Materiais de telhado macio: tipos principais

materiais de cobertura O material para coberturas macias ganhou popularidade há muito tempo, por isso não perde sua posição mesmo nas condições econômicas mais difíceis. Cada vez mais novos materiais para coberturas macias começaram a aparecer, além de aumentar o poder de compra e um notável expansão de seu escopo.

Ao construir um telhado feito de material macio, uma grande variedade de materiais é utilizada:

  1. Mástique de vários tipos.
  2. membranas poliméricas.
  3. Material de rolo.
  4. A telha é betuminosa.

Os materiais de cobertura macios têm alta flexibilidade, resistência, resistência à água, excelentes propriedades anticorrosivas e antifúngicas, excelente isolamento acústico e térmico.

Levando em consideração todas essas vantagens, podemos dizer que esse tipo de material é ótimo para qualquer tipo de telhado:

  1. Grande comercial.
  2. Objetos de armazém.
  3. Instalações de produção.
  4. Chalés privados.

Conselho. Em primeiro lugar, ao escolher um material de cobertura macio, antes de mais nada, faz sentido prestar atenção ao valor dos indicadores de resistência ao calor. Depois disso - para resistência mecânica, elasticidade e flexibilidade.

Complementando, vale ressaltar que indicadores de aderência, tempo total de cura e volume de resíduo seco são importantes para o mastique. Além disso, não se esqueça de uma característica tão importante como a durabilidade.

rolo de material

materiais de cobertura macios
Cobertura com material de cobertura

O mais barato e popular neste grupo de materiais é o material de cobertura comum.

Para sua produção, é utilizada uma base de papelão para cobertura, que é impregnada com betume. Depois disso, uma camada de cobertura é aplicada em ambos os lados, composta por uma mistura de betume mais duro com carga mineral.

Na fase final da produção, a parte externa de todo o rolo é coberta com um pó especial. Por sua vez, a diferença entre cobertura e material de cobertura impregnado reside na maior densidade do papelão utilizado na produção.

Os materiais de cobertura macios duram, na melhor das hipóteses, cerca de cinco anos. Hoje, muitas vezes, os fabricantes o fabricam com base no mesmo papelão, mas com a adição de lona de fibra de vidro, fibra de vidro ou tecido de poliéster.

Leia também:  Cobertura de materiais em rolo: tipos, propriedades e aplicação

Graças à introdução de uma tecnologia mais avançada neste sentido, a durabilidade do material de cobertura é duplicada.

Existe também outro material de cobertura chamado "rubemast". É um material de construção betuminoso, que difere do material de cobertura pelo maior teor de betume adstringente na parte inferior da tela.

Um material idêntico, baseado em fibra de vidro, é chamado de material de cobertura de vidro, tecloizolol e mastro de vidro. Até o momento, a opção mais moderna da família de materiais laminados é uma membrana de betume de polímero para cobertura - material de euroroofing.

Muitos estão interessados ​​​​em saber como são feitas as coberturas laminadas - a tecnologia para sua fabricação é simples.

Como base para um design como telhado de rolo, base de fibra de vidro ou poliéster sintético. Sobre esta base é aplicada uma camada de cobertura, feita pela mistura de betume e alguns aditivos poliméricos.

Este tipo de material pode durar pelo menos 20 anos, mas não é muito durável em temperaturas mais baixas, por isso o processo de assentamento requer 4 camadas.

O uso de todos os materiais em rolo é permitido para uso em telhados com um indicador como inclinação do telhado a 45°.

Nesta gama de inclinações, todo o material de cobertura mole pode oferecer uma excelente resistência à água, razão pela qual também é utilizado em coberturas planas e coberturas inclinadas.

Esse tipo de material é fornecido na forma de painéis, que são enrolados em rolos durante a produção. A largura do rolo costuma ser de 1 m, e a espessura varia de 1 a 6 mm.

telhas betuminosas

materiais de cobertura macios
telhas betuminosas

As telhas betuminosas são outro tipo de material betuminoso, que são pequenas placas planas cortadas de rolos betuminosos feitos de fibra de vidro. Uma dessas folhas mostra 4 peças.

Recorrendo à ajuda de corantes, é possível criar vários tipos de soluções de cores e texturas:

  1. Pavimento em azulejo natural.
  2. Superfície velha coberta de musgo.
  3. Antiga superfície coberta de líquen.

Ambos os tipos de telhado macio e sua forma são diversos:

  1. Retângulo.
  2. Hexágono.
  3. Aceno.
Leia também:  Telhado macio faça você mesmo: faça como um profissional

Esse tipo de material, embora seja uma peça, também pode ser atribuído a coberturas moles, pelo fato de sua estrutura e local de aplicação serem semelhantes aos materiais laminados.

