Uma empena bem aparada dá à casa uma aparência acabada.
Um frontão é uma parte da fachada de um edifício, que começa no sótão ou na cornija por baixo e se limita às encostas do telhado por cima. Tendo adquirido experiência na construção de casas particulares, transmitirei com precisão os aspectos técnicos de sua construção, bem como falarei sobre os tipos de estruturas.
Se houver uma área de estar no sótão, uma ou mais janelas são feitas nas empenas para luz natural
Triangular. A opção mais comum, caracterizada pela simplicidade de construção. Está disposto em casas com telhado de duas águas e na maioria das vezes tem a forma de um triângulo isósceles, embora as encostas também possam ter um ângulo de inclinação diferente.
A altura da estrutura é determinada pelo ângulo das inclinações do telhado e pela natureza do uso do sótão. Se for residencial, o frontão é alto para que a pessoa possa se mover confortavelmente.
Assimétrico. Uma versão moderna que é utilizada em edifícios de forma complexa, bem como em telhados em que as encostas não convergem na cumeeira. Se os tipos usuais de construção forem feitos no mesmo plano, esse tipo de empena pode ser feito com um deslocamento, o que confere à estrutura uma aparência incomum.
Trapezoidal. Tornou-se comum depois que os pisos do sótão começaram a ser feitos nas casas. A principal diferença é que cada inclinação tem uma dobra dupla, como na foto. Graças a isso, são obtidos quartos com tetos altos e uniformes, o espaço se expande e sua decoração é simplificada.
Em tais estruturas, na maioria das vezes há janelas e, às vezes, portas (se houver uma varanda na casa).
Semicircular. Não é muito comum, mas se você decidir fazer um telhado oval incomum, essa opção será usada. Este projeto é adequado apenas para coberturas flexíveis, distingue-se pelo fato de que, para resistência, as paredes portantes são trazidas para a altura desejada, a fim de fornecer suporte adicional ao sistema de treliças.
Frontão arqueado - uma espécie de versão semicircular, caracterizada pelo fato de o teto ser um segmento de círculo com uma leve curvatura.
Rasgado. Nele, as partes superiores das encostas não se conectam, mas possuem um vazio. Se anteriormente vários ornamentos decorativos eram colocados nessa lacuna, hoje uma inclinação adicional ou outra estrutura é disposta na conexão para remover a umidade, que não deve cair nas paredes.
Esta opção parece impressionante, mas é muito complicada na construção, por isso não é amplamente utilizada.
pisou. Esta versão da construção da empena envolve a construção de uma estrutura de tijolos em forma de degraus, que cria uma fachada inusitada e esconde as inclinações do telhado que se juntam à parede por dentro. Este estilo é inerente à Europa e está associado a pequenas cidades antigas.
Estas estão longe de ser todas as opções, mas não faz sentido considerar frontões de forma diferente devido à sua complexidade ou pequena distribuição.
Isso, na verdade, é tudo sobre os frontões - o que é fácil de descobrir. Agora considere os tipos de estruturas e as características de sua decoração.
Como as estruturas são construídas e projetadas
O frontão pode ser construído a partir de diferentes materiais, tanto a aparência da estrutura quanto a complexidade de sua construção dependem disso. Decida com antecedência qual opção será implementada em sua casa para comprar tudo o que você precisa e lidar com o fluxo de trabalho.
De que são feitos os frontões?
Na maioria das vezes, os seguintes materiais são usados \u200b\u200bna construção:
Madeira arredondada ou tronco. Usado na construção de casas a partir desses materiais. O projeto é uma continuação da parede, um único plano é obtido. Esse frontão é chamado de masculino e é tradicional há mais de um século.Na montagem, existe apenas uma dificuldade - o corte correto dos cantos para que a estrutura fique uniforme e os elementos não se projetem além do plano das encostas;
Esta é uma visão tradicional construída em casas de troncos e edifícios de madeira.
Tijolo. Usado na construção de paredes de tijolo. O plano pode ser sólido ou separado da parede por uma borda ou saliência. Durante o processo de assentamento, é importante determinar corretamente o ângulo da estrutura e bater cuidadosamente o tijolo extremo ao longo das linhas pré-marcadas. A alvenaria geralmente é feita em um tijolo;
Estruturas de tijolos são fortes e duráveis
Blocos de silicato de gás e concreto de espuma. Esta opção é usada se a caixa da casa for construída com os mesmos materiais. Uma opção muito boa em termos de velocidade de construção. Os blocos são grandes e bem cortados, o que simplifica muito o fluxo de trabalho;
Frontão de bloco - uma solução simples e barata
Madeira. Uma empena de madeira é a solução mais acessível de todas. O preço dos materiais é baixo, eles estão disponíveis em quase todos os lugares. Se você precisa ter habilidades de alvenaria ao construir estruturas feitas de tijolos ou blocos, quase qualquer pessoa pode montar uma versão de prancha. A madeira é fácil de processar, fácil de consertar, o que é muito importante para um artesão inexperiente.
A árvore é ótima para construir empenas em casas particulares com as próprias mãos.
Se você estiver fazendo uma estrutura de madeira, lembre-se de que ela precisa ser substituída a cada 15 a 20 anos. As opções restantes geralmente duram tanto quanto a casa e precisam apenas de reparos cosméticos.
O frontão pode ser construído de duas maneiras:
Antes da instalação do sistema truss. Nesse caso, é conveniente trabalhar, mas é necessário definir claramente a linha de futuras inclinações e puxar o cordão para criar um guia claro. Durante a construção, deve-se levar em consideração as cargas de vento que a afetam, já vi mais de uma vez casos em que desabou devido à baixa confiabilidade e à falta de suporte adicional na forma de vigas;
Na maioria das vezes, uma estrutura é construída a partir de tábuas no formato da letra “A”, para que um frontão possa ser desenhado ao longo dela.
Para reforço temporário, você pode construir espaçadores. Para fortalecer a estrutura de forma permanente, você pode construir uma divisória no sótão ou instalar suspensórios. Eles criam certa interferência no funcionamento do sótão, mas aumentam a confiabilidade da estrutura.
Depois de instalar as vigas. Essa opção é mais fácil porque você já tem orientações claras e com certeza não vai errar na hora de construir uma estrutura, além disso, você não precisa fortalecer a estrutura, ela pode ser conectada ao sistema e atingir alta confiabilidade. Mas também há uma desvantagem: as vigas interferem no trabalho e o espaço de trabalho é limitado. Este método é recomendado para a construção de telhados de forma complexa.
É melhor embainhar o frontão de uma forma complexa após a instalação do sistema de treliça
Opções de acabamento e isolamento
Construir uma estrutura é apenas metade da batalha. É necessário terminá-lo para que fique atraente e protegido das intempéries. Considere as opções mais populares para o trabalho:
As opções esculpidas costumavam ser usadas com frequência na arquitetura das empenas das casas de madeira, parecem atraentes, mas são difíceis de implementar.
Ilustração
Descrição
reboco. Esta opção é usada no acabamento de superfícies feitas de tijolos e blocos. Na maioria das vezes, as paredes são acabadas de maneira semelhante.Para destacar o frontão, pode-se colocar molduras de estuque ao longo da linha do teto ou simplesmente pintar a estrutura em uma cor diferente.
Se um tijolo aparente foi usado, a superfície não precisa ser acabada.
Embarque. A opção mais fácil e barata. A superfície é simplesmente revestida com uma placa polida. É aconselhável usar uma versão ranhurada para que não haja folgas entre os elementos. É melhor fixar a estrutura com parafusos auto-roscantes, pois são muito mais confiáveis \u200b\u200bdo que os pregos tradicionais.
Acabamento com fortim ou imitação de madeira. Essa opção é muito mais cara que uma prancha comum, mas também parece mais atraente. Fora isso, os desenhos são semelhantes, as instruções para revestir com esses materiais não diferem de trabalhar com uma prancha normal.
Tapume. Uma solução muito popular devido ao baixo custo, facilidade de trabalho e confiabilidade do resultado final. Uma moldura é construída na superfície, na qual os painéis são fixados. O frontão deve ser fechado com uma membrana de barreira de vapor para que o condensado não penetre no material.
telhas de clínquer. Uma excelente solução para estilizar uma superfície como tijolo ou pedra natural. Esta opção é utilizada se as paredes forem revestidas com o mesmo material para que o frontão pareça orgânico e se encaixe bem no desenho da fachada.
Se você equipar um sótão para uma área de estar, a empena precisará ser isolada. É muito importante fazer um isolamento térmico de alta qualidade da estrutura para que fique sempre quente no sótão.
Vamos analisar as principais opções de isolamento:
Ilustração
Descrição da Variante
Isolamento interno com lã mineral. Ótimo para estruturas de madeira.É muito importante criar o bolo de isolamento térmico correto: a superfície é coberta com impermeabilização, depois é colocada lã mineral com uma espessura de pelo menos 150 mm e, em seguida, é colocada uma membrana de barreira contra vapor. No topo da camada de isolamento térmico, o acabamento interno é anexado.
Isolamento externo com lã mineral. Esta opção é semelhante à anterior com a única diferença de que a camada de isolamento térmico é colocada do lado de fora.
Uma caixa é colocada no frontão, após o que todos os materiais são colocados, como no caso descrito acima.
É muito importante colar bem as juntas do filme impermeabilizante para que a umidade não penetre no isolamento.
Isolamento com espuma ou espuma de poliestireno extrudido. Esta opção é ótima se você tiver uma empena de tijolo ou bloco. Este tipo de trabalho é sempre realizado do lado de fora, os elementos são fixados com cavilhas especiais. A superfície é reforçada com malha de reforço e rebocada.
Em vez de espuma nesta tecnologia, podem ser usadas placas de lã mineral de alta dureza.
isolamento penoizol. Uma nova versão do trabalho, em que a superfície é isolada com uma composição especial, que é pulverizada sobre a superfície e cria uma camada contínua de isolamento térmico sem rachaduras e juntas.
A única desvantagem dessa tecnologia é que você não pode fazer isso sozinho sem equipamento especial. Portanto, na maioria das vezes eles contratam especialistas.
Após a secagem da composição, o frontão pode ser revestido com qualquer material.
Isolamento Ecowool. Trata-se de uma opção ecologicamente correta de realização de obra, que envolve a construção de uma caixa e o preenchimento das cavidades com uma composição especial à base de celulose. Para o trabalho você precisa de equipamentos especiais, pode ser alugado.
Com todas as suas vantagens, o ecowool tem uma desvantagem - com o tempo, ele perde suas propriedades e se acomoda, criando vazios. Portanto, é necessário trocar a camada de isolamento térmico a cada 10 a 15 anos.
Um frontão bem acabado e devidamente isolado protegerá de forma confiável o espaço sob o telhado do frio e da precipitação e dará à casa uma aparência acabada. Em nenhum caso, não economize nesta parte da estrutura e isole-a da melhor maneira possível. Caso contrário, você terá que pagar a mais pelo aquecimento todos os meses.
As empenas devem ser combinadas com a decoração da fachada
Conclusão
Agora você sabe o que é um frontão, de quais materiais é construído, como é isolado e acabado. O vídeo deste artigo ajudará você a entender o assunto ainda melhor. Se você não entender alguma coisa - pergunte nos comentários na parte inferior da página.