Como escolher facas de cozinha de boa qualidade

As facas usadas na cozinha nem sempre são as mesmas. Freqüentemente, uma marca conhecida pode ser pega vendendo facas de qualidade não muito alta a um preço maior, embora você possa encontrar facilmente um conjunto de facas de melhor qualidade por relativamente pouco dinheiro, mas não uma empresa de marca. Como uma faca de cozinha pode se tornar uma compra que será usada todos os dias para várias receitas culinárias, é imperativo selecionar facas de qualidade aceitável que sejam duráveis, fortes, confiáveis ​​​​e fáceis de cortar.

Que conjunto de facas deve estar na cozinha

Quem está longe de cozinhar tem certeza de que só pode haver duas facas na cozinha - uma grande e uma pequena.Mas as próprias facas podem ser de vários tipos e aplicações, o que pode ajudar perfeitamente na culinária. À venda, você pode encontrar os seguintes tipos de facas:

  • para frutas, ervas e vegetais;
  • para processar tomates;
  • fatiar produtos de pão;
  • ação universal;
  • para processamento mais confortável de produtos (slicer);
  • para desossa;
  • machadinha para cortar e picar legumes (Nakiri);
  • faca de chef (geralmente com superfície larga e alongada);
  • machado para processamento de carne, alimentos altamente congelados.

Algumas cozinhas também compram facas projetadas para rolo e sushi. Este é um pequeno machado Santoku e uma faca alongada com uma lâmina estreita Yanagiba.

qualidade do aço

A base ideal para uma faca de cozinha é o aço inoxidável com teor de carbono. O carbono contribui para o endurecimento da superfície da faca, mas é importante encontrar um equilíbrio aqui. Um alto teor desse elemento pode levar à fragilidade e ferrugem da lâmina, um baixo dá flexibilidade ao metal, mas ao mesmo tempo embota rapidamente.

Seleção de faca

Uma faca de aço muitas vezes pode ficar cega e a lâmina precisará ser afiada uma vez por mês. Mas, por sua vez, o aço tem resistência e confiabilidade suficientes. A superfície dessa faca não é muito afiada, portanto seu uso será bastante seguro. Além disso, existem algumas variedades de modelos de produtos siderúrgicos. As facas de cerâmica são mais leves, o que as torna mais confortáveis ​​de usar. Ao cozinhar, braços e ombros cansam menos.

Leia também:  Vidros de varandas e loggias: que materiais usar?

A cerâmica não absorve odores e sabores estranhos dos produtos. Pode não moer por muito tempo e durará cerca de um ano sem afiação periódica. A cerâmica não enferruja e é menos propensa a arranhões.As facas de cerâmica são fáceis de limpar e podem ser lavadas na máquina de lavar louça. Você pode lavar levemente a lâmina com água e não haverá sujeira e aromas dos produtos nela.

Importante! A principal desvantagem da cerâmica é a fragilidade, então você precisa usar essa faca com cautela. Não pode ser usado para cortar carne e alimentos congelados, mastigar ossos. Além disso, uma faca de cerâmica é mais difícil de afiar.

Os profissionais aconselham o uso de várias facas de aço e uma ou duas facas de cerâmica na culinária caseira. A seguir, considere como fazer a escolha certa de uma faca para a cozinha.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC