Os holofotes estão se tornando cada vez mais populares. São confortáveis e práticos. Eles dão uma luz muito brilhante à noite e no crepúsculo. De manhã, ilumine as áreas necessárias na sala. A montagem de holofotes é bastante simples. Você não precisa de equipamentos especiais, ferramentas, muito tempo. Bom para tetos esticados.
Planejamento elétrico somente após o plano finalizado para a disposição dos móveis
Isso tornará a nova casa mais aconchegante e confortável para morar. Existem regras gerais que se recomenda seguir:
- a distância entre o interruptor e a porta é de 15 cm;
- o interruptor está localizado no lado em que a maçaneta da porta está mais próxima;
- quando o quarto tiver luz suspensa, é recomendável montar um interruptor de passagem para que você possa desligar a luz em dois locais diferentes: ao lado da cama e ao lado da porta;
- deve evitar colocar vários interruptores ao mesmo tempo numa divisão (por exemplo, quando tem de acender a luz mais de 2 vezes no caminho desde a porta da frente da cozinha, a disposição dos interruptores não é das melhores, porque são improváveis de usá-lo integralmente o tempo todo).
Como as luminárias devem ser posicionadas?
Para uma iluminação de alta qualidade e eficiente, recomenda-se montar produtos de iluminação de acordo com as seguintes regras:
- a distância mínima possível da borda da parede até as luminárias é de 20 cm;
- o lustre é colocado exclusivamente no centro do teto (no caso de um estúdio, deve ser colocado no centro da área funcional, levando em consideração o interior da sala);
- na presença de tetos tensos, a distância das luminárias até a costura extrema do filme de PVC é de pelo menos 15 cm;
- um holofote é capaz de iluminar não mais do que alguns m2 da sala (é melhor calcular em 1,5 m2);
- com um arranjo simétrico de luminárias, vale a pena cuidar para que os aparelhos fiquem à mesma distância das paredes e uns em relação aos outros.
A luz deve ser diferente.
Existe uma opção interessante para iluminação em camadas. Contribui para a criação de volume, enfatiza a profundidade do espaço. Nenhuma fonte de luz natural pode criar tal efeito.
Especialistas na área de design distinguem 4 níveis de iluminação (camadas):
- a camada superior, que inclui lâmpadas embutidas no teto, lustres;
- 1º meio: luminárias localizadas na parede, luminárias de chão, arandelas;
- 2º meio: abajures junto a camas, mesas de centro ou de centro, peitoris de janelas localizados abaixo do nível normal;
- nível inferior: pedestal embutido, luminárias de chão, luminárias de chão.
Quanto mais baixa estiver localizada a fonte de iluminação artificial, mais intimista se torna o ambiente. Perfeito para criar um ambiente aconchegante com alguns níveis de iluminação localizados na parte inferior. Um exemplo é uma lareira decorativa com velas ou uma lareira clássica natural.
O artigo te ajudou?