Sistema de vigas - 4 elementos importantes de seu design, tipos e recomendações para construção

Na foto - a estrutura de treliça é a base, o "esqueleto" do telhado.
Na foto - a estrutura de treliça é a base, o "esqueleto" do telhado.

Para que o telhado da casa seja confiável e forte, ele precisa de um sistema de treliça durável e de alta qualidade. O telhado protege o edifício das influências atmosféricas - vento forte, chuva, neve, granizo. Deve suportar essas cargas por muitos anos graças ao sistema de vigas. Vou falar sobre o dispositivo desta construção, que tipos existem e como construí-la corretamente.

Elementos do sistema de vigas

Os principais elementos do sistema de treliça do telhado:

Imagem Os principais elementos do telhado
table_pic_att14922071131 Mauerlat

Essa viga de sustentação é a base da estrutura. Permite que as cargas sejam distribuídas uniformemente ao longo das paredes portantes.

table_pic_att14922071142 Cumeeira

Ele está localizado no topo da estrutura, na qual duas encostas estão conectadas. Em ambos os lados da cumeeira (ao longo dela) é colocada uma caixa contínua, que a reforça.

table_pic_att14922071153 Pernas de vigas (vigas).

Este elemento define o ângulo de inclinação das encostas e determina a aparência do telhado, fixando rigidamente suas partes individuais.

table_pic_att14922071154 folhados

Eles conectam as vigas por baixo e não permitem que divirjam.

table_pic_att14922071165 Suportes e cremalheiras

Dá às pernas da viga um nível extra de estabilidade.

table_pic_att14922071186 Peitoril

Este elemento é colocado por baixo paralelo à cumeeira. Serve como suporte para racks e struts.

Corre

Eles consertam as pernas da viga. A corrida de cume está localizada na parte superior e as corridas laterais estão nas laterais.

table_pic_att14922071197 potranca

Eles são usados ​​para construir caibros se seu comprimento for insuficiente para criar saliências no telhado.

table_pic_att14922071208 caixote

É instalado a partir de tábuas com arestas ou madeira perpendicular às vigas. Serve de estrutura para a cobertura e transfere a carga dela para as vigas.

table_pic_att14922071219 Saliências do telhado

Este elemento vai 30-100 cm além do plano das paredes externas e as protege da precipitação.

table_pic_att149220712210 Estruturas de vigas (treliças).

Este nó tem uma forma triangular plana. Inclui um par de vigas, estrias, suspensórios e racks. As fazendas são colocadas de forma que nenhuma carga seja criada nas paredes internas do edifício.

As esquadrias são suportadas por paredes portantes, enquanto sofrem cargas verticais.

Quando os vãos são de comprimento considerável, as treliças devem ser constituídas por vários elementos.Para o sótão, a parte inferior dos caixilhos serve de teto. A distância das fazendas umas das outras deve ser determinada por meio de cálculos.

Parâmetro 1. Estrutura do telhado

Uma construção confiável só pode ser obtida com madeira seca e aplainada de alta qualidade.
Uma construção confiável só pode ser obtida com madeira seca e aplainada de alta qualidade.
  1. Materiais de construção de alta qualidade. Para vigas, você pode usar graus de madeira 1, 2 e 3. O material deve ter um número mínimo de nós e rachaduras. São permitidos três nós com no máximo 3 cm de comprimento por 1 m. As rachaduras não devem atingir toda a profundidade da viga ou prancha:
  • Para elementos estruturais de suporte de carga é necessário usar madeira com espessura de 5 cm ou mais. Para madeira de coníferas, tábuas, o comprimento máximo pode ser de 6,5 m, para madeira de lei - 4,5 M. Para Mauerlat, almofadas e vigas, deve-se usar madeira de lei.
  • Todos os elementos de madeira do sistema certifique-se de tratar com um anti-séptico para proteção contra microorganismos nocivos e um retardador de chamas para proteção contra incêndio.
As vigas de metal são um prazer caro e raramente são usadas na construção doméstica.
As vigas de metal são um prazer caro e raramente são usadas na construção doméstica.
  1. O peso da estrutura do telhado e do material do telhado não deve ser excessivo. Com base nisso, a estrutura de treliça na grande maioria dos casos é montada em madeira. Quando a massa do telhado é grande, sua base deve ser de metal.
  2. estrutura do telhado deve ser difícil. Todos os elementos de sua estrutura e os pontos de suas conexões devem ser fixados com segurança. Eles não devem ser deformados sob efeitos de cisalhamento e ruptura.
Os elementos não rigidamente fixos do sistema de vigas ameaçam desmoronar o telhado.
Os elementos não rigidamente fixos do sistema de vigas ameaçam desmoronar o telhado.

Todos os tipos de sistemas de treliça têm uma base triangular. Esta forma é para treliças instaladas em paralelo umas com as outras.Sua fixação rígida dá ao telhado estabilidade suficiente.

Quando os quadros são móveis, isso cria um grande problema. Essa instalação de baixa qualidade da estrutura de treliça pode levar à destruição do telhado e das paredes da casa.

Tipos de estruturas de telhado

O dispositivo do sistema de treliça do telhado pode ser diferente. Escolha seu tipo com base no design do edifício e em suas dimensões.

As vigas do telhado podem ser em camadas ou penduradas.

Parâmetro 2. Sistema em camadas

O sistema em camadas é ideal para um telhado com um vão de 10 a 16 metros.
O sistema em camadas é ideal para um telhado com um vão de 10 a 16 metros.

Vigas inclinadas são ideais para telhados com vão de 10 a 16 M. A inclinação nas encostas pode ser feita de qualquer maneira. O edifício deve ter colunas ou paredes de suporte de carga. De baixo, as vigas repousam no Mauerlat e no topo da pista.

corrida de skate por sua vez, é sustentado por cavaletes ou deitado (parede interna). As cargas neste projeto ocorrem apenas verticalmente, portanto, não há necessidade de sopros.

Se o comprimento do vão for significativo, é melhor mudar a cumeeira para duas vigas laterais. Eles devem descansar nas prateleiras. Para que as vigas não dobrem, são reforçadas com travessas e escoras. Se você está construindo um sótão com as próprias mãos, pode quebrar as vigas ou encostá-las em uma parede de 1 a 1,5 m de altura.

O que considerar ao construir um sistema de vigas em camadas:

  1. Todos os nós estruturais devem ter superfície de corte lisa. Isso reduzirá a chance de eles apodrecerem e ficarem infectados com fungos.
  2. O linguado Mauerlat deve ser ser colocado exatamente na horizontal em relação às paredes externas. O encaixe do Mauerlat com as vigas também deve ser estritamente horizontal. Caso contrário, o suporte pode tombar.
  3. Suportes e cremalheiras devem ser montados com máxima simetria.
As junções das vigas às paredes devem ser impermeabilizadas.
As junções das vigas às paredes devem ser impermeabilizadas.
  1. Para evitar a necessidade de reparar o sistema treliçado, seus elementos não devem se molhar e apodrecer. Portanto, no espaço sob o telhado, é necessária uma ventilação eficaz. Para fazer isso, o ar é deixado no telhado do sótão e as rachaduras são deixadas no sótão.
  2. Aqueles pontos em que o sistema de treliça está em contato com a pedra, concreto, paredes de tijolo, devem ser impermeabilizadas. Caso contrário, devido à condensação, a madeira começará a apodrecer.
  3. Vigas sem escoras ou suportes não deve ultrapassar 4,5 m.

Parâmetro 3. Pernas de vigas suspensas

O sistema de caibro suspenso é selecionado para um vão de até 6 m.
O sistema de caibro suspenso é selecionado para um vão de até 6 m.

O sistema de estrutura de telhado de duas águas geralmente é pendurado. Ao mesmo tempo, seu vão não deve ultrapassar 6 m, e a casa não deve ter paredes internas.

No topo, as vigas encostam-se umas nas outras, na parte inferior - no Mauerlat. A carga da estrutura nas paredes do edifício é reduzida por sopros. As betonilhas de vigas são colocadas na parte inferior das vigas e servem adicionalmente como teto. Também existem barras transversais - são puffs colocados mais alto.

A instrução recomenda o uso de escoras e postes de suporte ao se estender entre paredes externas de mais de 6 m. Eles vão apoiar as vigas. O comprimento da parte inferior das pernas após o suporte não deve ser superior a 4,5 m aqui.

Projeto adequado da saliência da cornija.
Projeto adequado da saliência da cornija.

O que considerar ao construir um sistema de vigas suspensas:

  1. Não é necessário apoiar as saliências do telhado na parte inferior das pernas do caibroalém do plano das paredes. As potras são mais adequadas para apoiar este design. Ao usá-los, as vigas poderão descansar no Mauerlat com todo o seu avião.
  2. Nas encostas da viga de apoio ao cume, preencher a barra de vento (placa frontal).
  3. A inclinação deve começar a partir do sótão. Assim, o telhado ficará rígido, não balançará e desabará com o vento.

Quando o teor de umidade da madeira é superior a 18%, o sistema de treliça do telhado de duas águas pode se soltar após o encolhimento. Portanto, prenda os materiais de construção úmidos não com pregos, mas com parafusos ou porcas - eles podem ser apertados.

Estrutura do telhado com formas diferentes

Um telhado inclinado tem um sistema de vigas muito simples.
Um telhado inclinado tem um sistema de vigas muito simples.

Sistemas de treliça de telhado de diferentes tipos podem diferir:

  1. Telhado único. Seu quadro tem o dispositivo mais simples. A única inclinação aqui inclina-se em um ângulo de 14-26°. Quando a edificação é pequena e o vão entre as paredes não passa de 5 m, a melhor opção são as vigas em camadas.
    Eles contam com as paredes externas de diferentes alturas e a parede interna, quando houver. Se o vão for superior a 5 m, é necessário construir asnas de cobertura.
Variantes da construção em treliça de um telhado de duas águas.
Variantes da construção em treliça de um telhado de duas águas.
  1. Cobertura com duas águas. Este projeto é simples, sob ele é um sótão ou um sótão residencial. A inclinação de suas encostas pode ser de 14 a 60 °.
    Se o vão entre as paredes externas não for superior a 6 m, é usado um sistema de estrutura suspensa de telhado de duas águas. Se o vão for superior a 6 m e houver paredes dentro da casa, são utilizadas vigas em camadas.
Características do sistema com quatro pistas.
Características do sistema com quatro pistas.
  1. Telhado quádruplo. A inclinação de suas encostas pode ser de 20 a 60 °, o vão de até 12 M. Dentro da casa deve haver suportes para a estrutura do telhado. Não há paredes de empena com este design, isso economiza materiais de construção.
    Construir um telhado de quatro águas é mais difícil do que um telhado de duas águas. Para isso, são utilizadas vigas ou treliças em camadas.
O esquema da estrutura do telhado da mansarda.
O esquema da estrutura do telhado da mansarda.
  1. Telhado de mansarda. Em um telhado inclinado abaixo, a inclinação pode ser de até 60 °, no topo é mais suave.Graças a isso, a área do sótão se expande e é possível equipar um sótão residencial.

O vão entre as paredes da casa aqui não deve ser superior a 10 M. O sistema de vigas pode ser em camadas ou moldura.

Parâmetro 4. Fixadores

A fixação de elementos estruturais com entalhes é muito antieconômica.
A fixação de elementos estruturais com entalhes é muito antieconômica.

Para garantir que o sistema de treliça do telhado de duas águas seja confiável, seus nós devem ser corrigidos corretamente. Antes disso, é necessário levar em consideração a força e a direção das cargas dinâmicas e estáticas. É importante não esquecer o encolhimento da madeira.

Anteriormente, todos os tipos de estruturas de telhado eram fixados com cortes. Eles são confiáveis, mas não econômicos. Neste caso, é necessário que os elementos de madeira tenham uma grande seção transversal, que possibilite a realização de cortes com segurança.

Opções modernas para fixação de vigas.
Opções modernas para fixação de vigas.

Portanto, agora as fixações dos nós das vigas não são feitas com cortes, mas com parafusos ou buchas. Revestimentos de aço inoxidável perfurado também são populares. Seu preço é bastante alto, mas são convenientes e aceleram a construção.

As almofadas são fixadas com pregos ou placas dentadas.embutido em madeira. Eles reduzem o custo dos materiais de construção em 20%, pois seu uso requer madeira, tábuas com seção menor do que com cortes.

Conclusão

O sistema de treliça é a estrutura de suporte do telhado. Deve cumprir totalmente a forma e o design do telhado, ser confiável, forte e durável. Nesse caso, o próprio telhado servirá por muitos anos. O vídeo deste artigo revelará o tópico com clareza. Faça suas perguntas nos comentários, se houver.

O artigo te ajudou?

Leia também:  Instalação de vigas faça você mesmo
Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC