Existem muitos modelos de mini-fornos nas lojas de eletrônicos, portanto, dependendo do seu orçamento, você pode escolher o aparelho certo que irá satisfazê-lo em uma casa de campo ou apartamento. Falaremos agora sobre os aspectos da escolha dos mini-fornos, bem como suas características e modelos.
Superfície interior
A vida útil e a facilidade de uso do dispositivo dependem da qualidade da superfície interna. A superfície interna do mini-fogão deve ser resistente a influências externas, altas temperaturas e detergentes.
- O aço inoxidável é barato e resistente a impactos e altas temperaturas. Contras - limpe mal a sujeira. Neste caso, não é recomendado o uso de produtos abrasivos, pois podem riscar a superfície.
- Esmalte resistente ao calor - muito diferente do aço inoxidável em sua bela aparência e facilidade de manutenção. Menos - sensível ao estresse mecânico (microfissuras aparecem com o tempo).
- Revestimento antiaderente - fácil de limpar da sujeira.
Dimensões
Os minifogões variam em tamanho: existem pequenos aparelhos de três a dez litros, são recomendados para quem não costuma cozinhar alimentos, ou para quem comprou forno, e o minifogão raramente é usado para aquecer pratos. Os aparelhos mais volumosos têm capacidade para sessenta a setenta litros, é possível cozinhar alguns pratos juntos de uma só vez, colocando suas duas assadeiras uma sobre a outra. Para uma família de 3 pessoas, uma capacidade de quinze a vinte litros é suficiente. Uma porta articulada é necessária se você precisar instalar o fogão em uma prateleira onde as paredes do armário interfiram nas laterais. É ainda mais confortável para os canhotos, pois todas as portas laterais abrem da direita para a esquerda. Mas, se você está acostumado com o mecanismo do micro-ondas e tem muito espaço na cozinha, sempre é possível adquirir um fogão com porta lateral que abre cento e oitenta graus.
Potência do forno
A potência do fogão também é um aspecto importante na hora da compra. Quanto maiores forem as dimensões da estufa e quanto mais funcionalidades tiver, mais potência necessitará. Um fogão de tamanho médio, no qual é possível cozinhar refeições completas, consome cerca de um a um quilowatt e meio.
Tipo de controlo
Todos os fogões são divididos em dois tipos: com controle mecânico e de toque. Os primeiros não são tão caros, mas os mini-fornos controlados eletronicamente possuem programas para vários pratos.
Segurança
Não deixe o fogão ligado quando não estiver no apartamento. Se houver crianças pequenas na família, é melhor comprar um fogão com função de proteção infantil - ativá-lo bloqueará a porta e a criança não abrirá. Também um componente importante para famílias com crianças é a “porta fria”. Em um fogão simples, a porta esquenta durante o cozimento e, se tocada, pode se queimar. A salamandra "porta fria" tem um forro isolante térmico, pelo que não aquece muito.
O artigo te ajudou?