Desde os tempos antigos, a lã de camelo se estabeleceu como um material de alta qualidade e incrivelmente quente para a confecção de agasalhos. Para que tal produto dure muito tempo e não perca suas qualidades externas, é necessário seguir algumas regras de lavagem e cuidados gerais com uma peça de lã. Naturalmente, ao dar essas roupas para lavagem a seco, você não precisa se preocupar com seu estado, mas esse método não é orçamentário e leva muito tempo. Mais adiante no artigo, existem maneiras confiáveis e econômicas de limpar agasalhos e outros produtos feitos de pêlo de camelo.
Lavar um cobertor de lã à mão
Um dos usos mais comuns do pelo de camelo é na fabricação de cobertores.Tal produto é particularmente leve, retém perfeitamente o calor e não acumula umidade em si, note-se também que tal manta de lã é a mais ecológica e hipoalergênica do mercado hoje.
Muitas pessoas evitam usar cobertores de lã por medo de estragá-los na lavagem, mas aqui está um plano simples para ajudar a evitar que a lã seja danificada:
- Tome meio banho de água morna (cerca de 30 graus);
- Dissolver em água um produto especialmente concebido para a lavagem de produtos de lã;
- Mergulhe o cobertor em água por 4-5 horas;
- Enxágue abundantemente;
- Pendure em uma corda forte para pingar.
Importante! Não é necessário torcer a manta logo após o enxágue, pois pode deformar a mesma. A torção leve é permitida somente após o escoamento inicial do líquido.
Lavando na máquina de lavar
Ao lavar na máquina, a temperatura não deve exceder 30 graus. Também é recomendável escolher o modo mais delicado com longos banhos e enxágues. Recomenda-se pular a fase de centrifugação, mas se as condições não permitirem uma secagem de qualidade da manta ao ar, é necessário, após um ciclo completo de lavagem na máquina, colocar o produto em uma superfície horizontal, dando-lhe a correta forma e deixe secar nesta posição. Tais manipulações ajudarão a evitar o alongamento e a perda da forma original.
Limpeza parcial do cobertor
Há situações em que aparecem manchas em um cobertor de lã, com esse tipo de poluição, não se deve lavar o produto inteiro, é melhor lavar apenas uma mancha separada. Existem muitos métodos para lidar com manchas de lã, que dependem do seu tipo:
- água doce, sorvete ou creme de confeiteiro podem ser lavados com água morna e pó de talco;
- manchas gordurosas são lavadas com água e sabão;
- batom, pó ou cola são removidos da lã com álcool;
- uma pequena quantidade de acetona remove manchas de tinta, carvão ou esmalte;
- Para manchas mais difíceis, como manchas de álcool ou café, existem removedores de manchas especiais para lã.
Seguindo essas dicas, até a dona de casa mais inexperiente conseguirá preservar as propriedades de beleza e qualidade de um cobertor de lã sem custos de mão de obra e material.
O artigo te ajudou?