Se você acha que as lâmpadas mais econômicas são aquelas que consomem menos eletricidade, isso não é verdade. Na verdade, é lucrativo comprar lâmpadas que se caracterizam pelos custos operacionais mais baixos em condições específicas. Como sabemos, o progresso não pára. Isso se aplica aos setores industrial e doméstico. Em particular, estamos falando de luminárias. Literalmente em um século (ainda menos), as pessoas fizeram a jornada de uma tocha para LEDs.
E cada etapa foi marcada pelo surgimento de dispositivos mais confiáveis. Assim, no final do século 19, o mundo viu uma lâmpada incandescente, e já no início do século 20 apareceu uma lâmpada que emitia a luz do dia. No final do século XX, nasceram as tecnologias LED, que se tornaram tão populares. Quando uma lâmpada fica inutilizável, todos pensam em qual nova comprar para que o novo produto combine confiabilidade e preço acessível.
lâmpadas halógenas
O princípio de funcionamento dessas lâmpadas é baseado no brilho de um filamento quente colocado dentro da lâmpada. A sua durabilidade deve-se aos vapores de halogéneo. Eles prolongam a vida útil em dois a três anos. Como regra, vapores de bromo ou iodo são usados. O design das fontes de luz de halogênio permite que elas funcionem com cartuchos de parafuso e pinos. Para torná-los multifuncionais, aplicáveis em diversas áreas, eles são confeccionados em diversas formas.
Além disso, é aplicado um revestimento de partículas reflexivas. Dependendo disso, o brilho, a temperatura e o ângulo de dispersão da luz podem mudar. Devido ao seu pequeno tamanho e grande variedade, as lâmpadas halógenas foram inicialmente utilizadas principalmente em equipamentos eletrônicos, estruturas de teto e iluminação de móveis.
Esquema e princípio de funcionamento das lâmpadas LED
A retroiluminação LED, baseada no trabalho de diodos que emitem luz, há muito é apreciada pelos consumidores e encontrou seu lugar. Uma vez que foi usado ativamente em painéis de carros, bem como em placares para publicidade e luzes indicadoras. Porém, com o tempo e o desenvolvimento de novas tecnologias, passaram a ser utilizados para iluminação de ambientes. Em comparação com as lâmpadas convencionais, as lâmpadas de LED são mais seguras e econômicas, pois geram muito menos calor quando convertidas de CA para CC.
O brilho da luz é diretamente proporcional à intensidade da corrente: quanto maior, mais brilhante a luz queimará.Devido a isso, as lâmpadas LED superam facilmente os concorrentes nessa área e ameaçam substituir outros tipos de fontes de luz, de acordo com dados de especialistas. É fácil acreditar nisso, porque literalmente cinco ou seis anos atrás, ninguém sabia sobre eles, e agora eles são muito populares.
Como escolher a potência certa para lâmpadas LED?
A dúvida surgiu devido ao fato de que eles precisam de muito menos energia. A maneira mais fácil de calcular é esta: divida a potência da lâmpada incandescente antiga por 8. Por exemplo, se você precisar trocar uma lâmpada de 60 watts por uma de LED, então 60:8 = 7,5, respectivamente. Ou seja, você precisa levar uma lâmpada com potência de 7,5 watts.
O artigo te ajudou?