O isolamento adequado do telhado da casa é uma condição indispensável para garantir um ambiente confortável e acolhedor na sala. No artigo a seguir, mostraremos como organizar o isolamento do telhado com espuma.
Seleção de materiais
O processo de criação de isolamento, em primeiro lugar, começa com o trabalho preparatório. Isso inclui um planejamento claro do processo de isolamento, cálculo da quantidade necessária de materiais, sua seleção e compra.
Para isolar de forma confiável o telhado com espuma de poliestireno, além do componente principal, você também precisará de:
- material impermeabilizante confiável que servirá de base para a camada de espuma;
- geotêxteis que podem cobrir o isolamento;
- bem como algum cascalho.
Depois de adquirir materiais adicionais, você pode prosseguir diretamente para a seleção e compra do isolamento de telhado. Primeiro você precisa decidir sobre o tipo de isolamento que você precisa.
Hoje no mercado existe uma grande variedade de placas de espuma de diferentes densidades, espessuras e áreas, para que todos possam escolher a opção certa para si, com base nos gostos e necessidades pessoais.
Quando todos os materiais necessários são comprados e coletados, você precisa entregá-los no local de trabalho, como isolamento do telhado por dentro. Parece que esse processo é bastante óbvio e não requer esclarecimentos, no entanto.
Atenção! Vale lembrar que a espuma é um material muito sensível, por isso deve ser transportada com muito cuidado, evitando fortes choques mecânicos, bem como exposição à umidade e luz solar direta.
Preparação

Nesta fase, são realizadas várias atividades que antecedem o processo de aquecimento.
Esses incluem:
- limpar o telhado do antigo aterro anterior;
- realizar as medições necessárias para a instalação;
- bem como trazer materiais para as dimensões necessárias.
A limpeza do telhado de vestígios de revestimentos e isolamentos anteriores deve ser realizada com o maior cuidado possível, pois dela depende a qualidade da colocação do novo material térmico e impermeabilizante, o que significa a eficiência do trabalho realizado e a durabilidade dos resultados obtidos .
Portanto, antes de isolar o telhado com espuma, é necessário prepará-lo minuciosamente para as manipulações necessárias.
Depois que a superfície estiver completamente livre de várias partículas estranhas que possam interferir na instalação de materiais isolantes, uma série de medições finais deve ser feita para organizar um revestimento mais denso.
Esta etapa é bastante importante, pois o menor erro nos cálculos pode levar a consequências indesejáveis na forma de trincas e rascunhos, que anulam todo o trabalho.
Com base nas medições obtidas, é necessário ajustar as dimensões dos materiais de isolamento disponíveis às dimensões do telhado. Às vezes acontece que você não precisa cortar nada, para isso basta selecionar o número certo de placas sólidas.
Mas, na maioria das vezes, esse estágio envolve um trabalho delicado de torneamento de peças na largura necessária. Lembre-se de que isso deve ser abordado com toda cautela, estritamente guiado pelos números disponíveis.
e só então você pode iniciar este processo.
Impermeabilização
Independentemente de ser possível isolar o telhado com espuma, a colocação da camada de isolamento deve ser sempre precedida por um revestimento adicional de impermeabilização.
Serve para proteger as placas de espuma de vários vapores que podem afetar adversamente as propriedades gerais do material.
No mercado de materiais de impermeabilização modernos, existe um grande número de opções de revestimento que podem ser usadas como base para uma camada de isolamento térmico de espuma. A condição mais importante aqui é que o material selecionado deve proteger o isolamento de forma confiável contra qualquer umidade.
Decidido o tipo de impermeabilização utilizada, colocamos bem o material selecionado na superfície do telhado preparada.
Lembrar! Atenção especial deve ser dada às juntas, pois são os locais mais desprotegidos do revestimento.
isopor
No topo da camada de impermeabilização projetada e testada, você pode colocar o próprio isolamento. Esta é uma das etapas mais importantes de todo o trabalho, exigindo a consideração de muitas nuances.
Dependendo da sua conformidade, pode-se concluir se é possível isolar o telhado com espuma.
