Limpando o telhado da neve e do gelo: como é feito esse trabalho?

limpeza de telhado de neve e geloCom o início do inverno, os proprietários de edifícios enfrentam problemas como a remoção de neve, e não apenas quintais e caminhos, mas também os telhados dos edifícios precisam ser limpos. Como o telhado deve ser limpo de neve e gelo, e esse trabalho é realmente necessário?

O inverno não é apenas geada e frio, mas também precipitação na forma de neve, que se transforma em gelo durante o degelo. Claro, a casa, cujo telhado está coberto por um chapéu de neve, parece bastante pitoresca, mas na realidade não há nada de bom em tal “beleza”.

Primeiro, a massa de neve pressiona o telhado.Se a precipitação ocorrer com frequência, essa pressão pode ser muito significativa e pode levar ao desgaste prematuro das estruturas do telhado e até à sua destruição.

Em segundo lugar, a neve e o gelo são destrutivos para os telhados, levando a vazamentos. Além disso, a água congelada pode destruir o sistema de drenagem e, na primavera, será necessário fazer reparos sérios nas estruturas do telhado.

A terceira razão para a necessidade de remover a neve dos telhados é o risco constante de uma massa de neve ou o colapso de um bloco de gelo. Nesse caso, as pessoas que passarem perto da casa podem sofrer.

É verdade, sujeito à instalação de estruturas como protetores de neve para telhados macios não haverá ameaça.

Além disso, tal colapso pode causar danos materiais consideráveis, por exemplo, se um pedaço de gelo cair sobre um carro estacionado.

Assim, limpar o telhado de neve e gelo é um evento necessário.

E se os serviços públicos forem obrigados a monitorar a condição dos telhados de prédios públicos e prédios de vários andares, os proprietários de chalés e outras estruturas de propriedade privada devem resolver o problema por conta própria, aquecendo seu telhado - uma boa opção.

Como limpar o telhado de um edifício?

limpeza de telhado de neve e gelo
Derrubando pingentes de gelo do telhado de uma casa

Muitos proprietários acreditam que remover a neve do telhado não é difícil, então eles decidem fazer esse trabalho sozinhos ou confiá-lo a uma pessoa aleatória. Na verdade, essa abordagem pode ter sérias consequências.

Leia também:  Limpando o telhado da neve: a sequência do trabalho

Técnicas não profissionais de limpeza de telhados podem levar a:

  • Ameaça à vida da pessoa que executa o trabalho;
  • Ameaça à vida das pessoas e risco de danos aos bens localizados próximos à casa;
  • Danos em telhados e elementos de açude.

Conselhos aos proprietários! Deve-se reconhecer que o trabalho de limpeza de telhados é classificado como perigoso. Afinal, a superfície escorregadia das encostas do telhado não pode ser considerada um suporte confiável para os pés de um trabalhador. Os executores de tal trabalho devem ter as habilidades e equipamentos apropriados usados ​​​​no montanhismo industrial.

Além disso, o leigo simplesmente não tem a ferramenta que deve ser utilizada para limpar o telhado com segurança. O uso de uma pá convencional causará danos ao revestimento e reparos caros terão que ser realizados na primavera.

Por esse motivo, o trabalho de limpeza de telhados deve ser confiado a profissionais envolvidos nessas empresas. Hoje, são utilizados dois métodos de limpeza - mecânico e técnico. Vamos considerá-los com mais detalhes.

Método de limpeza mecânica do telhado

telhado anti-gelo
Remoção de neve do telhado com pás

Via de regra, a limpeza mecânica é realizada pelos métodos de montanhismo industrial. Para fazer isso, é necessário designar os pontos de fixação no telhado.

Na maioria das vezes, os dutos de ar desempenham esse papel, mas isso nem sempre é possível. Portanto, se for necessário realizar a manutenção regular do telhado, costuma-se instalar um cabo estacionário localizado ao longo da cumeeira.

Os profissionais utilizam ferramentas especiais para limpeza mecânica, que são selecionadas de acordo com o tipo de cobertura.

Por exemplo, se o telhado for coberto com telhas de metal populares hoje em dia, são utilizados empurradores de neve especiais, projetados para combinar com o perfil do revestimento.

Para outros tipos de coberturas, são utilizadas pás com lâmina emborrachada ou de madeira, e martelos rombos especiais são utilizados para lascar blocos de gelo congelados.

Método técnico de limpeza do telhado

Esta técnica envolve o uso de tecnologias modernas para a limpeza de telhados. Uma das maneiras é instalar sistemas de "telhado sem gelo".

Pingentes de gelo se formam em grande número no telhado se o sistema de drenagem estiver com defeito ou entupido com gelo.

Mas mesmo que o sistema de drenagem funcione bem, nem sempre é possível evitar a formação de gelo, pois o telhado ainda evapora algum calor, o que contribui para o derretimento da neve. A água resultante não tem tempo de escapar do telhado, congelando e se transformando em pingentes de gelo.

Leia também:  Remoção de neve de telhados - necessidade de inverno

Para evitar a formação de gelo, é utilizado um sistema antigelo no telhado. A base de tais sistemas modernos é o aquecimento de cabos elétricos.

Eles são colocados ao longo da borda do telhado, bem como na calha e nas calhas do telhado. Em uma palavra, os cabos são instalados onde o gelo geralmente se forma.

Os cabos usados ​​para instalação no telhado devem atender a vários requisitos. Entre eles:

  • Alta resistência mecânica do próprio cabo e sua bainha;
  • Resistência a várias influências atmosféricas;
  • Resistência à radiação UV.
  • Alto grau de isolamento e presença de trança metálica.

Além dos cabos de aquecimento, o sistema antigelo inclui cabos de alimentação (“frio”), caixas de junção e sistemas de controle.

Como regra, esses sistemas são equipados com automação, portanto, incluem sensores que medem temperatura e umidade.

O fato é que o funcionamento desse sistema é necessário durante o degelo e, quando está frio lá fora, ele desliga.

Afinal, a uma temperatura de 15 graus negativos e abaixo:

  • A precipitação raramente ocorre;
  • A neve não derrete naturalmente, portanto, o gelo não se forma;
  • O sistema consome uma grande quantidade de energia, embora não forneça um efeito útil.

Os sistemas antigelo utilizam dois tipos de cabos:

  • resistivo;
  • Auto-ajustável.

A primeira opção é um cabo com resistência constante em todo o seu comprimento. Equipamento semelhante é usado para a instalação de piso aquecido, no entanto, existem requisitos especiais de resistência para cabos de cobertura.

Este tipo de equipamento apresenta algumas desvantagens. Uma das principais é que a seção do cabo tem um certo comprimento, então a instalação no telhado pode ser difícil.


A segunda desvantagem deste tipo de cabo é que diferentes seções da rede podem estar em diferentes condições no telhado. Por exemplo, uma seção do sistema fica sob a neve e a segunda é coberta por folhas caídas. Como eles aquecerão da mesma maneira, a segunda seção do sistema superaquecerá em vão, desperdiçando energia de forma ineficiente.

Leia também:  Sistema antigelo no telhado: características

Por isso, hoje são mais procurados os cabos autorreguláveis, que são capazes de alterar a quantidade de calor gerada em cada seção, dependendo das perdas reais.

Além disso, os cabos auto-reguláveis ​​podem ter comprimentos muito diferentes, o corte dos comprimentos necessários pode ser feito diretamente no telhado durante a instalação do sistema.

A única desvantagem desses cabos é o preço. Eles são quase seis vezes mais caros que os resistivos. É verdade que com o projeto adequado do sistema, será possível economizar nos cabos de distribuição e, durante a operação, os “samregs” gastam muito menos energia. Portanto, o investimento inicial será recompensado em breve.

Outras opções para proteger o telhado da formação de gelo

sistema antigelo do telhado
Limpeza de telhados com técnicas de montanhismo industrial

Além de instalar cabos de aquecimento, outras opções são usadas para fornecer antigelo para o telhado. Por exemplo, aplicação de composições hidrofóbicas em coberturas.

Tal solução não é capaz de evitar a formação de gelo, mas o revestimento contribui para que o gelo desapareça rapidamente sem formar grumos e pingentes de gelo. Essas composições podem ser aplicadas em metal ou concreto manualmente com pincel ou pulverizador.

Esse trabalho deve ser realizado mesmo na estação quente, pois o endurecimento das composições só é possível em temperaturas acima de cinco graus. A aplicação da composição pode reduzir significativamente a adesão do gelo à superfície do telhado.

Além disso, esses revestimentos são:

  • Ambientalmente amigável;
  • Forte e elástico;
  • Aumentar as propriedades de impermeabilização do telhado;
  • Resistente à radiação UV e à precipitação.

conclusões

Como mostra a prática, nenhum dos métodos de limpeza listados é uma panacéia adequada para todos os casos. Ao escolher um método de limpeza, muitas nuances devem ser levadas em consideração, desde as características típicas do telhado até as capacidades financeiras do dono da casa.

Portanto, para selecionar a melhor opção telhados sem gelo necessidade de procurar aconselhamento especializado.Somente no caso de uma abordagem individual, é possível resolver o problema da formação de pingentes de gelo e da descida das camadas de neve da forma mais rápida e eficiente possível.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC