Saudações, camaradas! Hoje temos que nos familiarizar com os fundamentos da construção de escadas. Estudaremos os requisitos regulamentares para seu dispositivo, descobriremos as dimensões ideais da marcha e uma etapa separada. Além disso, mostrarei e contarei como são organizadas as escadas externas para o sótão da minha casa.

Requisitos regulamentares
escadaria
As regras para projetar escadas em edifícios residenciais são de alguma forma afetadas em três documentos:
- SNiP 2.08.01-89dedicado ao projeto de edifícios residenciais;
- SNiP 21-01-97regulamentar a segurança contra incêndios de edifícios;
- GOST 9818. Ele descreve os requisitos para a fabricação de marchas de concreto armado para edifícios residenciais, no entanto, os requisitos do documento para as dimensões de marchas e degraus também serão úteis em nosso caso.
Para conveniência do leitor, resumirei todos os requisitos relevantes para nós em uma lista geral.
- Número de passos em uma marcha não deve haver menos de 3 e mais de 18;
- Largura mínima de marcha em uma casa particular é de 900 mm;

- inclinação da marcha não deve ser superior a 1:1 (ou seja, o ângulo máximo de inclinação é de 45 graus em relação ao horizonte);
- Largura mínima do piso (plataforma de degrau horizontal) - 25 centímetros;
- Altura máxima do passo - 22cm;
- Largura de pouso deve ser pelo menos igual à largura das marchas. Se uma escada reta do sótão for dividida por uma plataforma horizontal, o comprimento dessa marcha deve ser de pelo menos um metro;
O requisito para o comprimento do site está relacionado à segurança. Uma plataforma de tamanho suficiente permitirá que você pare se cair e evitará ferimentos graves.
- As paredes às quais as escadas contíguas devem ser lisas. Dispositivos de aquecimento, lâmpadas e outros equipamentos só podem ser montados em nichos. Objetos que se projetam além do plano da parede são capazes de deter os moradores da casa em caso de evacuação urgente.

um caso especial
Existem alguns requisitos adicionais para escadas de madeira. Eles são definidos no SNiP II-25-80:
- Ângulo para o horizonte não deve ser superior a 40 graus (inclinação 1: 1,25);
- Para fazer escadas, buchas e outros elementos estruturais que estão sob cargas operacionais pesadas ou estão sujeitos a grande desgaste, devem ser usadas madeiras duras (carvalho, faia, freixo). Para outros elementos estruturais de madeira, a madeira macia é preferida;
Pinheiros, abetos e abetos não apenas se desgastam rapidamente. Eles ainda têm amassados de saltos (principalmente de estiletes femininos). Isso quebra a camada protetora do verniz e o revestimento começa a descascar.

- Inclinação e nós proibidos. A umidade da madeira não deve exceder 12%. As rochas que não são resistentes à decomposição devem ser tratadas com um anti-séptico.
cercas
Os requisitos para cercar escadas em uma casa particular são definidos no SNiP 31-02-2001. Aqui está uma pequena lista deles:
- Projeto de corrimão deve ser contínua (sem quebras em seções horizontais);
- força de esgrima deve permitir que ele suporte uma carga contínua de 30 kgf sem deformação;
- Altura mínima do corrimão - 900 mm e com altura de escada superior a 6 metros - 1 metro;
- Distância máxima entre os postes do corrimão (balaústres) nas escadas acima de um metro e meio - 12 cm O requisito é especialmente importante se houver ou planejar crianças na casa.

Ergonomia
Agora - algumas palavras sobre conveniência.
A melhor opção em termos de ergonomia é uma marcha reta com uma proporção de largura do piso e altura do degrau de 2: 1.Ao mesmo tempo, idealmente, a largura do piso não deve ser inferior ao comprimento do pé no calçado (para uma pessoa acima da altura média - cerca de 30 cm).
Com uma largura de degrau ideal de 30 cm, a altura do espelho mais conveniente é de 150 mm.

Uma escada em espiral (interna e externa) permite economizar espaço significativamente. Mas é extremamente inconveniente ao transportar itens grandes (móveis, drywall, compensado, etc.). Ao terminar o sótão, tive que levantar todos os volumosos materiais de construção em cordas pela grade da varanda.
A largura mínima de uma escada em espiral é de um metro, a ideal é de 1,2 metros. Deve ser mais largo que uma linha reta porque a parte do degrau perto da coluna de apoio tem um piso muito estreito que não permite que você coloque o pé nele. Esse recurso, com largura de 90 cm ou menos, não permitirá que dois moradores da casa que se movem em direções opostas se dispersem.
A largura dos degraus do enrolador em forma de cunha na curva entre os lances deve ser de pelo menos 10 cm na parte estreita e 26 cm no meio do lance.
Para aumentar a inclinação, mantendo a relativa facilidade de uso, permite a escada "degrau de pato". Os degraus da escada não são simétricos: metade do degrau tem largura grande, o que permite colocar o pé confortavelmente, e a segunda metade é menor para não atrapalhar o transporte do outro pé para o próximo degrau.

materiais
Com escadas de madeira, tudo fica claro: as recomendações para a escolha da madeira são inequivocamente definidas pelo SNiP II-25-80.E o que é melhor para construir escadas ao ar livre?
A escada de acesso ao sótão, aliando baixo custo e máxima durabilidade, é uma estrutura de aço com degraus de concreto armado. O reforço é colocado em uma moldura soldada de um canto, uma fôrma é amarrada por baixo (uma folha de compensado laminado cortada no tamanho do degrau) e o degrau é vazado com concreto. As telhas são geralmente colocadas em cima do concreto definido.

Use ladrilhos com superfície áspera como cobertura de degrau. Ladrilhos brilhantes na chuva e na neve ficarão escorregadios.
Soluções alternativas para escadas de rua:
- Contraplacado impregnado com óleo de secagem. A impregnação é realizada duas vezes sem secagem intermediária. O óleo secante deve primeiro ser aquecido em banho-maria: depois penetrará mais profundamente na estrutura da madeira;
- contraplacado de baquelite. Graças à colagem com verniz de baquelite, é absolutamente resistente à humidade.

O compensado de baquelite é uma raridade nas lojas de ferragens. Além disso, o alto preço o impede: uma folha de 21 mm de espessura custará 5.000 ou mais rublos. Uma solução intermediária são os degraus de compensado laminado com impregnação das pontas com óleo secante.
Minha experiência
Na minha casa, o sótão foi construído em cima do piso de laje em vez do sótão frio. Para evitar problemas com o reforço das lajes em torno da abertura, optou-se por fazer as escadas externas; o espaço limitado do pátio ditou o desenho do parafuso. Aqui está a aparência e descrição dos principais nós das escadas.
Esta versão da escada é boa, antes de tudo, pelo baixo custo: na época da construção (2013), custou-me 26.000 rublos. A tinta de borracha fornece impermeabilização de alta qualidade; no entanto, ao sol, a camada superior de compensado ainda apresentava algumas rachaduras e os degraus precisam de pequenos reparos. Caso contrário, o design provou ser forte, confiável e (tanto quanto pode ser julgado pelos resultados de 4 anos de operação) durável.
Conclusão
Espero que minhas recomendações e experiência ajudem o leitor na construção. Para saber mais sobre como e de onde uma escada para o sótão pode ser construída com suas próprias mãos, o vídeo deste artigo irá ajudá-lo. Aguardo suas adições e comentários. Boa sorte, camaradas!
O artigo te ajudou?