Em particular, um dos fatores importantes é colocar o revestimento no ângulo necessário, que deve ser de pelo menos 25 graus.
Isso é feito para que a água que entra em caso de chuva não se acumule na superfície do telhado, mas escoe uniformemente e sem resíduos na calha destinada a isso.
Além disso, atenção especial deve ser dada à densidade das lajes.
Isopor - o material não é perfeitamente uniforme, portanto, as juntas das superfícies das peças a serem assentadas devem ser monitoradas com muito cuidado. Mesmo a menor discrepância entre as partes unidas pode causar perda significativa de calor.
geotêxtil

Após a colocação da camada isolante principal, é imprescindível protegê-la contra influências externas. Um dos materiais mais eficazes para isso são os geotêxteis modernos.
Esse revestimento cobrirá de maneira confiável a espuma sensível de várias ameaças externas, que incluem:
- umidade;
- ultravioleta;
- pequenos danos mecânicos e muitos outros fatores negativos.
O material geotêxtil é, na verdade, um tecido ultradenso feito de um material especial que permite fornecer um nível confiável de proteção contra o ambiente externo.
É esta propriedade que permite utilizar um revestimento em geotêxtil para proporcionar um nível adicional de isolamento a materiais particularmente sensíveis às influências externas.
Essa cobertura específica tem características próprias. Como o material geotêxtil possui alta densidade e não permite a passagem de umidade, existe o risco de formação de certa quantidade de condensação no interior do tecido.
Tal fenômeno pode não ter o melhor efeito sobre a espuma, portanto, as medidas preliminares necessárias devem ser tomadas para evitá-lo.
A forma mais eficaz de evitar a condensação é aplicar o material geotêxtil não próximo à camada de espuma, mas sobre uma grade especial, que permita a necessária ventilação do espaço entre os revestimentos.
Cascalho
A etapa final do trabalho de isolamento do telhado é cobrir a superfície com uma camada uniforme de cascalho ou material similar.
Na ausência de cascalho ou falta de vontade de usá-lo, você pode pegar qualquer material semelhante em propriedades, a saber:
- concreto;
- Lajes para pavimento;
- escombros, etc
O principal aqui é criar um invólucro externo confiável que possa resistir a quaisquer ameaças possíveis.
A camada de cascalho deve ser espessa o suficiente para fornecer a proteção necessária aos materiais subjacentes, mas ao mesmo tempo fina o suficiente para não criar pressão excessiva que possa afetar adversamente a estrutura geral.
A espessura ideal da camada pode ser considerada 5 centímetros de cobertura uniforme com cascalho ou outro material semelhante.
Resultado
O resultado de todo o trabalho realizado será um revestimento confiável, que não terá medo de chuva, neve ou vento.Sob tal teto, você pode passar com segurança mais de um rigoroso inverno russo sem medo de nevascas e geadas.
A tecnologia fornecida é básica, se desejado, pode ser diversificada e complementada com várias tecnologias e materiais.
Tal, digamos, como isolar o telhado com argila expandida. Este material também possui boas propriedades de isolamento térmico e pode servir como um complemento aos aquecedores principais, bem como um meio independente de manter o calor.
Finalmente, deve-se acrescentar que os telhados não apenas dos edifícios residenciais estão sujeitos a isolamento. Existem muitos outros edifícios que também precisam se manter aquecidos em qualquer clima. Por exemplo, o isolamento do telhado do banho com argila expandida tornou-se generalizado.
mais sobre espuma
Quando se trata de manter o calor, o isopor se destaca de outros materiais por suas excelentes qualidades, entre elas:
- alto desempenho de isolamento térmico;
- lucratividade;
- praticidade de uso.
Portanto, usá-lo como isolamento principal para o telhado de sua casa é, sem dúvida, uma decisão justificada.
No entanto, não se esqueça de outras propriedades deste material - maior sensibilidade à umidade e à luz solar. Dadas essas características, o isolamento do telhado com poliestireno inevitavelmente requer proteção confiável da espuma contra efeitos nocivos.
O artigo te ajudou?