Telhado de inversão: características e instalação

telhado invertidoQualquer campo de atividade moderno está sujeito a suas próprias regras e padrões. Na construção, estes são determinados uso de materiais e tecnologias específicas. No entanto, como você sabe, as regras existem para serem quebradas. E é precisamente como resultado de violações tão ponderadas e equilibradas que surgem as soluções mais interessantes e fora do padrão, mas ao mesmo tempo de alta qualidade e confiáveis. Um exemplo notável de tal solução é um telhado invertido.

Telhado plano

O telhado é parte integrante de qualquer edifício. Pode ter uma forma e configuração diferentes, ter um revestimento diferente.

No entanto, todos os telhados estão subordinados aos mesmos objetivos - proteger o interior da casa das influências externas, além de dar à casa uma aparência final agradável aos olhos.

Mas há um especial tipo de telhado, que tem outra finalidade mais prática. Este é o chamado telhado macio.

Ela recebeu esse nome por causa da maciez de seu revestimento, em comparação com as telhas mais tradicionais de telhados inclinados.

Telhado plano
Telhado plano

Esse telhado é uma superfície completamente plana, coberta com materiais especiais resistentes à abrasão e a várias influências mecânicas.

Exceto para fins de proteção e decoração topo suave tem uma aplicação muito mais funcional. Pode ser usado como um espaço ao ar livre separado em grande escala, onde você pode realizar vários eventos ou apenas tomar um pouco de ar fresco.

O design desse telhado geralmente é calculado especialmente levando em consideração esse uso.

O dispositivo de um telhado plano é bastante simples, na maioria dos casos consiste nos seguintes elementos:

  • Base do telhado. Essa função geralmente é desempenhada por uma laje sólida de concreto armado ou estrutura semelhante.
  • Isolamento de telhado. Serve para proteger contra flutuações de temperatura e garantir um regime de temperatura constante.
  • camada de impermeabilização. Proteção contra umidade excessiva e precipitação.
  • Tampa de drenagem. Camada opcional, geralmente feita de cascalho.
  • Cobertura externa. Pode ser completamente diferente - de materiais de rolo macios e práticos a lajes de pavimentação duras e confiáveis.

Assim, apesar da possível variedade de materiais utilizados, um telhado plano consiste em duas camadas isolantes macias encerradas entre revestimentos rígidos.

No entanto, se a superfície da base estiver suficientemente protegida de todas as possíveis influências externas, a camada superior não é tão confiável. Não importa quão densa e durável seja a camada de material de cobertura, mudanças bruscas de temperatura e exposição solar constante têm seu efeito na impermeabilização diretamente abaixo dela.

Leia também:  Telhado operado. Uso e dispositivo. A ordem do trabalho de instalação. Descarte de água. materiais modernos

Como resultado, essa camada protetora pode mudar sua textura, rachar e, eventualmente, perder propriedades úteis.

Para evitar tais problemas, foi inventado o chamado telhado de inversão - o que é bastante simples de designar: é um telhado plano com disposição reversa de camadas protetoras.

Ou seja, a camada de isolamento térmico está localizada acima da impermeabilização, o que a protege contra temperaturas extremas e os efeitos nocivos da radiação ultravioleta.

Características do uso de um telhado invertido

Exemplo de telhado plano
Exemplo de telhado plano

A principal vantagem de um telhado invertido sobre um telhado plano convencional é sua maior confiabilidade e durabilidade.

Um telhado tradicional pode desabar com o tempo sob a influência de uma variedade de fatores externos naturais, enquanto um telhado invertido é quase completamente desprovido dessa desvantagem.

Além disso, a simplicidade do seu design permite a utilização deste tipo de cobertura para edifícios já construídos, sem recorrer a truques técnicos adicionais.

Para fazer isso, basta remover as camadas existentes da superfície do telhado e, a seguir, recolocar os materiais isolantes na ordem correta.

Uma alteração aparentemente insignificante pode ter um impacto muito significativo nas propriedades operacionais do telhado, permitindo um uso mais eficiente de todo o espaço disponível.

Devido às suas propriedades funcionais, os telhados invertidos são mais frequentemente utilizados em edifícios públicos.

Em particular, este tipo de telhado é usado para cobrir:

  • creches e escolas
  • fábricas e fábricas
  • várias instalações de produção e armazenamento.

Em uma palavra - onde quer que a superfície do telhado tenha uma área suficientemente grande. Afinal, é nesses casos que o espaço útil adicional não é de pouca importância.

No entanto, é possível organizar um tipo de inversão de um telhado plano em casas particulares.

Se falamos sobre o funcionamento de tal telhado, então ele pode ser usado para organizar:

  • Reuniões periódicas que requerem a presença simultânea de um grande número de pessoas. Isso pode variar de conferências e reuniões formais a festas menos formais e chás.
  • Estúdio ao ar livre confortável e espaçoso. Os espaços fechados escuros dos quartos interiores podem ser um pouco desconfortáveis ​​para uma pessoa criativa, e a área do telhado oferece o espaço necessário, combinado com um ambiente calmo e tranquilo.
  • Um parque infantil para crianças mais velhas, no entanto, neste caso, são necessárias medidas de segurança adicionais. Mas as vantagens de tal uso são inegáveis ​​\u200b\u200b- as crianças estão realmente no território da casa, mas, ao mesmo tempo, estão ocupadas com seus próprios assuntos e não atrapalham os adultos.
  • Muitas outras atividades que requerem espaço livre adicional.
Leia também:  Telhado transparente: opções, tipos, características

Como você pode ver, esse tipo de telhado se adapta bem tanto em prédios municipais quanto em propriedades particulares.

Instalação de telhado invertido

Elementos do dispositivo de telhado
Elementos do dispositivo de telhado

Existem três tipos principais de cobertura do tipo inversão, subdivididos de acordo com as cargas esperadas na superfície do telhado. Dependendo do tipo específico, os métodos para criar esse revestimento também diferem.

  • A cobertura invertida para cargas mínimas consiste apenas em camadas isolantes e uma leve cobertura externa de materiais laminados. Este design é mais adequado para uso em residências particulares e pequenas organizações. Não sobrecarrega o telhado e não requer investimentos significativos, mas ao mesmo tempo é bastante resistente a esforços mecânicos limitados.
  • O telhado invertido para cargas médias é usado nos casos em que o impacto na superfície do telhado excede o nível doméstico usual. Na construção de tal telhado, um isolamento um pouco mais durável é usado, e lajes de pavimentação duráveis ​​​​ou material similar são usados ​​​​como cobertura externa.
  • O telhado projetado para cargas aumentadas é usado em casos especiais quando são necessárias resistência e confiabilidade especiais. Por exemplo, um telhado usado para estacionamento de carros. Aqui, além das camadas isolantes principais, também são colocadas camadas intermediárias de materiais reforçados, e uma laje de concreto armado armado é usada como revestimento externo.

Cada tipo de revestimento tem seu próprio escopo e características de assentamento.

Um telhado com nível mínimo de proteção consiste apenas em uma camada de impermeabilização, isolamento e um revestimento externo aplicado sobre ele.

Vista panorâmica do telhado invertido
Vista panorâmica do telhado invertido

Como o qual pode ser usado como material de cobertura especial da categoria de laminados, bem como muitos outros tipos de revestimento, incluindo até mesmo cascalho pequeno.

Este último, aliás, é muito resistente à abrasão e pode ser usado nos casos em que o uso do telhado envolve movimento ativo na superfície do telhado.

A instalação de tal telhado consiste nas seguintes etapas:

  • Colocação de uma laje de betão armado, que é a base de todas as estruturas. Ao usar impermeabilização acumulada, a superfície da laje deve ser pré-tratada com um primer.
  • Criação de uma camada impermeabilizante. Consiste na fixação de uma membrana especial, pvc ou outro material adequado a uma superfície de concreto limpa.
  • Proteção da camada anterior com isolamento. O método de montagem do sistema de isolamento térmico depende do tipo de material escolhido.
  • Apoie a instalação da tampa. Geralmente é uma camada de geotêxtil, que é um material intermediário entre as camadas isolantes internas e funcionais externas.
  • O dispositivo da camada de cobertura externa por fusão de material laminado ou derramamento de brita.
Leia também:  Telhado plano faça você mesmo. Telhados para salas não aquecidas e aquecidas. Estruturas monolíticas de concreto. Aquecimento

Projetado para carga média, o telhado de inversão tem uma estrutura um pouco mais complexa. Além de tudo isso, inclui lajes de pavimentação, o que torna a estrutura do telhado muito mais forte, mas ao mesmo tempo muito mais pesada.

O aumento do peso da camada externa requer o uso de materiais isolantes mais fortes que possam suportar a carga adicional.O restante do processo de instalação é o mesmo do caso anterior.

O mais difícil é a estrutura do telhado com maior resistência às cargas. Durante a sua instalação, todo o sistema deve ser reforçado com várias camadas separadoras adicionais de geotêxtil de alta resistência.

A sua inclusão evita danos acidentais nas camadas isolantes devido a cargas excessivas do exterior. Além disso, esse tipo de cobertura envolve o uso de uma poderosa laje de concreto como cobertura externa de toda a estrutura, o que por si só é uma carga considerável.

Conselho. Aborde cuidadosamente a escolha do tipo de telhado que você precisa - o peso excessivo da estrutura pode prejudicar nada menos que a confiabilidade insuficiente de seu revestimento.

Resumindo tudo o que foi escrito, pode-se notar que a tecnologia inovadora de cobertura de inversão é, obviamente, uma espécie de avanço em seu campo.

Os telhados fabricados com esta tecnologia cumprem perfeitamente as tarefas que lhes são atribuídas, no entanto, as especificidades do seu funcionamento, sem dúvida, impõem alguns limites ao uso generalizado desta tecnologia.

Os telhados planos invertidos são projetados principalmente para aqueles casos em que a praticidade do telhado é muito mais importante do que sua estética.


No entanto, a aparência desagradável (e, além disso, discreta) dos telhados planos é talvez sua única "desvantagem". Em termos do restante dos parâmetros, eles facilmente darão chances a muitos de seus companheiros de campo.

E o melhor representante dos telhados planos modernos é, claro, o telhado invertido, que pode ser considerado o tipo de cobertura mais confiável e durável hoje.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC