8 características do arranjo de quartos infantis

Para o desenvolvimento normal de cada criança, ela deve ter seu próprio quarto separado. O desenvolvimento físico, emocional, mental e intelectual da criança depende de como a sala está equipada.

Seleção de móveis

A mobília do berçário não deve permanecer inalterada desde o nascimento até a idade adulta. Em cada período de seu crescimento e desenvolvimento, é necessário realizar rearranjos e mudanças na sala. Isso se aplica não apenas ao tamanho dos móveis e da cama, mas também a dispositivos adicionais: para criatividade, lição de casa para crianças em idade escolar, jogos e hobbies. Ao trocar os móveis, além da comodidade e tamanho, preste atenção ao respeito ao meio ambiente e à segurança.

Ao escolher móveis, as seguintes regras devem ser consideradas:

  • Os móveis não devem ser volumosos e ocupar a maior parte do espaço
  • Escolha móveis que economizem espaço livre no berçário: uma cama dobrável, uma escrivaninha, uma poltrona-cama. Os móveis infantis devem ser fáceis de dobrar e desdobrar, mover-se sobre rodas, ser estáveis.
  • Usando móveis, crie o zoneamento da sala: um lugar para dormir, um lugar para brincar, um cantinho de esportes, um lugar para estudar e criar.

Se a família tiver mais de dois filhos, um beliche economizará significativamente espaço na sala. Às vezes, essas camas são combinadas com uma parede sueca ou um canto esportivo.

Arranjo de quarto para criança até aos 3 anos

A princípio, a criança não precisa de muitos móveis e espaço. Basicamente é uma cama. Mas depois de alguns meses, quando a criança começa a engatinhar, tenta se levantar e tentar pegar vários objetos, os requisitos para a situação na sala aumentam. A criança, ao tentar engatinhar ou andar, muitas vezes cai. Portanto, os móveis não devem ter cantos e arestas vivas. O berço ou cercadinho deve ter paredes altas para que a criança não suba neles. As crianças tentam experimentar tudo no dente.

Leia também:  Vale a pena usar fachadas de vidro para um conjunto de cozinha?

Os móveis não devem ser cobertos com verniz ou tinta tóxica. A mesa e a cadeira devem ser adequadas à altura da criança. Gavetas e portas de móveis devem ser difíceis de alcançar ou bloqueadas. O carpete ou outra cobertura deve ser macio o suficiente para amortecer quedas e ser fácil de lavar e limpar. A cor da situação não deve ser chamativa ou agressiva, perturbando a psique. A cor das paredes, teto e móveis é melhor escolher em tons pastel.

Decoração de quarto para criança de 3 a 5 anos

A criança começa a explorar o mundo de forma mais ativa, se engaja na criatividade, a individualidade se manifesta nela. Os requisitos de segurança dos móveis permanecem os mesmos: a ausência de cantos vivos, a incapacidade de subir a grandes alturas. Nesse período, a criança começa a se acostumar com o pedido. Ele recebe uma mesa separada para desenho e criatividade, prateleiras ou caixas separadas com brinquedos, uma cama para dormir.

Você pode adicionar cores vivas ao esquema de cores que evocam emoções: cortinas brilhantes ou uma colcha na cama, um tapete de cabeceira de cor ensolarada. Adesivos são colados nos móveis com imagens do que há em armários ou gavetas. No final deste período, começa a preparação para a escola. Faz sentido comprar prateleiras ou armários para livros e material escolar.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC