
Uma mistura para colocar tijolos para o forno pode ser comprada pronta ou você mesmo pode fazer. Com o preparo adequado, uma solução caseira pode superar a de fábrica em termos de plasticidade e resistência ao calor, mas o mais importante, vai custar muito menos. Vou compartilhar minha experiência na preparação de uma argamassa para assentamento de fogões e lareiras de acordo com várias receitas.
Receita 1. Aglutinante de argila
Seleção de componentes

As soluções para fornos devem ser de plástico, duráveis e bem reter os blocos de construção. Mas o principal é que o material não quebre quando exposto a altas temperaturas. Esses requisitos são atendidos pelas seguintes composições:

- argila;
- calcário;
- cimento.
A argamassa mais popular para colocar um forno de tijolos é a argila. Com forte aquecimento, ocorre a ceramização dos minerais argilosos e o material adquire a resistência necessária.

Componentes principais:
- Argila. Tomamos argila pura, de preferência gordura média. As argilas finas não são dotadas da plasticidade necessária e as muito gordas racham quando aquecidas.
Se for planejado o uso de tijolo refratário (refratário), substituímos parte da argila / areia por argila refratária.
- Areia. Optimal - pedreira de grão fino. Quanto menor o grão de areia, mais fina a junta de alvenaria pode ser feita.

- Água - limpo, fresco (mas não frio). Para endurecer a solução de argila em água, é desejável adicionar sal de mesa.

Metodos de cozinhar
Argamassa de argila é bastante simples de preparar. E ainda existem várias maneiras de amassar a argila, que permitem obter composições com diferentes propriedades.


tipo de argamassa | processo de cozimento |
Padrão |
|
refratário |
|
amianto |
|

É bastante simples verificar se escolhemos a composição da argamassa para o assentamento de um forno de tijolos:
- Da mistura acabada, rolamos várias bolas com um diâmetro de 5 mm.
- Secamos as bolas em ambiente ventilado (sem correntes de ar!) Por 8 a 12 dias.
- A bola seca é lançada no chão de uma altura de 1 m.

Se a bola não quebrou e surgiram rachaduras apenas na superfície, a composição é adequada!

Receita 2. Aglutinante de limão

Tanto a base do forno quanto a chaminé de tijolo não sofrem cargas de temperatura como o próprio corpo da estrutura. Portanto, em vez de argila, a massa de cal é usada como aglutinante para a solução. As misturas de alvenaria à base dela toleram pior o calor (máximo - 500 ° C), mas se a tecnologia for seguida, superam a resistência da argila.
Preparando argamassa de cal para o forno:

- Preparação de massa de limão. Para isso, a cal virgem é colocada em uma caixa especial, que é então enchida com água. Durante o cozimento, a composição se extingue gradativamente e, devido à desidratação, transforma-se em pasta de cal.
Este processo é bastante complicado e traumático, por isso é mais fácil comprar massa pronta. Além disso, seu preço é bastante baixo (até 30 rublos por kg).

- Preparação de componentes. Para melhorar a qualidade da solução, umedeça a massa e passe por uma peneira. Peneiramos a areia para remover impurezas orgânicas e grandes grânulos minerais.
- amassar. Diluímos a massa amassada com água, depois adicionamos areia. A quantidade de areia depende dos requisitos para a mistura de alvenaria, mas as composições mais comumente usadas com uma proporção de massa: areia é de aproximadamente 1:2,5 ou 1:3.


A argamassa acabada deve ser plástica e não rasgar quando espalhada com uma espátula sobre um tijolo.
Receita 3. Aglutinante de cimento

Onde não há exposição a altas temperaturas, uma composição de alvenaria à base de cimento pode ser usada. Em termos de resistência ao calor, é inferior à argila, mas é mais fácil de preparar e em condições normais racha com muito menos frequência.
Esquema de cozimento:


- Preparação de componentes. Peneiramos cuidadosamente a areia e verificamos se há caroços no cimento. Depois disso, preparamos uma mistura de areia e cimento na proporção de 1: 3.
Normalmente, o grau de cimento M400 e superior é usado para alvenaria - ele precisa de relativamente pouco, então a resistência do material vem à tona.
- amassar. Adicione água à mistura seca em pequenas porções. A solução é bem misturada, desfazendo os grumos e tentando fazer com que todo o cimento reaja com a água.

- Uso. A argamassa de cimento polimeriza muito rapidamente, pelo que se aconselha a sua utilização na primeira hora após a sua preparação. Para grandes volumes, vale a pena amassar a quantidade certa de mistura seca, que, se necessário, é diluída em água.
Sob nenhuma circunstância deve ser adicionada água ao cimento parcialmente endurecido. Nesse caso, a resistência do material diminuirá em uma ordem de grandeza e, ao secar, terá um comportamento imprevisível.

Além de ser usado em sua forma pura, o cimento também pode ser adicionado a outras misturas para alvenaria de forno. Argamassas de argilo-cimento e argilo-cal são utilizadas tanto para a construção de chaminés quanto para a construção dos próprios fornos.Eles são fortes o suficiente e a falta de resistência ao calor do cimento é compensada pela presença de outros componentes.
Conclusão
Você pode preparar uma solução para colocar fornos com suas próprias mãos de acordo com diferentes esquemas. O principal aqui é escolher uma matéria-prima suficientemente pura, observar rigorosamente as proporções e a tecnologia de fabricação. O vídeo deste artigo vai te ajudar a entender a metodologia de trabalho, e você pode tirar todas as suas dúvidas nos comentários do material.
O artigo te ajudou?