplicado um “painel de junção”, que é reforçado com a ajuda de pregos de telhado a uma ripa de madeira pré-fixada na parede. A parte superior do pano é coberta com um avental de metal.
- Garfo. Neste caso, as junções do telhado flexível são organizadas da seguinte forma: o painel de cobertura e o painel de junção são fixados em um trilho instalado na base da parede e telhado, a junção é fechada com um avental metálico.
A tecnologia de instalação do material laminado, em princípio, é simples, a cobertura macia soldada é instalada de duas maneiras: soldagem parcial ou contínua.
O primeiro método é atraente porque, quando usado, é possível evitar a formação de bolhas de ar, mas quando aparecem vazamentos, será muito mais difícil encontrar a localização do defeito.
Como regra, o telhado macio construído é montado em várias camadas. Quanto mais plano o telhado, mais camadas de material de cobertura usar.
Conselho! Com uma inclinação do telhado de 15 a 20 graus, você pode fazer um telhado de duas camadas, com um ângulo de inclinação de 5 a 15 - um de três camadas. Para telhados planos, quatro camadas de material devem ser usadas.
Ao instalar o material, são utilizados queimadores a gás. É extremamente importante evitar a queima do material. Quando as folhas são aquecidas, elas devem derreter, aderindo à base.
A chama do queimador deve ser direcionada para o fundo do rolo enrolado. Nesse caso, uma espécie de rolo de betume fundido é formado na frente do material.Além disso, o betume também deve sobressair nas bordas do rolo, o que garante a qualidade do assentamento do material.
Após a colocação do rolo, deve-se verificar a qualidade da deposição. Se necessário, levante a borda do material com uma espátula e fixe a costura com uma tocha.
Ao colocar a segunda camada de material e as subseqüentes, é necessário misturar levemente os rolos ao longo do comprimento e da largura da inclinação. Isso é feito para que as juntas de diferentes camadas não coincidam.
Conclusão
Assim, a cobertura soldada macia é a melhor opção para coberturas quando você precisa realizar um trabalho de forma rápida e econômica.
O revestimento, sujeito às regras de instalação e ao uso de materiais de alta qualidade, é bastante resistente e durável.
O artigo te ajudou?