Qual tecido é melhor escolher para cortinas na sala de estar

As cortinas são um dos principais elementos do interior, que completam e complementam o quadro geral. Eles, assim como os móveis, devem ser escolhidos com muito cuidado. Na hora de escolhê-los, é preciso levar em consideração não só a alfaiataria e o estilo, pois muitas vezes depende do tipo de tecido e o mesmo estilo de cortinas feitas de materiais diferentes ficará diferente. Vale a pena prestar atenção ao material, sua resistência, se esse material é adequado para um determinado estilo de interior, se é necessário complementá-lo com cortinas e assim por diante. Tudo isso afeta a aparência do interior e que tipo de tecido é melhor escolher para esse tipo específico de cortina.

linho e algodão

Esses tecidos podem se comportar de maneira diferente, mas ainda permanecem muito duráveis ​​e resistentes ao sol, pois alguns outros materiais desbotam facilmente.Só os donos dessas cortinas precisam saber cuidar delas, pois podem sentar-se durante a lavagem, por isso devem primeiro ser tratadas com um par ou é melhor ir a uma lavanderia a seco. Para muitos, a única desvantagem do linho é que esse tecido enruga com muita facilidade e é bastante difícil de passar. Mas essa textura dará ao interior seu entusiasmo e conforto, especialmente esse material de cortina se encaixará no estilo country, boho, estilo ecológico e provençal.

Seda e lã

Os materiais naturais sempre foram bastante difíceis de cuidar deles. A lã é particularmente suscetível à luz solar e pode facilmente desbotar e mudar sua textura. O mesmo se aplica à seda, toda a sua beleza vai a zero por desbotamento ao sol, alta temperatura ou ar úmido, além de tudo, o material vai perder completamente a força. Portanto, para essas cortinas, é necessário fazer um forro, e é melhor escolher essas cortinas para uma sala que não esteja localizada no lado ensolarado, a fim de reduzir a influência do sol no estado do tecido.

Leia também:  O que é um mosaico de madeira e como usá-lo no interior

Viscose

Um material sintético muito semelhante em aparência à seda. Mas, ao mesmo tempo, esse material é muitas vezes mais barato e não é tão caprichoso no cuidado. A viscose não é o material mais durável para fazer cortinas, mas vai lidar com essa tarefa muitas vezes melhor do que a seda.

Poliéster

Outro material sintético que é mais usado para fazer cortinas. É bastante orçamentário, embora tolere perfeitamente a luz solar intensa sem ser danificado. Dependendo da resistência do tecido, ele poderá bloquear o acesso a uma grande quantidade de luz solar.Ao escolher cortinas, você deve prestar atenção ao processamento químico do material. Graças à indústria moderna, os fabricantes conseguiram garantir que mesmo os materiais naturais não enrugassem, não desbotassem, repelissem líquidos e fossem fáceis de passar.

Mesmo assim, ninguém ainda descobriu uma maneira melhor de proteger as cortinas do desbotamento do que usar um forro. Sim, e materiais semelhantes com esse tratamento químico serão muitas vezes mais caros do que o normal. Na maioria das vezes, o material natural é usado para forro - cetim. Foi ele quem provou ser uma boa força. Para cortinas volumosas com dobras exuberantes, existe outro tipo de forro - enchimento. É bastante durável e não apenas protege o material principal das cortinas, mas também melhora a acústica dos quartos e também isola o ambiente do inverno frio ou do ar quente do verão.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC