A sala, graças à grande janela no teto, parece mais iluminada e espaçosa.
Quer tornar a sua casa mais luminosa e visualmente mais espaçosa sem recorrer a medidas drásticas como a remodelação? Nesse caso, um telhado de vidro é exatamente o que você precisa. Vou explicar quais são as vantagens dos telhados de vidro e como essas estruturas podem ser dispostas.
Tudo o que você precisa saber sobre telhados de vidro
Ilustrações
Benefícios dos telhados de vidro
Iluminação natural confortável. O grau de transmissão de luz de vidros de telhado, com a mesma área, é duas vezes mais intenso que a transmissão de luz de janelas de parede.
Assim, devido ao envidraçamento da cobertura, é possível dispor de iluminação natural durante a maior parte do dia.
Ventilação natural do quarto. A presença de escotilhas abertas na parte superior da sala permite remover intensamente o ar quente de exaustão para o exterior.
Se, em combinação com escotilhas no teto, forem fornecidos orifícios de ventilação na parte inferior das paredes, será assegurada uma boa circulação de ar na sala.
Aumento visual no espaço vital. A abundância de luz, como na foto, em combinação com um teto aberto expande visualmente a sala e ao mesmo tempo a torna mais alta.
Aparência de casa mais atraente. Uma casa com telhado de vidro parece mais atraente do que casas cobertas com ardósia, telhas e outros materiais tradicionais.
A melhor coleta de precipitação atmosférica. O telhado de vidro, devido à superfície lisa, contribui para uma remoção de neve mais intensa.
Essa é uma vantagem importante, pois estruturas totalmente de vidro não são a melhor opção para ir ao telhado e limpar a superfície com as próprias mãos.
Opções
Ilustrações
Opções de envidraçamento de telhado
Clerestório. Este é um tipo de envidraçamento de telhado, que é instalado no topo do telhado e serve para iluminar a sala com a luz do sol durante o dia.
As lâmpadas antiaéreas podem ser surdas ou abrir como uma escotilha. No segundo caso, as lanternas servem não só para iluminação, mas também para ventilação.
Clarabóias. Essas estruturas são instaladas em telhados inclinados e atuam como clarabóias. O uso de janelas de telhado é justificado para casas particulares com sótãos residenciais.
A janela é instalada diretamente na espessura do material da cobertura, pelo que o telhado da casa parece natural e atraente.
Estruturas translúcidas sólidas feitas na forma de um arco, hemisfério, superfície horizontal ou inclinada. Um telhado de vidro sólido é a opção mais difícil, pois a estrutura deve ser calculada levando em consideração o peso do envidraçamento e levando em consideração as cargas mecânicas que podem danificar a estrutura.
Um telhado todo de vidro é montado a partir de vidro ou policarbonato mais leve, mas menos durável.
Tecnologia de telhado de vidro da SolTech. Desenvolvimento inovador da empresa SolTech - telhas de vidro economizadoras de energia podem ser usadas para assentamento em um sistema de treliça padrão com declives inclinados.
Devido ao material utilizado, o telhado transparente apresenta menor perda de calor em comparação com um revestimento similar de telhas e metal.
Opção 1: clarabóia
O uso de uma claraboia torna um telhado comum mais funcional. Agora, uma janela adicional aparecerá no teto, através da qual luz adicional e ar fresco penetrarão na sala.
Clarabóia adequada para iluminação e ventilação
As lanternas são redondas ou retangulares. De perfil, o desenho apresenta uma protuberância característica, necessária para que a água escoe sem permanecer na superfície da tampa.
Nesta cobertura, foi utilizada uma lanterna em faixa revestida com policarbonato para iluminação e ventilação.
Juntamente com clarabóias, você pode encomendar e comprar luzes de tiras e cúpulas de luz.
As luzes de faixa são instaladas apenas em sistemas de telhado plano.
A foto mostra cones de luz feitos em forma de pirâmide.
A cúpula de luz tem um design mais convexo, em comparação com a clarabóia. Na maioria das vezes, a cúpula de vidro é selada, ou seja, não possui escotilha de abertura.
Fita e clarabóias são feitas de vidro orgânico, acrílico ou policarbonato. A parte transparente do design possui uma camada protetora que protege contra os raios UV e evita o aparecimento de amarelecimento na tampa de polímero.
Opção 2: clarabóias
É fácil fazer um telhado de vidro usando claraboias, pois essas estruturas podem ser encomendadas prontas e instaladas na espessura da torta de cobertura
Uma janela de telhado é um tipo de clarabóia. Mas, diferentemente das clarabóias de polímero, as janelas são feitas de vidro real e instaladas apenas em telhados inclinados. Algumas janelas grandes são instaladas de forma que você possa sair para o telhado através delas. As janelas são especialmente projetadas para ventilação e, portanto, são equipadas com uma parada especial ou rack de gás.
Opção 3: envidraçamento contínuo
Uma sólida estrutura de empena de vidro e metal é uma boa solução para organizar piscinas, jardins de inverno e estufas
A vidraça contínua é um telhado de vidro constituído por uma armação de metal, nas células das quais são colocados blocos de janelas com vidros duplos. Um perfil de alumínio leve e durável é usado para montar quadros de uma pequena área. Para estruturas com uma área maior, é usado aço laminado - um canto ou um T.
O tamanho dos blocos é selecionado levando em consideração a resistência ao estresse mecânico e levando em consideração os parâmetros ideais de transmissão de luz. A espessura das estruturas metálicas durante a montagem da estrutura é calculada com base na resistência necessária do telhado ao estresse mecânico.
Na foto há um jardim de inverno, e o telhado de vidro não é o principal, mas fica ao lado do telhado verde
Quanto menor o ângulo de inclinação, maior a carga mecânica cai no meio do quadro. Para que o telhado de vidro seja confiável, são instalados racks verticais sob a inclinação horizontal, que assumirão parte da carga mecânica e a transferirão para a fundação ou para o teto entre pisos.
Em telhados de vidro com uma grande área de inclinação em salas sem aquecimento, policarbonato menos pesado pode ser instalado em vez de janelas com vidros duplos. O revestimento de policarbonato é amplamente utilizado no arranjo de estufas, estufas, jardins de inverno e estufas.
Resumindo
Agora você sabe o que é um telhado de vidro e do que ele pode ser feito. Se você tiver alguma dúvida, pergunte nos comentários. Para mais informações, assista ao vídeo deste artigo.