Cobertura faça você mesmo: dicas para fazer o trabalho

telhado faça você mesmoDepois que a estrutura de treliça do telhado estiver pronta, é necessário iniciar imediatamente o trabalho de cobertura para evitar os efeitos negativos da precipitação nas peças de madeira. Considere como um telhado pode ser construído com suas próprias mãos.

A escolha do material para coberturas

Uma das tarefas mais responsáveis ​​​​e difíceis é a escolha do material para a cobertura.A complexidade da questão reside no fato de que não existe um material de cobertura ideal que possa ser recomendado para qualquer casa, por isso é necessário avaliar os prós e contras de todas as opções possíveis.

Hoje, uma grande quantidade de materiais de cobertura foi criada. Entre os mais usados:

  • Ardósia ou ondulina;
  • Deck;
  • Folhas de metal;
  • Telhas de cerâmica;
  • Azulejos macios;
  • Ladrilhos de cimento-areia;
  • Ladrilhos de areia de polímero;
  • telha metálica;
  • Materiais de rolo, etc.

Além disso, às vezes, materiais naturais são usados ​​\u200b\u200bpara criar um telhado - caules de junco, palha, grama.

Ao escolher uma ou outra opção, você deve considerar muitos fatores, incluindo:

  • Estrutura do telhado (plano, inclinado, abobadado, mansarda, etc.)
  • componente estética. O material da cobertura deve estar em harmonia com o projeto arquitetônico geral.
  • Aspecto econômico. Ao escolher um material, você deve levar em consideração seu custo para atender ao orçamento. Mas deve-se lembrar que materiais mais caros permitem criar revestimentos duráveis ​​​​que durarão décadas. Enquanto uma versão barata do telhado pode exigir reparos em 5 a 7 anos.

Deve-se notar que os materiais mais populares para coberturas são telhas metálicas e papelão ondulado. No entanto, você não deve se concentrar apenas na opção nomeada. Em cada caso, é necessário fazer uma escolha levando em consideração todos os fatores existentes.

Etapas da construção do telhado

construção de telhado
Esquema de torta de cobertura

Obviamente, a construção de um telhado não pode ser considerada um processo simples e fácil. No entanto, se desejar, pode ser feito por conta própria.

A primeira coisa a aprender é que qualquer telhado, independentemente do material de cobertura escolhido, é uma estrutura de várias camadas, que os construtores chamam de “torta de cobertura”.

A composição do telhado inclui, em regra, uma caixa, uma camada de barreira de vapor, uma camada de isolamento, impermeabilização e cobertura superior. O número de camadas e sua composição podem variar dependendo da tecnologia de assentamento escolhida e das condições climáticas da área onde a casa está sendo construída.

Construção da caixa

Construção de telhado faça você mesmo
Construção de ripas de telhado faça você mesmo

A primeira camada do bolo de cobertura é torneamento do telhado, que é montado no topo das vigas. O tipo de torneamento é determinado pelo material escolhido para cobrir o telhado.

Portanto, para um telhado macio feito de materiais laminados, é necessária uma caixa contínua. Para colocar uma chapa perfilada, ondulina ou ladrilhos metálicos, uma caixa feita com um determinado degrau também é perfeita.

Conselho! Madeira compensada ou material de folha semelhante pode ser usado para construir uma ripa contínua. A caixa com degrau é feita de tábuas de 20 a 25 cm de largura.

Ao construir uma caixa, é imperativo fazer uma saliência. Pode ser pequeno, mas deve ser feito em todo o perímetro do edifício.

Leia também:  Vigas faça você mesmo: tecnologia de instalação

O beiral será utilizado para o beiral do telhado, que protegerá a casa da umidade durante as chuvas acompanhadas de vento.

Instalação de barreira de vapor

Substituição de telhado faça você mesmo
Instalação de barreira de vapor no telhado

O próximo passo na criação de uma torta de cobertura é um dispositivo de barreira de vapor. Esta camada é necessária para evitar a formação de condensação no isolamento, devido à evaporação da humidade do interior da divisão.

Hoje, como material de barreira ao vapor, são utilizados filmes de membrana, que são instalados no interior do isolamento (entre o isolamento térmico e a decoração interior da sala).

