A ardósia é prejudicial: características do revestimento

é prejudicial à ardósiaTodo aquele que decide fazer telhados sozinho, ou simplesmente começa a procurar materiais para o seu telhado e opta pela ardósia, mais cedo ou mais tarde se depara com uma questão muito problemática. Em sua forma mais geral, essa questão soa assim - a ardósia é prejudicial e, em caso afirmativo, como minimizar esse dano.

Os malefícios reais (ou imaginários) da ardósia são tema de muitas discussões que ocorrem tanto em canteiros de obras quanto em fóruns da Internet.

Sem pretender ser a verdade última, vamos tentar descobrir quais componentes ardósia pode prejudicar a saúde humana e como evitá-lo. E vamos começar com uma análise - o que está incluído na composição da ardósia.

Tecnologia de produção de ardósia

Hoje, a ardósia ainda é um dos materiais de cobertura mais populares.

o que é ardósia prejudicial
ardósia de cimento de amianto

No entanto, há alguma confusão na nomenclatura da ardósia, porque a ardósia é chamada de chapa de ardósia reta e ondulada (ou seja, ardósia clássica de cimento-amianto) e ardósia natural (ardósia natural) e até mesmo a chamada "ardósia do euro" - placas betuminosas de perfil ondulado.

Para evitar confusão, neste artigo consideraremos exatamente a ardósia de cimento-amianto - afinal, a maior parte das alegações de saúde vai para esse material de cobertura específico.

Para a produção de tal ardósia, apenas três componentes são usados:

  • Água
  • fibra de amianto
  • cimento Portland

Algumas marcas de ardósia são pintadas além disso. A tinta, além de melhorar a aparência do telhado de ardósia, também aumenta significativamente sua vida útil, cobrindo a ardósia com uma espécie de filme e impedindo a entrada de precipitação nos poros da ardósia.

É a fibra de amianto como fonte de amianto cancerígeno que é considerada o principal componente que determina a nocividade da ardósia para a saúde humana.

Leia também:  Ardósia: as dimensões importam

No entanto, nem todo amianto é igualmente prejudicial - e, portanto, vale a pena descobrir qual fibra de amianto é usada para produzir ardósia doméstica.

Algumas palavras sobre o amianto

O que é uma substância como o amianto?

Na verdade, o amianto não é uma substância única, mas o nome de um grupo de substâncias fibrosas naturais. Este grupo inclui:

  • Amianto crisotila (que vem de um mineral chamado serpentita)
  • Anfibólio-amianto (minerais actinolita, antofilita, crocidolita, etc.)

A principal diferença entre esses grupos de minerais de amianto é que o amianto anfibólio é resistente a ácidos e se dissolve em ambientes alcalinos, enquanto o amianto crisotila é resistente a álcalis, mas se dissolve sem muita dificuldade em um ambiente ácido.

Tais características determinam os danos incondicionais ao corpo humano causados ​​pelo anfibólio-amianto.

E aqui chegamos às origens da opinião sobre os perigos da ardósia para a saúde humana. Acontece que na Europa, de onde, de fato, se espalhou essa opinião, praticamente não se encontram materiais de amianto crisotila, e foi o amianto anfibólio que foi utilizado para a produção de ardósia.

Depois que os cientistas identificaram (com razão!) os danos do anfibólio-amianto, é bastante natural que muitos materiais de construção contendo amianto, incluindo a ardósia, tenham sido proibidos.


Na esteira das publicações sobre os perigos do amianto-anfibólio (não sem razões econômicas, é claro!) A ardósia doméstica de amianto-crisotila também ganhou uma má reputação - cujo dano não pode ser comparado com o dano da ardósia contendo anfibólio.

Assim, se você usar ardósia doméstica para telhados, não deve ter medo das consequências negativas da exposição ao amianto no corpo. Isso se deve ao fato de que em nosso território é extraído o amianto crisotila, extremamente inofensivo ao ser humano - e é este que é utilizado para a produção de ardósia.

Observação! Naturalmente, a tese sobre a segurança do amianto crisotila não se aplica à produção de ardósia, por isso as empresas produtoras de ardósia se esforçam para minimizar o contato dos trabalhadores com a matéria-prima do amianto.

Segurança

Naturalmente, a inocuidade da ardósia de amianto crisotila não significa que as precauções de segurança devam ser negligenciadas durante o trabalho de cobertura e os equipamentos de proteção individual devam ser abandonados.

Leia também:  Ardósia flexível e chapas onduladas

Sim, em obras de coberturaassociado ao corte e furação de ardósia (e, portanto, à formação de grande quantidade de pó de fibrocimento), deve-se utilizar:

  • óculos de proteção para os olhos
  • Respirador para proteger os pulmões e as membranas mucosas da boca e nasofaringe de partículas de poeira.

Ardósia sem amianto

dano de ardósia
Ardósia sem amianto

No entanto, às vezes acontece que os argumentos a favor da segurança da ardósia não são suficientes. Nesse caso, você pode prestar atenção a materiais de cobertura como ardósia de alumínio.

A composição da ardósia não asbética inclui:

  • Água
  • cimento Portland
  • Material fibroso sem amianto
  • Componente de tingimento (corante)

Observação! Em vez de fibra de amianto, uma variedade de materiais naturais e artificiais podem ser usados ​​neste material de cobertura: juta, celulose, fibra de basalto, fibra de vidro, polivinil, poliacrilonitrila, etc.

A ardósia sem amianto é durável, resistente ao gelo e possui alto grau de isolamento hidráulico e acústico. Não é inflamável e fácil de pintar, por isso pode ser usado como uma alternativa à ardósia tradicional contendo amianto.

Além disso, a ardósia sem amianto costuma ser muito mais leve que a ardósia de fibrocimento, portanto pode ser usada para cobrir telhados com capacidade de carga insuficiente.

No entanto, a ardósia sem amianto é muito mais cara que o cimento de amianto, razão pela qual esse material de cobertura ainda é inferior à ardósia na distribuição.

Afinal, diga-se de passagem, um telhado de ardósia é antes de tudo "barato e alegre" e só então - confiável, prático, etc.

Como você pode ver, se você abordar o problema de forma abrangente, poderá descobrir em pouco tempo o quão prejudicial a ardósia realmente é e se ela pode ser usada como telhado em um prédio residencial.

Portanto, se você decidir fazer um telhado de ardósia, faça-o, mas lembre-se de que existem alternativas e que, por mais barato que seja o material de cobertura, ele deve ser certificado.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC