Como escolher o ventilador certo para o calor do verão

O advento dos condicionadores de ar impulsionou significativamente os ventiladores no mercado e muitos não conseguem mais imaginar a vida sem esses dispositivos de refrigeração. Porém, os fabricantes destes últimos não ficam para trás na vida e apresentam modelos cada vez mais modernos, cuja principal vantagem é o baixo custo. Obviamente, mesmo o ventilador mais "chique" será mais barato do que um simples ar condicionado. Vamos descobrir quais tipos de ventiladores existem e por que você ainda deve comprar esse dispositivo.

Tipos de ventilador

Existem três tipos principais de fãs. Eles são divididos de acordo com o método de instalação e possuem diferentes potências. A primeira opção é a menor, com baixo desempenho - este é um ventilador de mesa. É compacto, leve e projetado para ser instalado em qualquer superfície horizontal.Adequado para salas pequenas ou áreas locais, por exemplo, pode ser usado com sucesso na área de trabalho, mesmo em um grande escritório. Principalmente o raio de rotação de tal dispositivo é de 90 graus.

A segunda opção é um ventilador de chão. Suas características são: potência média, alcançada por pás grandes e pé alto regulável, que permite ajustar o jato de ar no nível desejado. Este é o tipo de ventilador mais comum no dia a dia, pois faz um bom trabalho para resfriar uma sala de tamanho médio. O design padrão oferece dois modos - a roda da lâmina também gira em torno de seu eixo em 90 graus ou sopra apenas em uma determinada direção.

Finalmente, a terceira opção é um ventilador de teto. Tem as maiores pás, é preso ao teto e nada mais, exceto a velocidade de rotação, não é regulado. Ao mesmo tempo, tem muita potência, por isso é capaz de lidar com grandes salões. Por esse motivo, esse dispositivo se tornou o mais comum em bares, instalações industriais, pontos de venda.

Projeto do ventilador

Um ventilador doméstico padrão consiste em várias partes. Ao comprar, você deve prestar atenção a cada um deles:

  • A base deve ser forte, você deve verificar imediatamente sua estabilidade. Os ventiladores de chão geralmente estão localizados no meio da sala, de modo que animais de estimação, crianças e até adultos podem atingi-los. Para que o ventilador não caia e bata após o primeiro incidente, ele deve ser bastante pesado e confiável.
  • Ficar em pé. Agora existem dois tipos de estandes - monobloco ou cruzado. O primeiro é considerado mais estável, mas o cruzado é mais comum, pois já está no mercado há muito tempo e as pessoas estão acostumadas com essa aparência de torcedores.
  • A perna deve estar equipada com um regulador de altura.
  • Parafuso - deve ser bem preso. Vale a pena escolher dispositivos que possam soprar em um ponto e girar em torno de seu eixo, soprando toda a sala.
  • A grade é a proteção das lâminas. Deve ser suficientemente confiável, pois você pode acenar acidentalmente com a mão e se machucar, cuja gravidade depende da potência do ventilador.
Leia também:  Como escolher um rodapé para bancada de cozinha

Os pais de crianças pequenas devem prestar atenção especial à segurança do ventilador. Uma vez sob a lâmina, eles podem até quebrar um membro; portanto, neste caso, é melhor escolher uma grade dupla, uma camada com células grandes e a outra com células pequenas.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC