Uma das maneiras de organizar o telhado de uma casa particular é colocar ondulina: um vídeo na Internet descreve detalhadamente todas as etapas de instalação desse material de cobertura, portanto, não será difícil dominar a tecnologia de instalação. Mesmo assim, para que os pontos-chave das instruções em vídeo para a instalação do telhado onduline não passem despercebidos, descreveremos o algoritmo para a criação de um telhado com esse material realmente maravilhoso.
E para trabalhar com a ondulina conscientemente, começaremos com um exame detalhado do próprio material.
O que é ondulina?
De facto, apenas os produtos da Onduline SA, empresa que efectivamente desenvolveu este tipo de coberturas, podem ser chamados de ondulin.
No entanto, hoje um grande grupo é chamado de ondulina. materiais de cobertura, cuja base são folhas de betume-celulose.
No entanto, às vezes a ondulina (embora não seja de todo) é chamada de quase qualquer material de cobertura flexível - e você pode ouvir alguém mencionar, por exemplo, ondulina transparente.
Esta ondulina é feita a partir dos seguintes componentes:
- Betume
- base de celulose
- enchimento mineral
- endurecedor de resina
- Corante (pigmento mineral)
Na produção da ondulina, uma base de celulose é impregnada com betume a alta temperatura e sob pressão.
Ao mesmo tempo, após a adição de plastificante e cargas, obtém-se uma ondulina absolutamente impermeável - a textura deste material, devido à localização das fibras de celulose, também afeta as características de impermeabilização.
A base de celulose assim impregnada é alimentada na máquina de moldagem, onde a ondulina é moldada. Hoje no mercado você encontra ondulina plana e ondulina com perfis diferentes.
O que é boa ondulina?

Atualmente, a ondulina é muito popular como material de cobertura para construções particulares. E, no entanto, antes de escolher a ondulina como material para o seu telhado, você precisa ler atentamente suas vantagens - e desvantagens.
As principais vantagens da ondulina devem-se, em primeiro lugar, às suas características técnicas:
- A ondulina é um excelente impermeabilizante.A cobertura de ondulina não deixa passar a água mesmo na chuva mais forte, pois a celulose impregnada com betume não incha mesmo que esteja em contato com a água por muito tempo. A baixa higroscopicidade torna a ondulina uma opção de cobertura ideal para regiões com alta pluviosidade.
- cobertura de ondulina resistente a temperaturas extremas (tolera calor e geada) e temperaturas extremas. Ao mesmo tempo, a ondulina retém completamente suas qualidades operacionais e não é deformada.
- Outra vantagem da ondulina é a inércia biológica e química. A cobertura de ondulina não é afetada por bactérias e fungos, e processos de putrefação não se desenvolvem nela. Além disso, a ondulina não é danificada quando exposta a óleos, óleo diesel, ácidos e álcalis.
- Bem, falando sobre os benefícios da ondulina, não se pode deixar de mencionar que a ondulina é bastante leve. Ao mesmo tempo, sua instalação é muito facilitada - a ondulina ainda requer uma estrutura de telhado muito menos maciça do que a mesma ardósia e telhas metálicas.
Desvantagens da ondulina
Não existem materiais de cobertura ideais e perfeitos, e a ondulina - plana ou ondulada - não é exceção. As desvantagens da ondulina incluem:
Desvanecimento de algumas variedades de ondulina ao sol. Apesar de todas as garantias da Onduline SA ao longo do tempo, o telhado onduline ainda se torna um pouco mais pálido, por isso, se o esquema de cores do edifício for crítico para você, tenha isso em mente.
Até certo ponto, a pintura pode salvar a situação, mas nem toda tinta é adequada para ondulina.VD-AK-101 ou VAKSA, especialmente projetado para pintar materiais de cobertura à base de betume, provou ser bom.
Resistência mecânica a temperaturas extremas. Apesar de a ondulina colocada na caixa parecer bastante confortável tanto no calor quanto no frio, caminhar no telhado da ondulina só é possível em temperaturas moderadas. Caso contrário, a ondulina irá rachar ou dobrar.
E, no entanto, essas deficiências não podem ser consideradas críticas de forma alguma; portanto, a ondulina foi e continua sendo um dos materiais de cobertura mais populares.
Equipamos o telhado de ondulin: conselhos dos mestres

Se você escolheu a ondulina como material de cobertura, a instalação do tipo faça você mesmo requer alguma preparação. E embora a tecnologia de instalação de um telhado onduline não seja complicada, algumas características ainda devem ser levadas em consideração:
- Se você usar ondulina - a postura deve ser realizada apenas em uma determinada faixa de temperatura. Não monte ondulina em temperaturas acima de +30 e abaixo de 0 graus Celsius. No primeiro caso, o betume amolecido na composição da ondulina pode causar deformação das telhas e, no segundo caso, a ondulina, que é frágil no frio, pode rachar com o seu peso ou quando perfurada por um prego de telhado . A instalação a uma temperatura de cerca de -5 graus é permitida pelo fabricante, mas é melhor não fazer isso.
- Em clima quente, você também precisa garantir que a ondulina aquecida não seja colocada em um estado um tanto esticado. Isso pode levar à deformação do telhado em baixas temperaturas e, às vezes, à formação de rachaduras nos pontos de fixação.
- Ao colocar coberturas de ondulina em um telhado de configuração complexa, pode ser necessário cortar a ondulina para caber exatamente no tamanho.Se você tiver dúvidas sobre como cortar ondulina, é melhor usar uma serra lubrificada. Também é possível cortar com serra circular, mas alguns cuidados devem ser tomados ao fazê-lo.
- A ondulina é fixada na caixa apenas com pregos especiais (você pode comprá-los no mesmo local que o próprio material de cobertura). A taxa de consumo de fixadores é (para uma folha inteira) 20 peças: dez na parte inferior e 5 cada nas partes intermediária e superior.
- torneamento do telhado depende de qual inclinação a ondulina será colocada. Para inclinações de até 10 graus - uma caixa sólida feita de compensado ou tábuas ranhuradas, para inclinações de até 15 graus - uma caixa afinada em incrementos de 45 cm. A inclinação máxima da caixa - 60 cm - é usada em inclinações de 15 graus ou mais .
Observação! Independentemente do tipo de torneamento utilizado, em taludes, vales, cumeeiras e nervuras de telhados é necessário um torneamento contínuo, pois. são áreas bastante problemáticas em termos de impermeabilização.
Fixação de ondulina
Colocamos ondulina na caixa preparada e fixamos com fechos especiais. Antes de pregar a ondulina, as folhas de material devem ser alinhadas horizontal e verticalmente.
A instalação é realizada de acordo com o seguinte algoritmo:
- A ondulina deve ser colocada à parte, de modo que as juntas das folhas não coincidam. As folhas de ondulina são colocadas a partir da borda oposta à direção do vento que sopra predominantemente na área. Essa colocação protegerá o telhado de ondulina das cargas de vento, uma vez que as folhas de ondulina bastante leves, especialmente aquelas que são colocadas e fixadas incorretamente, costumam ser arrancadas pelo vento.
- A quantidade de sobreposição das placas umas sobre as outras depende do ângulo da inclinação, enquanto quanto menor a inclinação, maior a sobreposição. A sobreposição máxima (2 ondas de largura e cerca de 30 cm na vertical) é feita ao colocar a ondulina em um telhado praticamente plano com inclinação de até 10 graus. Mas para um telhado com inclinação superior a 15 graus, uma sobreposição em uma onda e 15-17 cm, respectivamente, é suficiente.
- Para fixação, como observamos acima, usamos apenas pregos especiais. Ao mesmo tempo, colocamos a fileira inferior de pregos em cada onda e conduzimos as fileiras superior e intermediária pela onda em zigue-zague. Para garantir que todos os pregos sejam fixados estritamente em uma linha, usamos um cordão esticado ou uma linha de pesca de náilon grossa.
- Fixamos as calhas do sistema de drenagem na cornija. A folha de ondulina deve sobressair além da placa da cornija, no entanto, a saliência máxima permitida da folha de ondulina não é superior a 70 mm.
Observação! Sob a cornija, você precisa instalar uma grade de cornija especial. Não interfere na instalação da ondulina, porém protege o espaço sob o telhado da penetração de pássaros e insetos. Para cornijas não ventiladas, é utilizado um selante especial.
- Fixamos o elemento cume em cada onda diretamente na caixa. Ao construir os elementos de cumeeira, nós os colocamos com uma sobreposição de pelo menos 120 mm.
- Para proteger o telhado onduline do vento, usamos tiras de vento especiais. Preenchemos as faixas de vento nas partes de empena do telhado de forma que elas se sobreponham completamente à junção da ondulina com a borda do telhado.
Se você entender cuidadosamente, esta tecnologia não deve causar dúvidas ou dificuldades.E, no entanto, para finalmente descobrir, recomendamos que você assista ao vídeo em anexo ao artigo - colocar ondulina ainda não tolera negligência e deve ser feito com o maior cuidado possível.
Mas se você dominar a tecnologia com perfeição, o telhado resultante irá encantá-lo por mais de um ano!
O artigo te ajudou?