
A ardósia ondulada pode ser considerada talvez o material de cobertura mais popular no segmento econômico. Neste artigo, darei uma breve visão geral das principais variedades de ardósia, analisarei seus pontos fortes e fracos e também descreverei em detalhes a tecnologia de instalação de um telhado de ardósia.
- Visão geral do material
- Variedades na composição
- Forma de folha
- Use como telhado
- Vantagens
- Imperfeições
- Algumas palavras sobre toxicidade
- Tecnologia de instalação de telhado de ardósia
- Fase 1. Ferramentas e materiais de trabalho
- Etapa 2. Preparação da base e do material
- Etapa 3. Tecnologia de colocação de ardósia
- Dicas para consertar telhados de ardósia
- Conclusão
Visão geral do material
Variedades na composição
A ardósia é um material de cobertura de chapa, ou melhor, um grupo de materiais. Dependendo da composição, distinguem-se várias variedades de ardósia:

- Ardósia natural (natural, ardósia) - placas obtidas pela divisão de um monólito de ardósia. Após o corte e processamento, eles podem ser usados para telhados.
- ardósia de cimento de amianto - a variedade mais comum (é o que costumam dizer quando falam de ardósia). Produzido à base de amianto crisotila ou anfibólio com cimento como ligante.

A ardósia baseada em materiais anfibólios foi produzida anteriormente nos países da UE, mas hoje o uso de tais matérias-primas foi abandonado devido ao seu potencial perigo como carcinógeno. O amianto crisotila ainda é usado, mas a participação de mercado desse material vem diminuindo gradativamente.
- Ardósia de fibrocimento (sem amianto). Em vez de fibra de amianto, celulose, juta, fios acrílicos, etc. são introduzidos na composição da ardósia. Cargas minerais também são adicionadas ao aglutinante para aumentar a resistência mecânica. As vantagens dos materiais sem amianto são a compatibilidade com o meio ambiente e o peso mais leve.
- ardósia de areia de polímero - material de folha, cuja base é um aglutinante de polímero. A areia peneirada é usada como carga, à qual são adicionados vários aditivos e pigmentos.

- Euroslate – material flexível à base de betume/ligante de polímero com tecido ou base de celulose. Produzido sob as marcas "Ondulin", "Aqualine", "Nulin", etc.

Também a este grupo pode ser atribuído - embora em muitos aspectos condicionalmente:

- ardósia de policarbonato - feito de policarbonato na forma de folhas transparentes ou translúcidas. Pode ser incolor ou tingido, possui boas propriedades de isolamento térmico e grande potencial decorativo.

- ardósia de borracha. A base é de fibra de vidro, o aglutinante é de resíduos de processamento de borracha. O revestimento será elástico e resistente à umidade.
- ardósia de metal - outro nome para papelão ondulado (chapa metálica perfilada com revestimento anticorrosivo).

E, no entanto, se no texto de um artigo ou documento regulamentar você encontrar a palavra "ardósia" sem esclarecimentos adicionais, provavelmente será sobre a variedade de cimento de amianto do material ou sua modificação sem amianto.
Forma de folha
Além da classificação por material, vale lembrar também a divisão de acordo com o formato das chapas. Como regra, a ardósia é produzida em duas formas:

- ardósia plano – GOST 18124-95 “Placas planas de fibrocimento. Especificações";
- ardósia ondulado – GOST 30340-95 “Telas onduladas de fibrocimento. Especificações".

Os produtos corrugados são mais comuns, pois são muito mais adequados para aplicações em telhados. Materiais planos também são usados, mas devido à sua menor resistência (não há reforços), eles são mais usados para revestimento de superfícies horizontais.
Os principais parâmetros são o número e as dimensões das ondas:
- Pelo número de saliências em uma folha, distingue-se a ardósia de cinco, seis, sete e oito ondas.7 e 8 ondas são ideais para construção privada, 5 e 6 - para o telhado de edifícios industriais.
- Os graus de ardósia determinam a altura da onda e seu degrau. Assim, a marca 40/150 tem ondas de 4 cm de altura com degrau de 15 cm, a marca 54/200 - 5,4 cm por 20 cm, respectivamente.
Além do número de ondas e suas dimensões, o perfil da onda também pode diferir:
Tipo de perfil | marcação | Dimensões, mm | ||
comprimento | largura | grossura | ||
Ordinário | EM | 1120 | 680 | 5,2 – 7,5 |
unificado | CH | 1750 | 1125 — 1130 | 5,2 – 7,5 |
reforçado | WU | até 2800 | 1000 | 8 ou mais |
Ao selecionar materiais de cobertura para organizar o telhado de uma casa particular, é aconselhável comprar ardósia VO ou UV. Sua resistência é suficiente, mas custa muito menos que os produtos com perfil reforçado.
O preço da ardósia VU é mais alto (cerca de 300 rublos por folha contra 175 - 200 rublos para um padrão), por isso é adquirido principalmente para coberturas de instalações industriais.
Use como telhado
Vantagens
A ardósia Wave tem as seguintes vantagens:
- Força mecânica. A combinação de um aglutinante de cimento com amianto ou enchimento de fibra confere às telhas uma resistência mecânica significativa. De qualquer forma, com uma espessura bastante modesta (até 8 mm), você pode caminhar sobre a ardósia assentada.

- Condutividade térmica. A estrutura do material garante sua baixa condutividade térmica. Obviamente, ele não funcionará como um isolante térmico completo, mas no calor o telhado aquecerá muito menos que o metal.
- Resistência à umidade e corrosão. Isso fornece a composição da ardósia.
- Vida. Um telhado devidamente equipado durará pelo menos 20 a 25 anos.Além disso, se uma folha de material de cobertura estiver danificada, ela pode ser simplesmente substituída sem refazer todo o telhado.

- O material não é inflamável. Além disso, quando queimada, a ardósia não emite substâncias tóxicas.
E, no entanto, a principal vantagem é o custo aceitável dos produtos: se você está procurando maneiras de minimizar o custo da cobertura, a escolha será bastante óbvia.
Imperfeições
Este material de construção também tem várias desvantagens:
- Fragilidade. Esta é a principal desvantagem operacional, que se deve à elasticidade insuficiente. As chapas podem rachar durante o transporte e o processamento, o que aumenta a taxa de rejeição.

Daí a conclusão óbvia: na hora de comprar ardósia, é preciso fazer mais estoque do que no caso de outros materiais de cobertura.
- Peso. As telhas de fibrocimento, principalmente as reforçadas, pesam muito (de 23 a 35 kg). E se levarmos em conta as dimensões significativas do produto, o problema de elevação para o telhado torna-se óbvio.

- Porosidade. A superfície porosa do material absorve a chuva e a água derretida, o que reduz significativamente sua vida útil. Com flutuações de temperatura, isso pode levar a rachaduras na folha, mas geralmente tudo se limita a um crescimento gradual de musgo. Para evitar isso, é necessário tratar a ardósia com compostos especiais com anti-séptico.

- Interação com fogo. A ardósia não inflama, mas racha intensamente em caso de incêndio.Fragmentos lançados podem causar ferimentos ou incêndio em edifícios vizinhos.
E ainda a principal desvantagem desse material é seu potencial cancerígeno, devido à presença de amianto na composição da ardósia. Esta questão é bastante volumosa, portanto, dedicarei uma seção separada a ela.
Algumas palavras sobre toxicidade
O grau de perigo da ardósia de cimento de amianto depende de qual mineral na composição é usado como carga. Existem duas opções aqui:

- amianto crisotila - usado na produção de materiais de cobertura nos EUA, China, Rússia, Ucrânia, Bielo-Rússia e outros países. Resistente a álcalis, mas suscetível a ácidos.
- Anfibólio-amianto - usado anteriormente na produção na Europa. Resistente ao ácido, mas reage com o ambiente alcalino da pasta de cimento.

É aqui que está a raiz do problema:
- O ponto de vista sobre a alta carcinogenicidade da ardósia contendo amianto foi formado na Europa. E é absolutamente justo: os materiais anfibólios realmente causam doenças oncológicas e não há como compensar os danos causados por eles.
- O amianto crizotílico, usado na produção de materiais de construção e coberturas domésticas, também pode ter efeito cancerígeno. Mas sua atividade é muito menor, porque consequências negativas só podem ocorrer se usadas incorretamente.

- Estudos mostram que a ardósia contendo amianto pode ser usada em telhados, desde que as instalações sejam isoladas de forma confiável do pó de crisotila.Mas para revestimento interior, as folhas planas são indesejáveis.
Portanto, se você comprar ardósia em Moscou ou em outra cidade da Federação Russa, provavelmente não deve se preocupar. Claro, é melhor esclarecer a composição do material e a origem das matérias-primas, mas ainda assim o perigo de um telhado contendo amianto é, para dizer o mínimo, exagerado.
Tecnologia de instalação de telhado de ardósia
Fase 1. Ferramentas e materiais de trabalho

Apesar da massa significativa e de uma certa fragilidade, a ardósia pode ser colocada com as próprias mãos. Ao instalar um telhado deste material, precisaremos de:
- Serra na madeira.
- Martelo.
- Chave de fenda.
- Búlgaro.
- Furar.
- Serra para metal.
- Escadas (uma para elevação, a segunda para movimentação nas encostas do telhado).
- Cordas com ganchos para elevação de materiais ao telhado.

Também precisaremos de consumíveis:
- Barras ou tábuas para caixotes.
- Impermeabilização (material de cobertura ou membranas de cobertura).
- Impregnação para madeira (protetor de umidade + anti-séptico).
- Tinta para ardósia.

- Fixadores (pregos ou parafusos auto-roscantes para torneamento, pregos de ardósia ou parafusos auto-roscantes especiais com arruelas galvanizadas).
Naturalmente, precisamos comprar a própria ardósia. O volume de compra é determinado da seguinte forma:
- Medimos o comprimento da inclinação ao longo do beiral, dividimos o número resultante pela largura da folha e adicionamos cerca de 10%. Assim, obtemos o número de folhas em uma linha.
- Medimos a distância da cumeeira ao beiral ao longo da encosta, dividimos pelo comprimento da folha e adicionamos cerca de 13% para a sobreposição.
- Multiplicamos os números obtidos entre si e calculamos o número de folhas para uma inclinação.
- Todos os arredondamentos são feitos, não para unir as folhas, mas para usar o número máximo de elementos inteiros.

Este cálculo é adequado para inclinações retangulares. Ao comprar ardósia para um telhado de formato diferente, você precisa fazer as alterações apropriadas.
Etapa 2. Preparação da base e do material
As instruções para criar um telhado começam com uma descrição do dispositivo de torneamento. Para que a ardósia forneça um nível suficiente de confiabilidade e impermeabilização, ela deve ser colocada em uma base apropriada. Os parâmetros da caixa dependem do ângulo da inclinação:
Ângulo de inclinação, graus | Passo de torneamento, mm | Sobreposição horizontal | Sobreposição vertical, mm |
para 10 | sólido | duas ondas | 300 |
10 — 15 | 450 | uma onda | 200 |
acima de 15 | 600 | uma onda | 170 |
Fabricamos a caixa de acordo com a tecnologia padrão:
- Para a fabricação, usamos vigas de pinho uniformes e duráveis. seção de 50x50 mm ou placas com espessura de pelo menos 30 mm. Tornamos a viga da cumeeira mais massiva - pelo menos 50x100 mm.

- Tratamos todas as peças com um anti-séptico para evitar apodrecimento e danos por besouros de carpinteiro.
- Montamos a caixa, fixando as barras e tábuas nas vigas. Para a fixação utilizamos pregos compridos ou parafusos fosfatados para madeira.

- Nos vales e nos pontos de junção com superfícies verticais (paredes, chaminés, etc.), fixamos ripas adicionais. Isso é feito para criar uma base mais confiável e fornecer proteção contra vazamentos.

- Colocamos material impermeabilizante em cima da caixa. Como impermeabilização, geralmente é usado um material de cobertura relativamente barato, mas também podem ser utilizadas membranas de cobertura mais confiáveis.

Às vezes, a impermeabilização é colocada sob a caixa, diretamente nas vigas.
Também é necessário preparar o próprio material de cobertura:
- Ardósia corte no tamanhocom base em cálculos anteriores. É indesejável a utilização de fragmentos com menos de 60 cm de comprimento - desta forma o material perde parte significativa de suas características. Neste caso, para compensar as dimensões, é melhor aumentar a sobreposição.

- Processamos as linhas de corte com tinta à base de água - para que o material não esfarele e esfolie sob a influência da umidade.

- Às vezes, todo o plano da folha é pintado: além de melhorar as qualidades estéticas, este tratamento protege o material das incrustações de musgo. Além disso, a água da chuva e do derretimento flui melhor de uma inclinação do telhado pintada ou tratada com impregnação repelente à água. Isso ajuda a reduzir o risco de vazamentos.

