Colocamos ondulina: um tubo de ventilação e outros elementos do telhado

Como qualquer outro sistema de cobertura, o telhado onduline possui elementos adicionais que permitem fechar e isolar os locais de cortes e juntas, além de desempenhar funções decorativas e outras. Por esse motivo, será necessário estocar vários componentes para quem planeja colocar ondulina: tubo de ventilação, elementos de vales, patins, pinças, etc.

Neste artigo, falaremos com mais detalhes sobre o tubo de ventilação, como instalá-lo e também abordaremos as características de outros elementos do telhado onduline, pois geralmente são adquiridos em conjunto nos revendedores oficiais do fabricante.

Tubo de ventilação e método de sua instalação

tubo de ventilação de ondulinaSe a sua casa tiver sistema de ventilação, coifa e/ou coluna de esgoto, torna-se necessário instalar uma saída de ventilação pelo telhado.

Entre os componentes do sistema de cobertura ondulina existe uma solução necessária - um tubo de ventilação especial. É facilmente montado no telhado, proporcionando proteção confiável contra vazamentos.

Os tubos de ventilação Ondulin são utilizados em combinação com telhas da mesma marca.

As funções desse tubo incluem a liberação de canais de ventilação pelo telhado, a passagem do ar e a prevenção da penetração de neve e chuva. O tubo é feito de copolímero ABS, seu comprimento é de 860 mm e sua altura é de 470 mm.

Dispositivo de tubo de ventilação cobertura de andulina produzido da seguinte forma:

  • A ondulina é fixada em torno do local da futura instalação do tubo, além da chapa localizada acima do local por onde o tubo passa.
  • Uma folha de base especial é colocada no local de instalação, equipada com fixadores para o tubo de ventilação.
  • Anexe a base para cada uma de suas ondas.
  • Uma folha é anexada acima da base sob o tubo de ventilação, enquanto fornece uma sobreposição no topo da base do tubo. A sobreposição é definida em 10 cm.
  • Em seguida, um tubo é instalado na base e fixado na posição vertical com pinos plásticos.
Leia também:  Cobertura de ondulina: características, instruções breves para automontagem

Tipos de tubos de ventilação ondulin

  • Saída-capa isolada da ventilação.Utilizam-se em instalações equipadas com sistema de ventilação, ou como saída de exaustor de cozinha ou exaustor de casa de banho. A vantagem desse tubo é a remoção do ar das instalações para o espaço acima do telhado, enquanto a poeira e a gordura não se depositam nas paredes e possíveis odores estranhos não incomodam os moradores. No final da saída do tubo, é fornecida uma tampa - um defletor, que protege contra a precipitação e, por meio de seus recursos de design, aumenta a tiragem do ar.

  • Saída de esgoto sem isolamento de ventilação. Se houver banheiro na casa, a ventilação do tubo de esgoto é obrigatória. Deve-se notar que nem todo mundo pensa sobre isso, o que muitas vezes leva a conseqüências desagradáveis ​​\u200b\u200bno futuro. Por exemplo, gases podem se acumular no sistema de esgoto, formados durante a decomposição da matéria orgânica. Ao usar o banheiro, a pressão no sistema muda e a conexão do sistema de esgoto com o ar externo permite manter a pressão em um nível normal. O selo d'água não suporta a pressão dos gases do esgoto (na ausência de um tubo de ventilação), e odores desagradáveis ​​\u200b\u200bpegam na sala e reduzem o nível de conforto de permanência na casa.
  • Saída de esgoto isolada para ventilação. Essa saída é geralmente semelhante à anterior, porém, é isolada com poliuretano e uma caixa de plástico de 160 mm de diâmetro. O isolamento é fornecido para evitar a condensação na superfície interna do tubo de ventilação. Graças a isso, a água não congela na superfície interna da saída.

Cada um dos tipos de tubos descritos é feito de plásticos especiais resistentes às intempéries e ao choque, que oferecem a possibilidade de usar tubos em uma ampla faixa de temperatura (-50 ... +90).

Saídas de telhado Os tubos consistem em um tubo interno de metal de 125 mm (para o primeiro tipo de saída) ou 110 mm (para o segundo e terceiro tipo de saída) de diâmetro.

É necessário determinar corretamente a localização da saída no telhado. Por exemplo, se a cobertura de saída estiver localizada abaixo do nível da cumeeira e o vento soprar do lado oposto da encosta, a ventilação pode ser difícil.

Leia também:  Colocando ondulina: vídeo para iniciantes

Saída do tubo de ventilação sem elemento pré-fabricado

elemento de pinça ondulina
O tubo de ventilação Ondulin está disponível nas mesmas cores da cobertura

Se por algum motivo a saída do tubo de ventilação Ondulin não estiver disponível. Você pode tentar isolar a junção da base de ventilação e do tubo usando outros meios.

Por exemplo, o sistema de impermeabilização de juntas Enkryl pode ser usado para vedar a junta entre o telhado e o tubo de ventilação vertical.

A instalação deste sistema não leva mais de uma hora e é realizada da seguinte forma:

  • A superfície ao redor do tubo é desengordurada.
  • Aplicar a primeira demão do impermeabilizante Enkryl com pincel.
  • Envolva o tubo com um tecido de reforço à base de viscose Polyflexvlies Rolle e aguarde até que a mistura impermeabilizante seja absorvida por este tecido.
  • Após 15 minutos, aplica-se mais uma camada da mistura com pincel já sobre o tecido e, após esperar a mistura secar, o desenho está pronto para uso. Esse isolamento pode funcionar adequadamente por pelo menos 10 anos.

Outro método pode ser o uso da fita adesiva de vedação Onduflash-Super, que geralmente é usada apenas para isolar juntas com tubos, clarabóias e quaisquer outras superestruturas verticais.

Outros elementos adicionais de coberturas de ondulina

  • Ao usar a tampa elemento cume ondulina eles são colocados na borda superior (junção de duas inclinações) do telhado, protegendo e isolando o pico do telhado e dando-lhe uma aparência completa.
  • O elemento de cumeeira Ondulin é fixado antes do processo de fixação da cumeeira, fechando assim a empena com a sobreposição superior do elemento de cumeeira.

    tubo de ventilação de ondulina
    Ondulin: elemento vale e cume

Conselho! Ao utilizar o revestimento de ondulina, o elemento empena, juntamente com o elemento cumeeira, podem ser utilizados como pranchas de vento.

  • O vale é instalado nas junções de duas inclinações do telhado, bem como nos locais onde a inclinação do telhado encontra a parede. A profundidade vertical do vale não é superior a 75 mm. As folhas de cobertura são cortadas paralelamente ao eixo do vale com uma sobreposição de 4 cm. Endova Ondulin envolve a instalação de barras de torneamento adicionais.
  • O avental de revestimento é utilizado para vedar as juntas entre as placas de revestimento e a parede (tubo). Fabricado em polipropileno e disponível apenas na cor preta.
  • Para proteger a folga formada entre a chapa ondulada e o elemento de cumeeira plana, é utilizado enchimento de cornija de ondulina. Se você ignorar a instalação deste elemento, umidade, poeira e detritos podem entrar no espaço desprotegido. Além disso, insetos e pássaros podem penetrar ali. O enchimento é feito de espuma de polietileno.

Os itens adicionais descritos, como enchimento de cornija de ondulina ou tubo de ventilação, geralmente estão disponíveis apenas nos distribuidores oficiais da empresa.

Se o fornecedor não tiver condições de fornecer tais produtos, vale a pena duvidar dele.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC