Na construção de uma casa, na maioria das vezes o elemento mais caro é o telhado, que determina a primeira impressão de sua aparência. Este artigo discutirá qual telhado escolher e quais materiais básicos podem ser usados para cobri-lo.
A escolha do material de cobertura é uma etapa muito importante na construção de uma casa, pois a tentativa de economizar pode levar a um aumento significativo nos custos durante a operação.
A cobertura está pensada para proteger todo o edifício, pelo que a qualidade da sua execução terá um enorme impacto na segurança e longevidade da casa.
Ao escolher um telhado, você precisa entender que sua construção requer certas habilidades e habilidades, pois a estrutura do telhado utiliza toda uma gama de diferentes elementos e materiais de construção:
- sistema de treliça;
- caixote;
- Camada de isolamento térmico;
- Vapor e impermeabilização;
- material de cobertura;
- Sistema de drenagem de águas pluviais;
- Sistema de aquecimento do telhado no inverno.
Em primeiro lugar, a maioria dos desenvolvedores está interessada na questão de como escolher materiais de cobertura que afetam diretamente a confiabilidade e a atratividade do telhado e, portanto, de toda a casa.
telhado de ardósia

Pensando em como construir um telhado - qual escolher, na maioria das vezes os desenvolvedores param na ardósia. A ardósia, cujos principais componentes são fibra de amianto e cimento, é usada na construção há muitos anos.
Atualmente, é fabricado com tecnologias modernas, as chapas de ardósia podem ter qualquer tamanho e qualquer número de ondas, suas opções de cores são oferecidas para todos os gostos e para qualquer solução de design. Este material também tem uma vida útil bastante alta, com média de 30 a 40 anos.
As principais características positivas, devido às quais a escolha do material para cobertura pode recair sobre a ardósia, incluem as seguintes:
- Baixo custo;
- Procedimento de instalação bastante simples;
- Resistência à influência de baixas temperaturas;
- Baixo aquecimento da chapa por dentro em clima quente;
- Boa resistência ao esforço mecânico, permitindo-lhe suportar o peso da cobertura de neve no telhado;
- Bom desempenho de isolamento térmico do fibrocimento e ausência de condensado sob o mesmo, o que elimina a necessidade de impermeabilização do telhado;
- Boa absorção sonora, o que é especialmente útil para telhados de mansarda;
- O cimento de amianto é um material incombustível.
No entanto, este material também tem várias desvantagens:
- Os indicadores de proteção da água diminuem com o tempo;
- Bordas quebradiças das chapas que se lascam e se desfazem com facilidade, principalmente ao longo da chapa;
- Se alguma área do telhado estiver constantemente na sombra, líquen e musgo crescerão nela;
- O amianto é um material nocivo à saúde humana.
A cobertura de ardósia é mais adequada para quem está interessado em um telhado confiável, mas barato, que não difere em estética especial.
Além disso, na hora de decidir qual telhado escolher, você pode parar na eurolate, que, apesar do nome, nada tem a ver com a ardósia padrão, pois é feita de folhas de papelão impregnadas com betume.
A colocação deste material também é bastante simples, e as características positivas do eurolate incluem resistência à umidade, cargas externas e influências. A vida útil desse telhado antes do primeiro reparo é de cerca de quinze anos.
telhados de aço

O aço para telhados tem sido o principal concorrente da ardósia para os empreiteiros de telhados.
Este material também é muito barato, mas ao mesmo tempo pode ser usado para cobrir telhados com estruturas complexas, bem como elementos como saliências de cornija, vales, calhas de paredes, ranhuras, tubos de descarga, etc.
Na construção moderna, o aço galvanizado com 0,5 mm de espessura é mais usado para coberturas, ambos os lados revestidos com um revestimento de zinco anticorrosivo. A vida útil de um telhado de aço é de 10 a 20 anos.
As qualidades positivas de um telhado de aço são:
- Baixo custo de material;
- Facilidade comparativa de instalação;
- Capacidade de cobrir estruturas de telhado complexas;
- Baixo peso, permitindo coberturas leves, o que também reduz o custo total da cobertura.
As desvantagens do aço para telhados incluem um nível de ruído aumentado e uma aparência pouco atraente do telhado, portanto, esse material é usado com mais frequência para edifícios temporários, garagens de casas de campo e para os desenvolvedores que estão pensando em como escolher um telhado o mais barato possível .
Telhados de alumínio

O alumínio é utilizado na fabricação de emendas e coberturas metálicas. Para a produção de telhas de alumínio, o material é utilizado em rolos, já revestidos com os revestimentos necessários.
Devido ao peso relativamente baixo, este tipo de telhado pode ser usado em quase todas as caixas.
Além disso, a cobertura de alumínio possui características positivas como longa vida útil, estabilidade de cor e resistência muito alta a influências nocivas.
Para fixar a cobertura de alumínio à base, são utilizadas “línguas” especiais, denominadas kleimers, que compensam a movimentação térmica da cobertura causada pelas variações de temperatura em diferentes épocas do ano.
Útil: o uso de kleimers e dobras permite instalar esse telhado sem fazer um único furo no material.
Os telhados de alumínio não precisam de manutenção adicional e sua vida útil é de 100 a 150 anos.
Telhados de uma telha metálica

De todos os tipos de coberturas metálicas, o mais popular é telhado de telha metálica, que é uma chapa de aço cuja espessura é de 0,4 a 0,5 mm.
Na fabricação de chapas, são aplicados os seguintes revestimentos, que proporcionam alta resistência e durabilidade, além de boa resistência a influências externas negativas:
- Zinco ou liga de zinco-alumínio;
- Composição para proteção contra corrosão;
- revestimento de polímero;
- Verniz protetor.
O mercado da construção civil possui uma grande variedade de telhas metálicas de diversos formatos e cores, o que facilita bastante a decisão sobre qual telhado escolher para determinada casa.
Além disso, as telhas metálicas se distinguem por um revestimento de polímero, do qual dependem sua qualidade e preço:
- Poliéster, que é baseado em uma tinta de poliéster brilhante. Esta opção é a mais econômica.
- Poliéster fosco, a tinta é fosca, não brilhante. É caracterizada pelo aumento da resistência ao estresse mecânico.
- O plastisol é um revestimento à base de cloreto de polivinila que possui maior espessura, resistência às influências atmosféricas e mecânicas, mas queima sob a ação da luz solar.
- O PVDF é um revestimento brilhante composto por fluoreto de acrílico e polivinil, que possui a maior vida útil, além de resistência ao desbotamento sob os raios do sol e estresse mecânico.
- Pural é um revestimento relativamente novo à base de poliuretano. Caracteriza-se por uma boa resistência às variações diurnas de temperatura, à corrosão e à luz solar.
As propriedades positivas das telhas de metal incluem o seguinte:
- Preço relativamente baixo;
- Simplicidade e comodidade de instalação;
- Alta vida útil para estruturas de telhado simples;
- Resistência à temperatura, intempéries e influências ultravioleta;
- Aparência atraente, ampla gama de texturas e cores de revestimento.
As principais desvantagens desse revestimento podem ser chamadas de alto nível de ruído durante o vento ou a chuva, como em qualquer telhado de metal.
Importante: A instalação adequada permite direcionar os golpes da telha metálica para o caixote, reduzindo o ruído, e também eliminar o som da água da chuva descendo para as calhas.
A vida útil deste revestimento chega a 50 anos. A cobertura metálica é uma boa escolha para construtores de casas que procuram aparência estética e confiabilidade por um custo relativamente baixo.
Telhados de papelão ondulado
Este revestimento, feito de chapas metálicas onduladas, combina as principais características positivas das coberturas metálicas e de aço.
As chapas podem ser galvanizadas como as coberturas de aço ou galvanizadas com revestimento de polímero, como no caso das coberturas metálicas, e até mesmo os revestimentos em si são praticamente os mesmos.
cobertura O revestimento de polímero é a opção mais comum atualmente devido ao seu preço relativamente baixo, aparência atraente e formas de material suave.
Este tipo de cobertura apresenta as mesmas desvantagens e vantagens das telhas metálicas e do aço galvanizado. A vida útil do material depende do tipo específico de revestimento e pode variar de 10 a 50 anos.
Telhas de cerâmica

Este material tem sido usado para coberturas desde os tempos antigos.
Na construção moderna, são utilizados dois tipos de telhas cerâmicas:
- Clássico, feito de barro cozido;
- Cimento-areia, para o fabrico do qual se utiliza uma mistura de areia e cimento, bem como corantes naturais.
O segundo tipo de ladrilho é mais barato que o clássico, embora praticamente não seja inferior a ele em termos de parâmetros técnicos.
Externamente, os dois tipos de ladrilhos parecem semelhantes, uma diferença significativa só pode ser encontrada na espessura dos ladrilhos: os ladrilhos clássicos são mais finos e elegantes, enquanto os ladrilhos de cimento e areia são mais grossos, suas bordas parecem cortadas.
Existem três tipos principais de telhas cerâmicas para coberturas: onduladas, planas e ranhuradas, segundo as quais é selecionado o método de assentamento desse material.
As principais características positivas das telhas cerâmicas são:
- Economia de calor de alta qualidade;
- Maior resistência à umidade e geada;
- Baixo nível de ruído durante a chuva;
- Elegância de aparência;
- Uma vasta gama de formas e cores de azulejos;
- Segurança ambiental.
A principal desvantagem do ladrilho natural é seu preço bastante alto.
Além disso, para a instalação de coberturas deste material, que tem um peso bastante grande, é necessário fortalecer a estrutura do sistema de caibros, o que aumenta ainda mais o custo geral da construção.
A vida útil deste revestimento ultrapassa os cem anos, sendo mais indicada para quem aprecia a naturalidade e a estética clássica.
Novos materiais de cobertura

ultimamente para coberturas de telhado também são utilizados materiais sintéticos, como chapas de policloreto de vinila (PVC) e chapas fibrosas betuminosas feitas de fibras sintéticas impregnadas com betume.
A frente das folhas é coberta com uma camada decorativa e protetora de qualquer cor.
As dimensões padrão da folha são 2000x950 mm, a espessura é de 2,7 mm, o peso de uma folha é de 5,8 a 6 kg. A fixação do material é realizada com o auxílio de pregos munidos de guarnições plásticas.
Útil: os materiais de cobertura sintéticos produzidos pela empresa francesa Ondulin são os mais amplamente utilizados, devido aos quais quaisquer telhados fibrosos de betume são freqüentemente chamados de ondulin.
As vantagens deste tipo de cobertura incluem uma vida útil elevada (15-25 anos) e um custo bastante baixo, bem como baixo peso e facilidade de instalação, mesmo na ausência de conhecimentos e competências.
No entanto, material de cobertura tem as características negativas inerentes a qualquer outro material sintético. A cobertura de fibra betuminosa é uma excelente escolha se você deseja construir um telhado moderno de forma econômica e rápida.
Isso é tudo que eu queria falar sobre a escolha da cobertura e dos materiais para cobri-la. Ao escolher um material, você deve, antes de tudo, lembrar que não só a aparência, mas também a confiabilidade geral do telhado e, portanto, de todo o edifício, depende da escolha certa.
Portanto, para economizar dinheiro, você não deve levar um material mais barato que não seja adequado para alguns parâmetros para o projeto de um determinado telhado.
O artigo te ajudou?