
Dosséis montados e dosséis estacionários tornaram-se uma parte familiar e integral da maioria dos edifícios e estruturas. Além disso, estruturas independentes são amplamente utilizadas nos territórios de pátios privados e municipais para a melhoria das áreas de lazer das pessoas. Diremos quais são os tipos de toldos e consideraremos suas principais características e recursos.
Características de design

Para tornar o estudo do material mais fácil e acessível, você deve considerar cuidadosamente as características das soluções de design utilizadas na construção de coberturas.Isso destacará os principais nós e características comuns a todas as variedades, o que facilitará uma classificação posterior.

Se analisarmos os diferentes tipos de toldos e abrigos fixos, veremos que todos eles consistem em três unidades estruturais principais:
- Estrutura de suporte ou cabides para modelos cantilever. Dependendo do tipo de produto, pode ser um poste escavado e cimentado, uma moldura fixada na fachada ou um sistema de fixação como viga de sustentação na parede e olhais com cabos de aço sustentando a borda livre do console. Desempenha a função de estrutura de suporte, que recebe todas as cargas e as transfere para a parede ou fundação do suporte;
- sistema de treliça. Dependendo da forma e do tipo de telhado, pode ser de uma só inclinação, de duas águas, de quatro águas, abobadado, arqueado, ondulado, etc. É composto por pernas de caibro e torneamento, bem como mauerlats e travessas adicionais, escoras e puffs para aumentar a capacidade de carga do sistema;
- Teto. Quase todas as soluções são possíveis aqui: ardósia, material de cobertura, policarbonato, PVC, telha metálica, aço galvanizado, chapas perfiladas, telhas, ondulina, etc. e a fachada da casa tanto quanto possível.

Importante! Utilizando diversas formas de suportes, caibros e coberturas, é possível criar diversos modelos de produtos para diversas finalidades, tanto práticas quanto decorativas.
Principais variedades
Por tipo de sistema de suporte

As diferenças mais significativas são a mudança no método de fixação e na estrutura de suporte da viseira. Existem três formas principais de construir o sistema de suporte e o próprio produto:
tipo de construção | Descrição | Area de aplicação |
Independente | É um telhado de forma arbitrária, que repousa sobre pilares embutidos no solo por todos os lados. Não possui outros suportes. O pilar pode ser um (dossel-guarda-chuva) ou vários | Eles são usados para fins diferentes: pode ser um galpão de verão para uma residência de verão, um abrigo para um carro, um depósito para lenha ou feno, uma estrutura para proteger um poço, um pavilhão de parada, etc. |
apegado | Existem várias opções de execução: o produto pode ser fixado na parede com um lado, dois ou três lados. Muitas vezes, coberturas anexadas, com base em duas ou mais paredes, são chamadas de embutidas. | Usado como cobertura para terraço, alpendre, alpendre, área adjacente à casa, entrada do porão, vitrine, proteção de carro, nas entradas de arranha-céus residenciais |
Console | O dossel cantilever é um modelo que não possui suportes próprios, que é fixado na parede com uma extremidade e apoiado em uma moldura ou suspensões com a outra, que também são fixadas na fachada da casa. Podem ser toldos retráteis, coberturas sobre janelas, portas e outros objetos. | É usado principalmente para proteger as pessoas da precipitação e queda de objetos de telhados altos perto da entrada de uma entrada, loja, outra instituição, bem como para proteger vários objetos - janelas, ar condicionado, porões, portas de garagem e outros elementos de edifícios e estruturas |

Importante! Como você pode ver, é a estrutura de suporte que tem o impacto mais significativo no produto como um todo, portanto, esta parte deve ser tratada com atenção especial.
Por tipo de sistema treliçado

O sistema de treliça é a estrutura de suporte de qualquer telhado inclinado, que consiste em pernas de caibro, torneamento, bem como suportes verticais, travessas horizontais e escoras inclinadas, que fornecem ao sistema a resistência e capacidade de suporte necessárias.
Além disso, os sistemas de vigas geralmente incluem vigas ou Mauerlats - peças nas quais as pernas da viga repousam.
Importante! Ao alterar o design do sistema de treliças, você pode obter uma grande variedade de coberturas. É revelador que o tipo de dispositivo de viga geralmente pode variar, independentemente do tipo de estrutura de suporte, mas a dependência ainda pode ser rastreada.

Existem tais tipos de estruturas de treliça:
- Plano de um lado.Eles são mais adequados para instalação do tipo faça você mesmo, pois têm um design bastante simples: as pernas da viga repousam sobre as vigas de suporte de ambos os lados, a caixa e o material da cobertura são presos às vigas;
- Curvilínea de um lado. Pode ser arqueada, ondulada, côncava ou semicilíndrica. A produção independente de um grande número de vigas igualmente dobradas é dificultada pela necessidade de um padrão, gabarito ou dobrador de tubos, uma vez que você não pode fazer esse trabalho com as mãos;
- Toldos duplos. Aqui, as vigas repousam em um lado da cordilheira ou uma na outra, e no lado oposto, no Mauerlat, de modo que o sistema é complicado por todos os tipos de racks adicionais, puffs, travessas, escoras, lenços, etc. A instalação de tal projeto requer um desenho e um cálculo competente das seções e outros parâmetros das partes do sistema;
- Dosséis. Nesse caso, o sistema de treliças é ainda mais complicado, além disso, será necessária alguma habilidade na colocação da cobertura. Esses modelos são capazes de decorar a fachada da casa e, em alguns estilos arquitetônicos, são simplesmente insubstituíveis;
- Estruturas móveis. Um exemplo dessa variedade é a capota ou toldo retrátil, em que as vigas podem ser dobradas e desdobradas, endireitando ou escondendo a viseira.

Também deve ser dito que o design em si pode ter um design monolítico ou modular. No primeiro caso, o produto após a montagem é quase impossível de desmontar em seus componentes; no segundo caso, é montado a partir de módulos fáceis de desmontar.

Importante! É fácil adivinhar que os sistemas monolíticos são altamente confiáveis e duráveis, enquanto os sistemas modulares são fáceis de montar, instalar e reparar/substituir peças. A opção ideal é um modelo modular de alta qualidade, durável e confiável.
Os modelos modulares são geralmente produzidos em fábricas e vendidos em lojas de ferragens como um conjunto de peças modulares. O kit vem com instruções de montagem e instalação do produto, seguindo as quais é fácil construir você mesmo um dossel.

Importante! O material da cobertura não tem impacto significativo no tipo de copa. Podemos atender modelos completamente diferentes revestidos com o mesmo material. Apenas a aparência, a qualidade do telhado e o preço do produto mudam.
Conclusão
Apesar da diversidade, ao olhar mais de perto, é possível distinguir os principais tipos de velame. Isso ajudará você a entender melhor o assunto e escolher exatamente o design mais adequado para seus propósitos. O vídeo deste artigo demonstra as diferentes formas e tipos de viseiras.
O artigo te ajudou?