Muitos de nós, vindos para o campo depois de dias de trabalho na cidade, sonhamos em passar mais tempo ao ar livre. Isso nem sempre é possível: o calor do dia ou uma chuva repentina nos empurram de volta para a sala.
Uma excelente saída é equipar um local no local, protegido dos caprichos do clima. Eles podem se tornar um dossel leve para uma residência de verão.

Observação!
Tais estruturas são uma pequena forma arquitetônica.
No entanto, podem embelezar a paisagem da sua propriedade e tornar-se um dos recantos preferidos para o lazer ao ar livre.
Além disso, o dossel também pode ser usado para as necessidades domésticas.
Classificação da estrutura
Os toldos são classificados de acordo com as seguintes características.
Finalidade do edifício

Por finalidade, esses edifícios leves são divididos em contrapartes recreativas, decorativas e domésticas.
- Gazebos externos de verão recreativos protegem do vento, sol e chuva. São copas e toldos para churrasco, lazer, piscinas, esportes e playgrounds. Eles podem ter diferentes tamanhos e formas.
- Análogos decorativos são elementos de paisagismo. Bancos e poltronas costumam ser colocados dentro deles. Do lado de fora, o prédio costuma ser decorado com plantas de tecelagem. Para isso, uma caixa é montada, em um ou dois lados do dossel.
- Edifícios utilitários eles desempenham o papel de cozinha de verão, depósito de ferramentas de jardim, garagem improvisada para carros, etc.
Localização do prédio

Por localização, os galpões podem ser anexados e desanexados (autônomos).
- Gazebos e galpões anexos para dar com as próprias mãos são um todo com o edifício principal. Este desenho de um dos lados é fixado na parede externa da casa, a parte oposta é fixada em suportes. O telhado de tais estruturas pode ser reto ou ter uma inclinação.
- Análogos separados não tocam no edifício principal. Eles estão localizados nas parcelas separadamente, nos locais mais adequados para isso. Tais coberturas podem diferir em design e conteúdo interno.

Eles mesmos e seu teto podem ter esta forma:
- retangular;
- quadrado;
- poligonal;
- arqueado;
- cúpula;
- uma e duas inclinações;
- arqueado;
- piramidal.
materiais de fabricação

Com base na finalidade do edifício, você pode usar diferentes materiais de construção e acabamento para ele.
Para construir gazebos-coberturas com as próprias mãos, você pode usar:
- tijolo;
- Pedra natural;
- madeira;
- perfil metálico;
- ferro forjado e aço;
- papelão ondulado;
- tecido especialmente processado;
- vidro coado;
- policarbonato, etc
Deve-se notar que todos esses materiais têm diferentes complexidades de instalação. O preço de instalação também é ótimo.
Projetos típicos
Estruturalmente, os dosséis são divididos em análogos estacionários, deslizantes (ajustáveis) e dobráveis.
- As estruturas estacionárias têm uma estrutura sólida não separável, cuja base são os suportes. Mandris-coberturas feitas de madeira, tubos moldados, elementos forjados, geralmente sobre uma base de pedra de entulho, tijolo - esses edifícios são locais estacionários para recreação.
- Estruturas de dossel ajustáveis é um elemento estrutural relativamente novo dos edifícios. Suas variedades são conhecidas como "pergo-toldos" e "marquises". Este design pode ser expandido/recolhido, conforme necessário. Para fazer isso, eles têm um sistema de controle de tipo automático embutido.
- Estruturas dobráveis podem ser desmontadas no final da temporada e armazenadas em um celeiro.

Dosséis leves de toldo, tipo guarda-chuva, são utilizados para equipar áreas de lazer, proteger-se do sol quente, sem sair da natureza. Eles não obscurecem o panorama, de onde você pode admirar a paisagem em condições confortáveis. Essas estruturas também são usadas para organizar playgrounds e refeitórios.
Observação!
A principal vantagem das estruturas ajustáveis e desmontáveis é a sua mobilidade.
Você pode descansar em seu site onde quiser, fora do nível de "sol" de seus pontos individuais.
O desenho pode ser facilmente movido para outro local, com o advento do outono - dobrado e guardado em um celeiro ou despensa até a próxima estação.
A instrução observa que é melhor usar um tecido especializado para montar um dossel deslizante. Deve ser resistente ao desgaste e denso, com uma impregnação especial de polímero ou borracha. Ele protegerá o material da umidade e também evitará que o tecido perca sua aparência original devido à ação dos raios solares.
Construção independente de um dossel

montar dossel de luz na dacha o local pode até ser seu dono, que não é muito versado em construção.
Basta ter uma ideia do básico desse negócio, bem como seguir as dicas do nosso site.
- É bastante simples construir um análogo de perfis metálicos. Além disso, é econômico. Este material (na forma de tubos moldados) pode ser usado tanto como estrutura de suporte de uma estrutura quanto como seu telhado (na forma de uma folha análoga).
As dimensões dos tubos para os suportes da estrutura (diâmetro, lados da seção, espessura da parede, comprimento) são selecionadas com base nas cargas dos rolamentos. Para coberturas, pode-se utilizar material de aço galvanizado ou inox, alumínio, cobre, liga de zinco e titânio.
Os gazebos de policarbonato também se mostraram bem. Você pode embainhar suportes de tubos com este material. - Os mandris-mandris de metal também podem ser feitos de papelão ondulado. É leve, fácil de instalar e a estética da aparência do material é reforçada por uma variedade de cores.
- Mas essa opção em uma área suburbana não agradará a todos. Afinal, associamos fortemente a natureza a uma árvore. Com base nisso, a melhor opção para as estruturas de sustentação do dossel é esse material.
Tendo em conta que é muito plástica e facilmente deformável, é possível construir estruturas de lazer com uma configuração única a partir da madeira.
Conclusão
Independentemente do material que prefira, se escolher corretamente o desenho e as principais características da copa, ela se tornará um excelente recanto para lazer ou atividades econômicas no campo. O vídeo deste artigo complementará as informações fornecidas.
O artigo te ajudou?