Ultimamente, a ondulina como material de cobertura tem ganhado cada vez mais popularidade, mas um número bastante grande de desenvolvedores não sabe praticamente nada sobre esse material e suas vantagens e desvantagens, bem como sobre o procedimento de assentamento.
Na Internet, você pode encontrar uma grande quantidade de recursos visuais sobre como cobrir o telhado com ondulina - materiais de vídeo e fotográficos, este artigo falará sobre o que é ondulina e como o telhado é coberto com ela.
Atualmente, o mercado oferece uma gama bastante ampla de diferentes materiais de cobertura, que incluem galvanizado e ardósia, há muito familiares a todos, e revestimentos modernos que entraram em uso apenas recentemente, que diferem em uma aparência muito mais atraente e original .
O material de cobertura moderno não deve apenas proteger o edifício ou estrutura da precipitação e dos ventos, mas também dar-lhe uma aparência única, permitindo-lhe diferir dos edifícios vizinhos.
Um dos materiais macios mais modernos para coberturas é a ondulina. Sabendo como cobrir adequadamente o telhado com ondulina, você pode não apenas garantir sua proteção confiável contra influências externas, mas também torná-lo esteticamente atraente, já que a ondulina é feita na forma de folhas onduladas leves, mas fortes o suficiente.
O material para a produção da ondulina é a celulose ou fibra de vidro impregnada com betume e pintada em várias cores. Este artigo falará sobre como cobrir o telhado com ondulina e quais habilidades e ferramentas serão necessárias para concluir este trabalho.
A ondulina, também chamada de euroslate, é um material econômico, leve, mas ao mesmo tempo confiável, que não faz barulho durante a chuva, ao contrário de muitos outros materiais, como as telhas metálicas finlandesas. Este material é produzido nos EUA, Rússia e países europeus há mais de 50 anos sob a marca Onduline, seu custo varia de acordo com a planta fabril.
Regras para cobrir o telhado com ondulina
Agora vamos dar uma olhada em como cobrir o telhado com ondulina. Este trabalho não requer habilidades e ferramentas especiais e pode muito bem ser feito pelo dono da casa por conta própria com certo conhecimento.
Você pode cobrir o telhado com ondulina, seguindo as mesmas regras da colocação de ardósia comum. A principal diferença em relação ao revestimento de ardósia de fibrocimento é que ondulina tem a capacidade de dobrar um pouco, o que permite colocá-lo não só em superfícies planas, mas também em superfícies mais complexas.
No caso de cobrirmos o telhado com ondulina, colocada sobre um revestimento existente, como metal, material de cobertura, ardósia plana, etc., você mesmo pode avaliar o sistema de caibros ou convidar uma equipe de telhados.
Se, de acordo com a avaliação, o sistema de treliças da casa for capaz de suportar cargas adicionais na forma do peso do novo telhado, então o revestimento de madeira é colocado sobre a cobertura do telhado antigo, na qual são fixadas as folhas de ondulina, que fornece isolamento hidro e térmico adicional do telhado.
Devido à rigidez bastante baixa da ondulina, a caixa para este material deve ter um degrau bastante frequente para evitar a flacidez ou quebra das telhas sob a influência de cargas externas, como água da chuva e cobertura de neve no inverno. Para serrar ondulina, pode-se utilizar uma serra tico-tico elétrica ou serra padrão para madeira, pré-lubrificada para facilitar o processo de serragem e evitar que a lâmina fique presa.
Instruções detalhadas para colocar ondulina

Como já mencionado, o procedimento de colocação de ondulina é semelhante ao procedimento de colocação de ardósia padrão (isso pode ser visto assistindo aos vídeos na Internet “Cortamos o telhado com ondulina - vídeo”).
As instruções de assentamento são anexadas ao material acabado, cujo cumprimento dos requisitos permitirá que você entenda melhor como cobrir adequadamente o telhado com ondulina e evitar vários erros na colocação. A instrução geralmente é escrita em uma linguagem compreensível e acessível, não será difícil entendê-la, mesmo na ausência de conhecimento especial.
Considere as principais nuances da colocação de ondulina:
-
Colocação adequada de folhas de ondulina O primeiro passo é instalar uma caixa de madeira maciça, levando em consideração a inclinação do telhado e a direção do vento nesta área.
O trabalho começa com o canto do telhado menos exposto às correntes de vento. - Barras de que é feito caixote para ondulina, são pregados ao longo de seus eixos em distâncias iguais, geralmente de 60 a 80 centímetros.
- No caso de grandes distâncias, a instalação adicional de trilhos entre as barras é realizada para fornecer resistência adicional. A inclinação do telhado deve ser de pelo menos 20.
- O material é colocado a partir do canto inferior do telhado, a primeira folha da segunda linha deve ser cortada ao meio no sentido do comprimento.
- As chapas de ondulina são fixadas horizontalmente com os pregos especiais que acompanham o kit de material, devendo ser gastos vinte pregos em uma folha de revestimento.
- Na primeira fila de coberturas, os pregos devem ser cravados na crista de cada onda da chapa, nas filas restantes, os pregos devem ser cravados em cada segunda crista.
- Ao colocar a segunda linha de material, deve-se fazer uma sobreposição, capturando a folha colocada na primeira linha, etc. As unhas de ardósia para fixação de ondulina são feitas com tampas de borracha, cuja cor combina com a cor do próprio revestimento.
Importante: as cabeças dos pregos são bem visíveis na superfície da ondulina, portanto, para garantir um aspecto atraente ao telhado, devem ser pregadas em uma linha, o que pode ser conseguido puxando a corda ao longo da qual os pregos são cravados.

- Verticalmente, as folhas de ondulina são pregadas nas vigas da caixa, enquanto a sobreposição transversal é de 15 centímetros, e a longitudinal não deve ser menor que o comprimento da primeira onda.
- Na parte final da obra, é realizada a instalação de elementos de cumeeira, que são sobrepostos e pregados ao longo da onda da chapa.
- No caso de um telhado de duas águas, são utilizados elementos de canto especiais para a cumeeira. A endova para ondulina é feita usando outra caixa.
A instrução anexada ao material de ondulina inclui não apenas informações sobre como fazer um telhado de ondulina, mas também desenhos que tornam esse procedimento compreensível para qualquer pessoa, independentemente de seus conhecimentos e habilidades. Deve-se notar também que o tamanho de uma folha de ondulina é de 200x95 cm, o peso é de 5,8 kg, a folha é composta por dez ondas, cada uma com 36 milímetros de altura.
Sujeito a todas as regras e requisitos listados nas instruções, a vida útil do revestimento ondulin para coberturas é superior a 50 anos, e a garantia do fabricante é dada pelos primeiros 15 anos. Uma conclusão higiênica e um certificado de incêndio também estão anexados ao cartão de garantia.
acessórios para ondulina

Além da própria ondulina como material, os fabricantes forneceram vários acessórios diversos feitos de material semelhante, como:
- Elemento de skate;
- Vale das ondulinas;
- Elementos de empena;
- Unhas;
- Enchimento de cornija;
- Fita de vedação autoadesiva;
- Avental de cobertura;
- Tubo de ventilação.
Para garantir a maior eficiência e o aspecto harmonioso do revestimento, na sua aplicação deve utilizar apenas os acessórios originais fornecidos com o material.
Principais Benefícios do Revestimento
Segundo a maioria dos especialistas, atualmente a ondulina é o tipo de cobertura moderna mais popular, devido ao seu baixo custo, facilidade de instalação e bom desempenho técnico.
As principais características positivas do revestimento incluem:
- Alta confiabilidade proporcionada pela impregnação com betume, que evita a absorção de umidade e, consequentemente, aumenta impermeabilização de telhado;
- Capacidade de suportar uma ampla gama de temperaturas de -50 a 50 °, permitindo a utilização deste material em praticamente qualquer país;
- A capacidade de suportar a carga de cobertura de neve e furacões, cuja velocidade não excede 192 m / s;
- Absorção de ruído e proteção contra raios;
- A aparência atraente e a flexibilidade do material permitem sua instalação mesmo em telhados de formas complexas.
Custo de instalação da ondulina
Para calcular o custo de cobertura do telhado com ondulina, deve-se calcular o custo do próprio material, dependendo da área total do telhado. Ao ir à loja para comprar material, você deve levar uma planta de casa ou telhado para que os gerentes possam calcular a quantidade necessária de ondulina.
Um cálculo aproximado do custo do material pode ser feito de forma independente, para isso basta multiplicar o custo do material pela área total do telhado a ser coberto.
Também deve-se ter em mente que o preço da ondulina pode diminuir dependendo do tamanho do lote adquirido. As grandes dimensões da chapa tornam a ondulina um material bastante lucrativo para compra e, com sua instalação independente, o custo da cobertura será igual ao custo do próprio material, dependendo apenas da área do telhado.
Se, depois de ler este artigo e as instruções da ondulina, algumas dúvidas ainda não estiverem claras, não se arrisque e convide uma equipe de especialistas para cobrir o telhado.
A relativa simplicidade torna este trabalho um serviço bastante barato, cujo custo depende mais do profissionalismo e experiência dos trabalhadores, bem como da complexidade da forma do telhado. Também estão incluídos no preço fatores como as condições e o cronograma da obra, bem como o custo da estrada até a instalação.
O artigo te ajudou?