Existem vários tipos de barreira de vapor para coberturas:

  • padrão;
  • Com uma camada reflexiva. Essa barreira de vapor, devido à presença de uma camada reflexiva, reflete parte do calor de volta para o interior do local. Além disso, essas membranas têm maior permeabilidade ao vapor do que as padrão, portanto, recomenda-se que sejam instaladas em salas onde a umidade do ar é alta.
  • Com permeabilidade ao vapor limitada. Essas membranas são uma solução ideal para casas usadas apenas ocasionalmente (casas de campo, casas de veraneio).
  • Com permeabilidade ao vapor variável. Tais filmes são recomendados para telhados de mansarda.

Além da própria membrana, para um dispositivo eficaz de barreira ao vapor, você precisará de uma fita adesiva especial, que é usada para conectar telas individuais e colar os locais onde o filme fica adjacente às paredes.

Isolamento de telhado

telhado não combustível
Isolamento de telhado faça você mesmo

Hoje, quase todos os telhados são aquecidos, então o próximo passo, que envolve a construção de um telhado com as próprias mãos, é a colocação do isolamento.

Sendo um envelope de construção, o telhado é operado em um modo bastante resistente e experimenta grandes flutuações de temperatura. Assim, a parte inferior do telhado (teto da sala), via de regra, tem temperatura próxima à temperatura ambiente.

Enquanto a parte externa do telhado aquece até +100 graus (em um dia ensolarado de verão), depois esfria até -50 (no gelo com carga de vento). Ao mesmo tempo, toda a estrutura deve proteger de forma confiável o interior do calor e do frio.

O isolamento térmico do telhado é fornecido por materiais com baixo grau de condutividade térmica.

Como aquecedor, mais frequentemente usado:

  • Lã mineral;
  • lã de vidro;
  • Isopor;
  • Isolamento solto (argila expandida, serragem, etc.).

O processo de colocação de material para isolamento térmico inclui as seguintes operações:

  • Medindo a espessura das pernas da viga e medindo a distância entre elas;
  • Preparação de placas de material isolante de calor.

Conselho! Ao usar lã mineral, a largura da laje deve ser um centímetro maior que a distância entre as vigas adjacentes e a espessura das lajes deve ser cerca de 2-3 cm menor que a altura das vigas.

  • Para isolar os beirais, são utilizadas duas tiras de compensado, que são colocadas em uma abertura localizada entre as pernas do caibro e o beiral da cornija. Em seguida, placas de isolamento descem ao longo dessas tiras de compensado.
  • Placas de isolamento são colocadas em toda a superfície do telhado, até a própria cumeeira. Utilizando as guarnições que foram formadas durante a formação das placas de isolamento principais, deve-se fazer uma camada de isolamento térmico ao redor do tubo e das aberturas das clarabóias.
Leia também:  Limpando o telhado da neve: a sequência do trabalho

As placas de isolamento térmico podem ser fixadas com mástique ou cola, ou com pregos e parafusos.

Impermeabilização de telhado

telhado a prova de fogo
Impermeabilização de telhados faça você mesmo

A impermeabilização do telhado é uma medida necessária projetada para proteger as camadas internas do telhado dos efeitos nocivos das influências atmosféricas.

Se não realizar a impermeabilização, a cobertura não resistirá à precipitação e ao vento por muito tempo e terá que ser reparada em pouco tempo.

Você pode precisar de uma substituição completa do telhado com suas próprias mãos ou de um pedido para que este trabalho seja feito por funcionários de uma empresa de reparo e construção.

Os materiais utilizados para a impermeabilização devem ser:

  • Cem por cento à prova d'água;
  • Durável e resistente a danos mecânicos;
  • Elástico.

Outro dos requisitos desejáveis ​​para o material é a capacidade de economia de calor.

Tradicionalmente, materiais betuminosos eram usados ​​\u200b\u200bcomo impermeabilizações - material de cobertura, hidrostekloizol ou vidro. Na construção moderna, é dada preferência a materiais mais avançados à base de fibra de vidro ou poliéster impregnado com uma composição de betume-polímero.

Esses materiais são mais duráveis ​​e possuem melhores características de desempenho.

Além disso, mastiques e revestimentos líquidos em spray são usados ​​para impermeabilização.

É especialmente conveniente usar materiais líquidos para criar pilares. Quando endurecido, o mastique se transforma em um revestimento que lembra a borracha. Esse revestimento é muito durável e bastante elástico.

Colocar material de cobertura

Colocação de material de cobertura faça você mesmo
Colocação de material de cobertura faça você mesmo

A tecnologia de colocação do material depende do seu tipo. Considere como o trabalho é realizado usando os materiais mais populares.

Telhado macio. Se anteriormente, principalmente material de cobertura era usado para criar um telhado macio, hoje mais moderno polímero-betume construído materiais de cobertura.

É mais conveniente realizar o trabalho de assentamento dos materiais depositados com duas pessoas. A primeira pessoa, usando um queimador de gás, aquece a superfície do telhado e a parte inferior do material laminado. O segundo desenrola o material aquecido e o rola com um rolo, conseguindo um ajuste firme na base.

Ao instalar um telhado macio, o material é colocado em duas ou mais camadas, de modo que as costuras entre os dois painéis não fiquem uma sobre a outra.

Ao executar uma multicamada telhado macio diferentes tipos de materiais são usados. O material de revestimento é colocado para baixo e o material de cobertura é colocado em cima. As saliências do telhado, a cumeeira e a saída do tubo são decoradas com aventais feitos de aço para telhados.

Leia também:  Empenas do telhado: características de construção

A principal desvantagem dos materiais betuminosos são suas fracas qualidades de combate ao fogo. Mas com o uso de materiais macios laminados, também pode ser criado um telhado incombustível.

Para isso, é utilizado um material à base de borracha sintética. Tais revestimentos são altamente resistentes ao fogo, estanqueidade, elasticidade e um alto nível de resistência.

A aparência do telhado de ondulina
A aparência do telhado de ondulina

Telhado autonivelante. Os telhados autonivelantes, recentemente, estão se tornando cada vez mais populares, mas raramente são feitos à mão, pois é necessário equipamento profissional e conhecimento preciso das regras de trabalho e de um ou outro material para obter um revestimento de alta qualidade.

Telhado de ondulina. A montagem da ondulina é fácil, portanto, esse trabalho geralmente é feito à mão. Dicas de montagem:

  • É conveniente marcar as folhas com um marcador colorido, sendo necessário cortá-las com uma serra para madeira ou serra elétrica.
  • Você precisa começar a prender as telhas a partir da borda do telhado, que é oposta à direção dos ventos predominantes.
  • É necessário pregar ondulina ao longo de cada onda ao longo da borda da folha e ao longo da sobreposição lateral;
  • É conveniente usar uma corda esticada como nível.
  • Ao instalar a ondulina, é necessário caminhar sobre lençóis já fixos, pisar nas ondas e não nas depressões.
  • A fixação do elemento cumeeira é realizada pregando em cada onda da chapa adjacente a ela.
  • Para usar corretamente os vales, você precisa providenciar caixotes adicionais.

Telhado metálico. Se for montado um telhado à prova de fogo, você pode usar uma chapa perfilada de aço galvanizado. Aqui estão algumas dicas úteis para fazer o trabalho:

  • Na colocação do papelão ondulado, a fixação é realizada com parafusos auto-roscantes, que são aparafusados ​​na deflexão da chapa.
  • Locais em cortes de folhas devem ser cobertos com esmalte para revestimentos de polímero para evitar corrosão.
  • As lascas que se formam ao aparafusar os parafusos auto-roscantes devem ser removidas do revestimento. Caso contrário, eles começarão a enferrujar e podem arruinar o novo telhado.
  • A película protetora no revestimento de polímero deve ser removida imediatamente após a instalação da folha. Caso contrário, pode “grudar” nas folhas e o revestimento ficará inestético.

Conclusão

Fazer telhados com as próprias mãos requer habilidades de construção e conhecimento de tecnologia.


Na falta de experiência, pode-se começar a trabalhar, apenas com os materiais mais simples de assentamento. Mas assumir a criação de um telhado de cobre ou junco, sem ter as habilidades adequadas, não vale a pena.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC