Simetria e assimetria: que tipo de arranjo de móveis escolher

Onde você pode encontrar conforto, calor e harmonia? Só no meu próprio apartamento. É lá que você pode relaxar confortavelmente e desfrutar da paz. Design harmonioso, cores suaves, móveis bem dispostos. Mas às vezes um apartamento aconchegante pode se transformar instantaneamente em um lugar onde reinam o caos e a confusão. E a razão para isso pode ser o arranjo assimétrico dos itens do fone de ouvido.

No total, existem apenas 2 tipos de arranjo de móveis: simétrico (equidistante) e assimétrico (arbitrário). Para criar um design aconchegante de um apartamento residencial, você deve recorrer a uma aparência simétrica. Por sua vez, o layout assimétrico é adequado para os apartamentos onde um dos estilos de design moderno será incorporado. Por exemplo, sótão.

Disposição simétrica

Simetria é harmonia. Não há nada melhor do que um fone de ouvido plano, feito no mesmo esquema de cores. Ou um par de poltronas aconchegantes, localizadas equidistantes do sofá macio. A combinação harmoniosa de qualquer peça de mobiliário e sua colocação planejada na sala é a chave para uma sensação de conforto e paz. Afinal, o único objetivo da vida de cada pessoa é o equilíbrio por dentro e por fora.

E o equilíbrio é difícil de alcançar se, por exemplo, o quarto parecer uma oficina extravagante de um criador habilidoso! A simetria pode ser refletida não apenas na observação de todos os eixos da sala, mas também nos menores detalhes do fone de ouvido - em espelhos, prateleiras, luminárias. E uma mesa bem arrumada pode ajudar a separar um “pedaço” de simetria de outro.

Disposição assimétrica

Na maioria das vezes, a assimetria está associada a algum tipo de caos e até "bagunça". No entanto, em muitas decisões de design, é a assimetria que desempenha um papel importante. Por exemplo, quando um designer decide combinar cortinas de veludo preto com uma mesa de centro lacada a branco. É assimetria? Sim. Afinal, cores e texturas são contrastadas aqui.

Leia também:  Quando escolher cortinas de linho

Mas, para recorrer à assimetria na disposição dos móveis e ao mesmo tempo não prejudicar a sensação geral de conforto, é preciso lembrar algumas regras importantes:

  • a assimetria no espaço deve ser introduzida não por móveis volumosos, mas por pequenos acessórios;
  • brincar com o tamanho dos móveis e sua cor é preferível à aleatoriedade na disposição de móveis semelhantes;
  • em um projeto assimétrico, deve haver um “centro” (uma lareira ou uma mesa com muitas luminárias pendentes).

Misturando simetria com assimetria

Uma ótima forma de criar um estilo moderno e ao mesmo tempo trazer conforto, será a forma de combinar, ou “misturar”, duas formas opostas de dispor os móveis. Um exemplo seria uma mesa de jantar alongada localizada no centro da sala, de um lado da qual haverá cadeiras altas de madeira e do outro - pufes ou poltronas estofadas largas.

Essa mistura vai ajudar até na hora de receber convidados, quando todos puderem se acomodar da forma que for mais conveniente para ele. Apesar de conforto e assimetria serem conceitos diretamente opostos que não se harmonizam, eles ainda podem ser combinados, e isso pode ser feito com muito sucesso!

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC