As placas de isolamento térmico de poliestireno expandido são um dos produtos mais populares no mercado para o isolamento de estruturas de edifícios. Quero falar sobre a finalidade, propriedades e características desse material, bem como desfazer alguns dos mitos que se espalharam nos últimos tempos.

Poliestireno expandido em forma de placas
Finalidade, composição, produção

Placas de poliestireno expandido (EPS) são produzidas há várias décadas. Esse o material é usado para isolamento térmico de estruturas de edifícios, incluindo paredes, fundações, telhados, pisos, divisórias etc. A alta popularidade se deve à facilidade de instalação, boas características técnicas e custo relativamente baixo.

Na construção, são utilizados dois tipos principais de poliestireno expandido: espuma comum (PSB) e espuma de poliestireno extrudado (EPS, XPS). O segundo tipo é superior ao poliestireno em todos os indicadores principais. A única desvantagem do EPS é sua reduzida permeabilidade ao vapor e permeabilidade ao ar, portanto, ao usá-lo, é recomendável prestar atenção à ventilação de caixa de alta qualidade.

A finalidade do poliestireno expandido abrange uma área mais ampla, mas aqui estamos falando de placas que são usadas como material isolante de calor na construção.


Eu só quero dissipar o mito. Várias fontes afirmam que a espuma de poliestireno extrudado é algo novo e inexplorado, o que significa que não podemos dizer nada sobre sua eficácia. Na verdade, o material foi obtido nos EUA em 1941, e hoje é um dos isoladores térmicos mais estudados e comprovados (aliás, nos EUA eles abandonaram completamente o uso de espuma em favor da extrusão PPS).


Após a entrada em vigor do GOST 15588-2014 “Placas de isolamento térmico de poliestireno.Especificações”, podemos concluir que na Rússia também há uma tendência de abandonar a espuma convencional em favor do PPS extrudado. Este material está mais de acordo com as normas de segurança contra incêndio e toxicológicas.


O PPS é obtido a partir do poliestireno, às vezes polidicloroestireno, polimonocloroestireno e copolímeros de estireno são usados. A composição também inclui agentes espumantes, incluindo hidrocarbonetos de baixo ponto de ebulição, agentes de expansão, freons e dióxido de carbono (o dióxido de carbono tem sido usado com mais frequência recentemente devido à sua segurança contra incêndio). Por fim, são encontrados aditivos na composição das placas de PPS: corantes, modificadores e retardantes de chama.


Existem várias formas de produzir PPP, mas vamos nos concentrar em duas que são mais utilizadas:
- Método de interrupção de Bespressovy. A polimerização em suspensão na presença de isopentano, pentano ou CO2 resulta em pellets dispersos em poliestireno com um líquido de leve ebulição. Em seguida, a mistura é aquecida com vapor ou ar, os grânulos aumentam dez vezes com a formação de células. É assim que se obtém o plástico esponjoso (PSB);
- método de extrusão. Grânulos de poliestireno são misturados com um agente de expansão em alta pressão e temperatura e depois extrudados de uma extrusora. Como resultado, é obtida uma estrutura uniforme porosa fechada com células de 100–200 µm. É assim que o EPS é feito.


Especificações

Considere as características da espuma e do PPS extrudado. Por conveniência, os dados são apresentados na forma de uma tabela:
Característica | PPS Extrudado (XPS) | Poliespuma (PSB) |
Condutividade térmica, W/m*K | 0.028 – 0.034 | 0.036 – 0.05 |
Densidade, kg/m³ | 28 — 45 | 15 — 35 |
Permeabilidade ao vapor, mg/m*h*Pa | 0.018 | 0.05 |
Absorção de água por 30 dias, % por volume | 0.4 | 4 |
Absorção de água em 24 horas, % por volume | 0.2 | 2 |
Resistência à compressão na deformação linear em 10%, N/mm² | 0.25 – 0.5 | 0.05 – 0.2 |
Resistência à flexão estática, kg/cm² | 0.4 — 1 | 0.07 – 0.2 |
Faixa de temperatura operacional, °С | -50 a +75 | -50 a +70 |

Como pode ser visto nos dados acima, o XPS tem melhores qualidades de isolamento térmico, maior resistência à compressão e flexão, absorve muito menos água e passa pior pelo vapor de água.
Corpo docente de segurança contra incêndio

O tema da segurança contra incêndio do poliestireno expandido foi levantado repetidamente devido a vários precedentes desagradáveis. Claro, a discussão deu origem a muitos mitos.


O fato é que, se considerarmos a espuma de poliestireno não modificada, veremos que esta isolamento refere-se a materiais inflamáveis. Ou seja, a espuma comum pode pegar fogo de um fósforo, solda elétrica ou outra fonte de chama.

O PPS simples pertence à classe de inflamabilidade G4 de acordo com GOST 30244-94, além disso, este material libera muitas substâncias tóxicas durante a combustão, como brometo de hidrogênio e cianeto de hidrogênio. No entanto material combustível não possui certificados de aprovação para uso em obras.

De acordo com o novo GOST 15588-2014, o poliestireno expandido modificado com retardadores de chama é permitido para trabalhos em construção, que, se instalado corretamente, não representa risco de incêndio. Este material possui classe de inflamabilidade G1, ou seja, não suporta combustão. Os fabricantes russos costumam adicionar a letra "C" ao nome, que significa "auto-extinguível", por exemplo, PSB-S.

Do exposto, podemos concluir que os rumores sobre o risco de incêndio da espuma de poliestireno são justificados apenas quando se trata do uso de produtos de baixa qualidade, que são materiais inflamáveis. Também é importante cumprir a tecnologia de trabalho e as regras de segurança. A classe EPS G1 montada corretamente não representa perigo.
Resistência à corrosão biológica

A estabilidade biológica do poliestireno expandido também é frequentemente questionada. Isso se deve a inúmeras reclamações de consumidores de que os ratos comem isolamento. Mais precisamente, eles não comem, mas usam para construir ninhos.

Na maioria das vezes, essas reclamações vêm de quem instala o isolamento com as próprias mãos, sem observar a tecnologia de trabalho.
Para não entrar em um debate interminável, darei os resultados dos estudos realizados, inclusive em camundongos domésticos, camundongos do campo e ratos:
- O poliestireno (o principal componente do PPS) não fornece nenhum valor nutricional aos organismos vivos, incluindo bactérias, musgos, fungos, insetos e roedores. Ao mesmo tempo, há evidências de que fungos e bactérias podem se instalar na superfície das placas;
- Roedores podem roer lajes de EPS quando se tornam um obstáculo no caminho para comida ou água, e também quando interferem com outras necessidades naturais dos animais. No entanto, nessas condições, os roedores reagem de maneira semelhante a qualquer outro material;
- Dada a livre escolha, camundongos e ratos só afetam o PPS se não tiverem outro lugar para encontrar material para construção de ninhos, cama ou ranger de dentes;
- Se outro material de nidificação, como papel, serapilheira ou algodão, estiver disponível, os ratos escolhem o PPS por último;
- O PPS extrudado tem muito menos probabilidade de ser estragado por camundongos e ratos do que o poliestireno.

O poliestireno expandido tem uma alta estabilidade biológica. Se as instruções de instalação das placas forem seguidas, nem roedores, nem mofo, nem bactérias terão medo delas. O aumento do amor dos ratos pelo poliestireno nada mais é do que um mito.
Vantagens e desvantagens do corpo docente

As vantagens das placas PPS incluem as seguintes qualidades:
- Excelentes indicadores de resistência à transferência de calor;
- Um peso leve;
- Instalação simples e conveniente;
- A capacidade de cobrir as placas com rebocos e massas;
- EPS de alta resistência;
- Preço relativamente baixo;
- Durabilidade;
- Resistência à corrosão biológica;
- Resistência à umidade, baixa absorção;
- Segurança ambiental.


Entre as desvantagens estão as seguintes características das placas de poliestireno expandido:
- Risco de incêndio ao usar PPS não tratado;
- Baixa permeabilidade ao vapor, a necessidade de maior ventilação;
- Possibilidade de danos por roedores;
- Baixa resistência a solventes orgânicos;
- Destruição de poliestireno em temperaturas acima de 160 ° C com a liberação de estireno.


Como qualquer outro material, o PPS tem várias vantagens e desvantagens. É um excelente aquecedor, fácil e agradável de trabalhar, está disponível na maioria das regiões do país e é muito eficaz como isolante térmico de estruturas de edifícios.
Conclusão
Agora você conhece todas as características e características das placas de espuma de poliestireno. Além disso, você não vai mais ouvir uma palavra, ouvir fábulas e mitos. E não se esqueça de assistir ao vídeo deste artigo, onde você encontrará muitas informações temáticas interessantes.
O artigo te ajudou?