- Perfuramos ardósia em locais de fixação. O diâmetro do furo deve ser ligeiramente maior que o diâmetro do fixador.
Perfurar e serrar ardósia só é possível com luvas, óculos de proteção e respirador. Também é desejável umedecer o local de tratamento para reduzir a quantidade de pó de fibrocimento.
Depois de concluir essas operações, você pode começar a colocar o telhado.
Etapa 3. Tecnologia de colocação de ardósia
Você precisa colocar a ardósia de baixo para cima, começando de uma saliência da empena e movendo-se gradualmente em direção à outra.A direção de assentamento é escolhida contra a direção do vento que sopra com mais frequência: para que o ar não seja soprado sob a sobreposição, rasgando as folhas da caixa:

- Esticamos o cordão ao longo do beiral, no qual focaremos ao alinhar as planilhas.
- Nós levantamos a ardósia para o telhado seja com uma escada ou em cordas com ganchos.

- Coloque a folha na caixa, alinhe-o e fixe-o com pregos ou parafusos.
- Geralmente, fixação de ardósia de oito ondas realizada na segunda e sexta ondas, sete ondas - na segunda e na quinta, contando a partir da borda ou sobreposição. Para cada onda, são necessários dois pontos de fixação, cuja distância até a borda da folha deve ser mantida em pelo menos 150 mm.

- Nós prendemos não para a parada, certificando-se de deixar um espaço mínimo entre o cabeçote/arruela e a superfície da chapa.
- Não dobramos pregos por dentro da encosta. Graças a isso, o telhado manterá a mobilidade e a ardósia não rachará durante as deformações de temperatura.

- Ao colocar "fora do caminho" a ardósia é colocada de forma que as juntas verticais entre as chapas nas fileiras não coincidam. Para fazer isso, começamos cada linha par montando metade da folha, o que fornecerá um deslocamento.
- Ao colocar "com canto de corte" no local onde as bordas se sobrepõem, um canto da folha deve ser cortado (veja o diagrama). O tamanho de corte padrão é de 103 mm de largura e 120 ou 140 mm de comprimento.

- De acordo com esse algoritmo, montamos gradualmente a ardósia em toda a área inclinações do telhado.
- Depois disso, fazemos as junções com as superfícies verticaisatravés da instalação de aventais de proteção em chapa de aço galvanizado.

- Na parte superior, colocamos um skate na prancha de cumeeirafeito de perfil metálico. A sobreposição de cumeeira deve cobrir completamente as bordas das placas de ardósia para evitar vazamentos.

Tanto sob o cume quanto sob os aventais de proteção, pode ser colocada impermeabilização adicional.
Dicas para consertar telhados de ardósia
Uma das vantagens da cobertura de ardósia é a sua facilidade de manutenção. E se, na presença de grandes defeitos, a ardósia for simplesmente substituída por uma chapa inteira, pequenas rachaduras podem ser eliminadas com menos trabalho:

- Na forma seca, misture cimento M300 e fibra de amianto felpuda. Em vez de amianto, você pode usar juta ou celulose.
Todos trabalham com amianto - apenas em óculos e respirador!
- Misturamos PVA de marceneiro e água na proporção de 1: 1. Adicionamos a mistura de cimento-amianto à solução resultante.
- Levamos o produto à consistência de creme azedo espesso.
Realizamos o próprio processo de reparo da seguinte forma:

- Limpamos o telhado de poeira e detritos, depois lave o telhado com água de uma mangueira. Seque bem a área a ser reparada.
- Rachaduras e outros defeitos preparados Cola PVA, diluindo-a com água na proporção de 1: 3.

- Preenchemos os defeitos com uma mistura de reparação, colocando-o em camadas não superiores a 2 mm. Pode ser necessário repetir a operação várias vezes para resolver completamente o problema.
- É aconselhável reparar o telhado de ardósia em tempo nublado. Assim, a composição do cimento seca mais lentamente e tem tempo para ganhar resistência.

Como mostra a prática, após esse reparo, a ardósia pode durar de 5 a 7 anos sem substituição, porque a eficiência financeira do evento é óbvia. É verdade que manchas mais escuras permanecem na superfície após os reparos, mas sejamos honestos - geralmente escolhemos a ardósia não por sua beleza!
Além disso, após o reparo, o telhado pode ser pintado - isso não apenas ocultará os defeitos, mas também dará à superfície uma aparência mais estética.
Conclusão
Depois de descobrir de que é feita a ardósia, avaliar seus prós e contras e estudar a tecnologia de instalação, você pode usar esse material com sucesso em coberturas. Você pode aprender o básico da técnica descrita acima assistindo ao vídeo deste artigo. E todas as perguntas que você tiver serão respondidas nos comentários.
O artigo te ajudou?