Este tipo de material dura 15 ou até 20 anos. É possível usar esses componentes para telhados macios apenas em telhados inclinados, cuja inclinação mínima pode ser de pelo menos 10 °. O nível máximo de inclinação não é limitado.

A cobertura com telhas macias também pode ser realizada nas seções verticais das paredes adjacentes ao telhado.

É permitido o uso de telhas betuminosas tanto na colocação de uma nova, como na reconstrução de um telhado antigo. A única diferença é que, no segundo caso, as placas betuminosas devem ser aplicadas diretamente sobre o revestimento danificado, limpo e preparado.

As principais vantagens de um telhado macio, antes de tudo, residem na possibilidade de seu uso em telhados de qualquer complexidade, bem como em várias formas e configurações, mesmo em seções abobadadas e triangulares. Ao mesmo tempo, o telhado também terá excelentes propriedades de absorção de som.

mástique para telhados

telhado de rolo macio
Cobrindo o telhado com mástique

Os mástiques para telhados de acordo com o método de aplicação podem ser quentes ou frios. A principal vantagem do mastique quente é o seu endurecimento rápido.

A cobertura deste material será chamada de mástique. Ao usar mástique frio, o telhado será chamado de "a granel".

De acordo com a composição, distinguem-se os seguintes mástiques:

  1. betuminoso.
  2. Betume-polímero.
  3. Polímero.

Além do mais, mástique para o telhado pode ser produzido em um componente e dois componentes. Os mástiques de um componente são fornecidos prontos para uso.

Os produtos de dois componentes estão disponíveis na forma de duas formulações, que devem ser misturadas antes do uso. Esses mástiques podem ser armazenados por muito tempo.

Mastic, na superfície do telhado forma um revestimento monolítico homogêneo. A fabricação de um telhado macio pode ser realizada com a adição de corantes ao mástique, o que permitirá obter a cor desejada.

Para melhorar as características de resistência, o revestimento pode ser reforçado com tela de fibra de vidro ou malha de vidro. O reforço pode ser feito não apenas completamente, mas também parcialmente, por exemplo, na junção de estruturas.

Leia também:  Gotejamento para um telhado macio: como instalar corretamente

Deve-se notar a principal vantagem dos revestimentos do tipo mástique, que é a completa ausência não apenas de juntas, mas também de costuras.

Conselho. O principal, na hora de organizar esse tipo de cobertura, é o rigor da obra, que consiste em manter uma espessura uniforme e garantir a continuidade de toda a área de cobertura.

membrana polimérica

tipos de telhado macio
Cobertura com membrana de polímero

Este termo "membrana de cobertura" significa várias coberturas de rolo macio.

A membrana polimérica é produzida em quatro tipos:

  1. Policloreto de vinila.
  2. termoplástico
  3. Poliolefina
  4. Monômero de etileno-propileno-dieno, ou seja, de borracha sintética.

Este material tem sido amplamente utilizado no exterior desde cerca de 65 anos. No momento, eles ocupam 80% de todos os materiais de cobertura do mercado europeu.

Em nosso país, as membranas poliméricas começaram a ser utilizadas apenas a partir do final dos anos 90, e se difundiram apenas em 2003, quando grandes investidores internacionais e construtoras chegaram ao país e iniciaram a construção em massa de redes varejistas, escritórios e centros logísticos.

Materiais de cobertura de polímero para telhados macios têm alta resistência, elasticidade, resistência ao gelo, resistência a intempéries e ozônio, resistência à oxidação e exposição em massa à radiação ultravioleta.

Além disso, a membrana de cobertura é durável. O fabricante do telhado garante até 50 anos de serviço sem manutenção.

A comodidade é proporcionada pela grande largura da membrana, que permite escolher uma largura mais ideal na hora de organizar o telhado de grandes edifícios, além de minimizar o número total de costuras.


O trabalho na organização do telhado pode ser realizado durante todo o ano.

Assim, o artigo discute todos os materiais populares e disponíveis para coberturas macias no mercado. Usando quase todos os materiais descritos, você obterá um telhado moderno, confiável e de alta qualidade, que, além disso, terá uma aparência esteticamente agradável e uma longa vida útil.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC