O telhado de qualquer casa desempenha uma função muito específica - é projetado principalmente para proteger o edifício da precipitação e manter um regime térmico confortável. Além disso, vários tipos de telhados desempenham funções decorativas - os telhados são muito importantes na arquitetura. Muitas vezes, é o telhado incomum que é a decoração principal da casa.
No entanto, não esqueçamos que a cobertura do edifício desempenha funções de proteção e deve obedecer a certas normas e padrões. Analisaremos mais de perto esses requisitos mais tarde, mas, por enquanto, vamos tirar um pouco da terminologia do caminho.
- O telhado é uma parte do edifício que o fecha por cima e protege o interior dos efeitos da precipitação, vento, radiação solar e fornece isolamento térmico da sala. A cobertura é um elemento arquitectónico complexo, constituído por estruturas portantes (sistema de treliças), sobre as quais se distribui o peso da própria cobertura e a precipitação que sobre ela incide, bem como a cobertura que protege directamente a casa do vento, frio e precipitação.
- O telhado é uma "torta" de várias camadas que protege o edifício da chuva e do frio. O telhado é composto por:
- coberturas;
- impermeabilização;
- uma ou mais camadas de isolamento térmico;
- barreira de vapor.

O telhado é a parte do telhado que é visível do lado de fora. Portanto, é ela o elemento que, além de protetor, também tem função arquitetônica e decorativa.
No entanto, não apenas a escolha do telhado depende da impressão do telhado da casa. De grande importância para o projeto geral da casa é o tipo de telhado escolhido.
Uma variedade de telhados clássicos e incomuns que existem hoje permitem criar casas com um design único.
Listamos os tipos de telhados de casas que existem hoje:
- telhados planos são o tipo mais fácil de projetar e construir. A inclinação dos telhados deste tipo é de 2-3%. É usado principalmente na construção de arranha-céus com vários apartamentos e outras estruturas maciças. É extremamente raro na construção de casas particulares devido ao valor de projeto zero e à capacidade de acumular cobertura de neve, o que impõe maiores requisitos de resistência do telhado e das estruturas de suporte de carga;
- telhados inclinados - telhados com inclinação de pelo menos dez graus. O mais amplamente utilizado na construção de casas particulares por vários motivos.
Listamos brevemente as vantagens dos telhados inclinados:
- alta capacidade de autolimpeza da precipitação;
- a capacidade de organizar um sótão ou sótão;
- espaço ilimitado para a implementação das ideias do designer-arquiteto.
Basta listar os tipos de telhados inclinados:
-
- encostado. Não há nada para pintar em detalhes - apenas um plano inclinado;
- empena (também conhecida como empena) - tem duas inclinações conectadas no topo por uma cumeeira;
- quadril (aka four-slope) - tem quatro inclinações. O comprimento da cumeeira é reduzido, os frontões são substituídos por duas vertentes (quadris);
- meio quadril - apenas partes das empenas, superiores ou inferiores, são substituídas por meio quadril;
- hipped - todas as quatro inclinações convergem em um ponto. O skate está faltando;
- cônico - como uma tenda, não possui cumeeira. Mais frequentemente usado para gazebos, varandas, etc.;
- multi-gable - um telhado para edifícios de forma complexa em planta;
- abobadado - como um cone, cobre edifícios que são redondos em planta. Possui uma estrutura muito complexa, o que implica a instalação apenas por especialistas
- piramidal;
- sótão (também conhecido como quebrado) - muito comum, pois permite o uso de espaço adicional como área de convivência;
- abobadado - cobre longos corredores, tem forma arredondada;
- quadril com declives quebrados - uma das variedades do sótão;
- lanceta - em corte transversal, assemelha-se a antigas cúpulas de cebola russas;
- com inclinação variável - telhados-parábolas ou hipérboles. Frequentemente utilizado na construção de centros comerciais, instalações desportivas e afins...
- e a variedade de telhados inclinados está longe de ser esgotada por esta lista. Além disso, muitas vezes o telhado de edifícios com um plano complexo é combinado.
À sua atenção Ao projetar telhados inclinados, é imperativo garantir uma drenagem confiável de água e neve do telhado. Se você está pensando, por exemplo, em como fazer um telhado redondo em um mirante ou varanda, calcule a carga que as estruturas de sustentação das paredes podem suportar e, consequentemente, escolha a inclinação do telhado e o tipo de material de cobertura.
Existe hoje uma escolha muito grande de materiais de cobertura - desde a ardósia clássica, que ainda é amplamente utilizada para telhados de dependências, até materiais modernos, como metal ou telhas compostas.

Hoje, um telhado de plástico não é incomum - materiais modernos permitem que você crie ladrilhos de plástico duráveis, confiáveis e bonitos de qualquer cor. .
A impermeabilização de telhados também é produzida por vários materiais - desde materiais de cobertura testados pelo tempo até tecnologias modernas para impermeabilização de telhados com borracha líquida. Ruberoid em qualquer uma de suas formas é betume de telhado aplicado a uma base de tecido.
Agora, na maioria das vezes, o material de cobertura é usado como material de cobertura para telhados planos de uma grande área - armazéns, hangares, arranha-céus residenciais.
É interessante que inicialmente o material de cobertura era de folhas de papelão com cerca de um metro por metro, cobertas com betume em um dos lados.
Esse material de cobertura de papelão se distinguia por uma durabilidade muito baixa, mas várias vezes acelerou o trabalho de cobertura do telhado. Os materiais de cobertura modernos geralmente são feitos com base em fibra de vidro, o que garante uma vida útil de pelo menos vinte anos.
Antes de colocar o material de cobertura, é muito importante preparar adequadamente a superfície - nivelar o telhado para garantir um encaixe perfeito (e fusão) do rolo na base.
Fixação da estrutura de treliça do telhado às paredes

A base para o bolo de cobertura de qualquer telhado inclinado é a estrutura de treliça. Mas, mesmo que você saiba como construí-lo, ainda precisa saber exatamente como prender o telhado às paredes do prédio.
Por conta própria telhado inclinado tem uma grande área, portanto, é uma espécie de vela. Um vento forte o suficiente pode arrancá-lo ou pelo menos movê-lo.
Em ambos os casos, o telhado será danificado, o que absolutamente não precisamos. Portanto, a fixação confiável do telhado nas paredes é a chave para sua estabilidade e durabilidade.
As pernas da viga são montadas em uma viga especial - Mauerlat, que, por sua vez, está firmemente presa às paredes do edifício. Como regra, uma viga de 15x15 cm ou, menos frequentemente, uma placa de 15x10 cm é usada como Mauerlat.
Mauerlat é preso às paredes com parafusos de ancoragem ou aparafusado em parafusos pré-embutidos nas paredes. Para confiabilidade, muitas vezes a madeira é adicionalmente amarrada com acessórios queimados embutidos nas paredes.
Cada viga Mauerlat, além de ser fixada na parede, está firmemente conectada a duas adjacentes.
Essa guarnição do telhado é uma base confiável para a estrutura da viga e o telhado. Além disso, essas cintas ajudam a redistribuir adequadamente a carga nas paredes do edifício.
As pernas da viga são montadas em uma viga especial - Mauerlat, que, por sua vez, está firmemente presa às paredes do edifício. Como regra, uma viga de 15x15 cm ou, menos frequentemente, uma placa de 15x10 cm é usada como Mauerlat.
Mauerlat é preso às paredes com parafusos de ancoragem ou aparafusado em parafusos pré-embutidos nas paredes. Para confiabilidade, muitas vezes a madeira é adicionalmente amarrada com acessórios queimados embutidos nas paredes.
Cada viga Mauerlat, além de ser fixada na parede, está firmemente conectada a duas adjacentes.
Essa guarnição do telhado é uma base confiável para a estrutura da viga e o telhado. Além disso, essas cintas ajudam a redistribuir adequadamente a carga nas paredes do edifício.
proteção contra raios

Ao projetar e construir um telhado, lembre-se que a cumeeira é o ponto mais alto do edifício, portanto, você precisa proteção contra raios de telhado de metal.
Um raio no telhado de um prédio pode facilmente incendiá-lo ou ferir pessoas no sótão ou no sótão. Para evitar que isso aconteça, é necessário organizar adequadamente o aterramento do telhado.
Conselho!Na verdade, essa proteção contra raios são pinos de aço com diâmetro de pelo menos 8 mm, fixados nas bordas da cumeeira e nos tubos. A altura dos pinos deve ser de pelo menos um metro acima do nível do telhado, e a distância entre eles não deve exceder 12 metros.
Um fio do mesmo diâmetro é soldado na extremidade inferior dos pinos, que é um condutor descendente. Este condutor de descida, com grampos especiais, é preso ao telhado e às paredes do edifício (muitas vezes a um cano de esgoto) e desce até o solo.
No solo, a uma distância de pelo menos um metro das paredes do prédio, a uma profundidade de meio metro, estão imersos três tubos de aço, conectados entre si por uma tira de aço soldada.
Esses tubos são um condutor de aterramento - um condutor descendente é aparafusado a eles e, em seguida, escaldado para confiabilidade.
Esse esquema de aterramento garante proteção confiável contra raios, mesmo em fortes tempestades de verão.
Se durante a construção da casa você seguiu todas as regras e regulamentos para amarrar telhados, instalar uma estrutura de vigas e uma torta de telhado, não terá que pensar muito em como consertar o telhado ou eliminar o vazamento.
Todos os tipos de telhados, embora tenham um design completamente diferente, diferentes tipos de material de cobertura, devem ser selecionados com base não apenas nos requisitos estéticos, mas também nas características de confiabilidade.
telhado moderno deve servir sem grandes reparos por pelo menos 20 anos.
O artigo te ajudou?